Lançado último selo da série Mulheres que fizeram História

Ao longo de 2019, os Correios lançaram uma série de selos destacando seis mulheres vencedoras em suas vidas. São elas: Elza Soares, Hortência, Hebe Camargo, Carolina Maria de Jesus, Maria da Penha e Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, homenageada no selo que nesta data (4) fecha com chave de ouro a série.

Por meio desta emissão, a Filatelia conta a história do “Anjo de Hamburgo”, como Aracy ficou conhecida. Filha de pai brasileiro e mãe alemã, Aracy (20/4/1908 – 3/3/2011), ainda criança, mudou-se com os pais do Paraná para São Paulo, casando-se em 1927 com o alemão Johann Eduard Ludwig Tess, de quem se separou cinco anos depois.

Mudou-se com o filho pequeno para a Alemanha afetada pela intolerância e pelo ódio que o nazismo disseminava, oprimindo e matando os judeus. Em 1936 assumiu a chefia da Seção de Passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo e, mesmo sabendo que Getúlio Vargas havia restringido a entrada de judeus no Brasil, continuou a emitir os vistos para eles, possibilitando sua entrada em nosso País. Assim, ajudou incontáveis famílias judias a escapar dos campos de concentração de Adolf Hitler.

Em 1938, Aracy conheceu João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros, que acabara de ser transferido para Hamburgo. Uniram-se ainda na Alemanha, quando Guimarães Rosa era Cônsul-Adjunto. Sua obra “Grande Sertão: Veredas”, publicada em 1956, foi dedicada à companheira, justamente por seus princípios e valores.

Sobre os Selo

A imagem do selo é uma foto tirada entre 1939 e 1945, pertencente ao acervo da família. A tiragem desta emissão é de 54 mil selos, ao valor do 1º Porte da Carta Comercial (hoje R$ 1,95). Os selos podem ser adquiridos nas agências ou na loja virtual dos Correios.

Publicado em Filatelia, Programação Filatélica 2019 | Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *