Vencedora do concurso do Selo de Natal recebe peça filatélica

Curitiba – “Sempre tive o sonho de criar a arte de um selo. Mas nunca pensei que fosse ter essa oportunidade.” A designer gráfica e filatelista Giana Pundek Tenius recebeu na quinta-feira (28), no edifício-sede da SE/PR, em Curitiba, o Selo de Natal 2019. A artista foi a vencedora do concurso nacional promovido pelos Correios para a escolha da arte da emissão especial deste ano.

Giana sempre sonhou em criar a arte de um selo

Foi a primeira vez que a empresa realizou um concurso aberto voltado a estudantes e profissionais das áreas de artes visuais, que tiveram a oportunidade de eternizar seus nomes no acervo filatélico e artístico, nacional e internacional.

Quando soube do processo de seleção, realizado em setembro e outubro, Giana começou a pesquisar as emissões anteriores sobre o tema. Filatelista há 15 anos, ela contou que tem uma “pequena coleção” de selos de Natal do Brasil e do exterior. Após a pesquisa, decidiu abordar o Papai Noel dos Correios. “Admiro a campanha, que é muito nobre”, afirmou.

Giana disse que o mais desafiador foi conseguir condensar uma história no espaço de um selo. Na arte feita em aquarela, ela expôs um cenário natalino, representado pela estrela, pela guirlanda, pelo pinheirinho e pelo número da casa. A figura central é uma menina levando aos Correios uma carta endereçada ao Papai Noel. A sombra da criança retrata seus sonhos e suas esperanças.

A artista contou que fez vários esboços até chegar ao resultado final. Durante todo o processo, contou com o apoio e a ajuda do namorado, o gerente de projeto aposentado Carlos Alberto Pacheco de Carvalho.

A confirmação de que havia sido a vencedora do concurso veio por e-mail. “Li e reli a mensagem várias vezes para acreditar. Saí pulando de felicidade”, disse. Giana ficou emocionada de saber que 1,2 milhão de selos vão levar a sua arte e a mensagem de solidariedade do Papai Noel dos Correios mundo afora. “Espero que faça com que as pessoas parem e reflitam que elas podem fazer a diferença”, afirmou.

O selo foi entregue pelo superintendente estadual de Operações, Paulo Kremer, que também acompanhou a artista em uma visita à Casa do Papai Noel, no edifício-sede. Giana e Carlos Alberto adotaram duas cartinhas da campanha.

Formada em Publicidade e nascida em Itajaí/SC, a artista mora em Curitiba, onde atua no mercado de design gráfico há 17 anos. Os Correios sempre estiveram presentes na sua família. A paixão pelos selos veio do avô e do pai, que eram filatelistas, e chegou aos filhos de Giana, de 20 e 16 anos.

Fonte: Coordenação de Comunicação dos Correios/Paraná

Publicado em Filatelia, Natal, Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *