ROLF HARALD MEYER – SÉRIE GRANDES NOMES DA FILATELIA BRASILEIRA

(*22/05/1927 – +23/11/2014)

Primeiro Selo da Série Grandes Nomes da Filatelia

Rolf Harald Meyer, ou mais conhecido como RHM, nasceu na cidade de Hamburgo, Alemanha, depois de seu pai tentar a vida no Brasil em 1924. A revolução daquele ano fez a família voltar a Alemanha, já com duas meninas nascidas no Brasil.

O retorno da família ao Brasil, em 1932, coincidiu com outra revolução, a Constitucionalista, o que não impediu que dessa vez ficassem definitivamente por aqui.

Desde jovem Rolf já trabalhava na fábrica de geradores do seu pai e nas horas de folga colecionava e trocava selos. Aos 15 anos de idade já era um comerciante filatélico, quando decidiu sair de casa para viver exclusivamente dessa atividade. Sua loja era o saguão do edifício dos Correios e seu estoque ficava em uma mala preta.

Com o Brasil entrando na Segunda Grande Guerra as coisas ficaram muito difíceis para os alemães que viviam por aqui. O sonho de participar de uma Olimpíada como nadador foi embora. As casas foram invadidas, os livros e alguns pertences foram levados. Ficaram os selos.

Em 1948, Rolf conseguiu abrir a empresa RHM e alugou, juntamente com Adalberto Marcus, uma pequena sala na Rua Barão de Itapetininga, em São Paulo. Em 1952 retornou à sua cidade natal, em meio à uma viagem à Helsinque para acompanhar os Jogos Olímpicos daquele ano. Entusiasta por esportes, ele sempre nos contava com alegria sobre ter visto Adhemar Ferreira da Silva conquistar a medalha de ouro, quebrando o recorde mundial no salto triplo.

Em Hamburgo conheceu Liese Lotte Meyer. Ficaram noivos e se casaram logo depois, união que durou até o fim de sua vida. Aqui chegaram em 1953. Rolf acabou adquirindo os direitos autorais do Catálogo de Selos do Brasil junto ao Dr. Francisco Schiffer em 1976, catálogo de referência para o mercado filatélico até os dias de hoje. O Catálogo RHM, como é conhecido, serve como base de praticamente todas as empresas do setor que compram e vendem selos brasileiros no Brasil e no exterior.

Sempre muito apegado aos selos, Rolf lamentava profundamente ter que vendê-los e dedicou sua vida à filatelia, deixando uma vasta contribuição. É por isso que ele é homenageado como um grande nome da filatelia brasileira. A folha do selo personalizado gomado está disponível na loja virtual.

Publicado em Programação Filatélica 2020, Selos Personalizados | Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *