Emissão Conjunta Brasil e Israel

Texto: Christina Habli Brandão Dutra

Hoje, dia 08 de setembro, é lançada a Emissão Especial Conjunta Brasil – Israel nas redes sociais oficiais dos Correios. A artista do selo é Lidia Marina Hurovich Neiva, que além criar duas belas paisagens em aquarela também tem um história com Israel. “Quando recebi o convite para fazer este selo, fiquei muito feliz, não só pelo selo em si, mas porque o tema tem a ver comigo, com a minha história, já que tenho família morando em Israel há mais de 40 anos. Naquela época em que a minha família se mudou para Israel, nós – meu pequeno núcleo familiar, pai, mãe, meu irmão e eu – nos mudamos para o Brasil, especificamente para o Rio de Janeiro” – relata Lídia.

A artista também conta que o selo foi desenvolvido a partir de duas pinturas em aquarela, reunindo a Praia de Tel Aviv vista de Yafo e a Praia do Recife vista de Olinda. As magníficas paisagens selecionadas para representar ambos os países foram pintadas com a técnica de aquarela tradicional no estilo urban sketching e depois, ao observar a paisagem dos dois países, foi identificado um elemento estético comum, a palmeira, apesar das espécies locais serem diferentes, foi utilizada no selo para unir as duas pinturas.

Primeiro desenho da palmeira aplicada no selo.
Aquarela original da Praia de Tel Aviv vista de Yafo

“Tudo foi feito com muito esmero. A tonalidade da paisagem de Israel foi finamente ajustada em computação gráfica”.

Aquarela original da Praia de Recife vista de Olinda

“Já no lado brasileiro, mantive a exuberância da coloração natural.”

Emissão Postal Especial | Emissão Conjunta Brasil e Israel

As técnicas usadas, aquarela tradicional e nanquim sobre papel com montagem em computação gráfica, giram em torno da união e do equilíbrio da peça, ora ao desenhar uma única linha no horizonte em um céu azul aquarelado dando esse unicidade, ora usando a mesma paleta de cores nas duas praias traduzindo uma coerência cromática. Foram inseridas micro letras com os respectivos nomes das paisagens.

O relacionamento entre Israel e Brasil começou às vésperas do estabelecimento do Estado de Israel, auxiliado pelo estadista brasileiro Osvaldo Aranha, que presidiu a reunião das Nações Unidas em 29 de novembro de 1947 e contribuiu para aprovar a resolução que estabeleceu o estado judeu em Eretz Israel. Embora Israel seja uma das menores nações do planeta e o Brasil é a quinta maior do mundo, as relações bilaterais entre esses dois países estão florescendo.

Eles têm economias compatíveis e suas diferenças permitem uma troca de conhecimentos e recursos com base nos pontos fortes de cada país. Relações diplomáticas completas existem continuamente em todos os campos. Israel e Brasil são sociedades multiculturais de imigrantes pluralistas que apreciam os laços entre pessoas, o sacrifício humano e a unidade que nos fortalecem em nossos momentos mais fortes e fracos. Os países compartilham valores comuns, como o da solidariedade, que tem sido expresso ao longo dos anos em organizações internacionais e por meio de ajuda humanitária e relações diplomáticas.

Para a artista do selo unir esses dois países, intimamente ligados em sua história, tem um papel especial – “A minha felicidade em ter feito esse selo é muito intensa porque fiquei realmente contente em expressar através da minha arte o meu amor por ambos os países. Agradeço realmente a oportunidade de ter participado da elaboração desse selo e espero que todos gostem tanto quanto eu gostei. Todos amem tanto quanto eu amei participar e que as relações diplomáticas entre ambos os países continuem sempre florescendo, crescendo cada vez mais.”

Esta emissão tem tiragem de 400.000 selos gomados com valor facial de R$ 5,00 e folha é composta por 16 selos que já estão disponíveis nas agências de Correios e também na loja virtual.

Publicado em Programação Filatélica 2020 | 3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *