Dia do Selo é comemorado com Selo Personalizado

Texto: Christina Habli Brandão Dutra

Este ano, mais um selo se junta ao hall do imaginário às principais interpretações e sentimentos que marcam as comemorações do selo postal brasileiro. Hoje é lançado um selo personalizado do Dia do Selo, que através de doodles, indica de forma aleatória a trajetória de concepção, criação e os processos do selo. A designer Jamile Costa Sallum dá destaque aos selos nacionais e à Filatelia, por meio do agrupamento de diversos elementos deste universo.

Confira o lançamento desse selo personalizado página oficial dos Correios no Instagram e conheça mais curiosidades sobre essas pequenas obras de arte. Esse selo personalizado já está disponível na loja online  aumente a sua coleção ou quem sabe comece uma nova. 

Selo personalizado lançado em 01/08/2020

Os desenhos evidenciam, com leveza e dinamismo, como um fluir de pensamentos, as inúmeras inspirações que podem se transformar em emissão filatélica. Afinal, há selo pra tudo! E à medida que os selos caíram no gosto das pessoas, sugestões para motivos que chegam da população nunca faltaram. Vinham por cartas e, com a internet, agora é só entrar aqui no Blog da Filatelia e fazer a sua sugestão para selo comemorativo ou especial em “Sua Ideia Pode Virar Selo”. Faça sua ideia criar asas, ela pode voar pelo mundo em uma emissão. 

Este ano, as comemorações do Dia do Selo são inspiradas no passo-a-passo para a criação das emissões postais. O processo de criação dos selos comemorativos ou especiais tem diversas fases. Tudo começa quando uma pessoa (física ou jurídica) de qualquer parte do mundo imagina um motivo para selo, acessa o sistema “Sua Ideia Pode Virar Selo”  e cadastra  sua ideia (proposta).

De janeiro a fevereiro de cada ano, a equipe de Filatelia avalia todas as ideias (propostas recebidas) de selos do ano seguinte, uma por uma, agrupando aquelas que possuem o mesmo tema, e eliminando aquelas que são impossibilitadas de virar selo, seguindo critérios técnicos e regulatórios. 

O próximo passa é submeter as propostas válidas para a Comissão Filatélica Nacional – CFN, órgão que tem a missão de escolher 08 (oito) propostas para os selos postais brasileiros, o que ocorre no mês de março de cada ano. 

Já os selos personalizados possuem um processo mais simples. Basicamente, qualquer um pode ter um selo personalizado e nele colocar qualquer imagem ou arte de seu gosto ou interesse, bastando para isso entrar em contato com os Correios para saber dos detalhes da produção e custos.

Hoje em dia os selos podem divulgar as artes, a cultura, as ciências bem como os gostos individuais e eventos importantes do cotidiano de cada um de nós. Foi uma longa jornada, desde os olhos-de-boi até a criação da filatelia, dos selos comemorativos e especiais e, por fim, dos personalizados. Tudo isso merece ser comemorado no dia do selo!

Publicado em Filatelia, Programação Filatélica 2019, Programação Filatélica 2020 | Deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *