Primeira emissão especial do ano homenageia a Estação Antártica Comandante Ferraz

Na quarta-feira (15), foi lançada a primeira emissão especial da programação filatélica 2020, que homenageia a Estação Antártica Comandante Ferraz, reinaugurada nessa data com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes.

A Estação foi fundada em 1984 e revitalizada entre 2007 e 2008, passando a 2.250m². Após 28 anos apoiando a comunidade científica, na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2012, a unidade sofreu um incêndio que afetou 70% das instalações. Para garantir a presença do Brasil na Antártica, durante a reconstrução das edificações definitivas da nova Estação Antártica Comandante Ferraz foram instalados os Módulos Antárticos Emergenciais. As obras de reconstrução tiveram início em 2016, após realização de um concurso para escolha do projeto arquitetônico moderno e de design inovador.

Composta por 17 laboratórios, sendo 14 no edifício principal, a nova Estação conta ainda com os setores privativo, social, de serviços e de máquinas, totalizando uma área construída de cerca de 4.500m2 e capacidade para acomodar até 64 pessoas. A construção foi feita pela Marinha do Brasil, no mesmo local ocupado pelas instalações anteriores, de forma a minimizar os impactos causados pelas alterações provocadas pelo ser humano.

Sobre a emissão – Uma foto aérea da Estação Antártica Comandante Ferraz produzida pela Marinha do Brasil, com arte-finalização de Jamille Sallum, ilustra o selo. A tiragem é de 360 mil unidades, no valor de R$ 1,95 (1º Porte Carta Comercial) cada. As peças estarão disponíveis nas agências de todo o país e também na loja virtual.

Publicado em Filatelia, Programação Filatélica 2019, Programação Filatélica 2020 | Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *