PAULO COMELLI – SÉRIE GRANDES NOMES DA FILATELIA BRASILEIRA

(*23/03/1943 – +09/05/2011)

2º selo da Série Grandes Nomes da Filatelia

Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de março de 1943, passou a ter contato com a filatelia aos 15 anos. Ao longo de sua trajetória, especializou-se em selos clássicos e História Postal do Brasil. Foi um dos maiores responsáveis pelo estímulo à filatelia no país. Tinha como maior propósito: aperfeiçoar a visão de que a filatelia como sendo uma ciência auxiliar da história, muito mais do que colecionismo.

“A Filatelia é uma ciência auxiliar da história, pois ajuda a criar uma consciência de cidadania em crianças e adolescentes, graças aos aspectos históricos e geográficos que ela envolve, além do culto às tradições. Desta forma, a Filatelia deveria figurar entre as disciplinas obrigatórias do currículo escolar.”

Paulo Comelli recebeu a mais importante premiação filatélica mundial ao assinar o Roll of Distinguished Philatelists. Criado pelo Congresso Filatélico da Grã-Bretanha, em 1921, o RDP, como também é chamado, tem a primeira assinatura presente nesta relação a do Rei George V, sendo este convidado a pertencer a lista em função de seu posto como Presidente da Royal Society London, entre o período de 1896 a 1910, enquanto ainda era Duke of York.

The Roll of Distinguished Philatelists é formado por aqueles que ajudaram no desenvolvimento da filatelia mundial por meio de pesquisa, experiência ou dedicação de seu tempo e assim um dos membros do seleto grupo pode indicar o candidato que será avaliado pela Junta Eleitoral.

Tendo como patrono o ex-presidente da Royal Philatelic Society London, Christofer Harman, Paulo Comelli recebeu o grande prêmio na cerimônia que aconteceu durante o Congresso Filatélico Anual da Grã-Bretanha, em 24 de novembro de 2007, sendo o primeiro brasileiro a estar presente nessa importante relação.

Ao longo de sua trajetória, ocupou posições de destaque no cenário filatélico, como as de Presidente da Confederação Brasileira de Filatelia/CBF (1990-2003), Membro Fundador e Vice-Presidente da Federação Brasileira de Filatelia/FEBRAF (1997-2001), Vice-Presidente da Federação Interamericana de Filatelia/FIAF (1998-2001), Diretor da Associação Internacional dos Experts Filatélicos/AIEP (2006-2009) e o primeiro brasileiro nato a ser Diretor da Federação Internacional de Filatelia/FIP (2009-2011).

Como produção intelectual, Paulo Comelli publicou mais de 540 artigos sobre selos brasileiros, algumas dezenas de artigos sobre a filatelia didática e outros tantos sobre dados históricos da filatelia. Produziu dois livros, o primeiro, com 638 páginas sobre a Coleção de Dom Pedro II e, o segundo, intitulado Carimbo do Império no Rio Grande do Sul, que, infelizmente, não chegou a ser publicado. Foi, também, fundador e editor chefe da revista Mosaico (CBF), além de ter contribuído com artigos para diversos periódicos filatélicos nacionais e internacionais.

Mais do que se dedicar aos estudos da Filatelia Brasileira, aplicou seus conhecimentos na identificação e análise de falsificações e fraudes na filatelia, tendo produzido mais de uma centena de exames em cartas, carimbos e selos brasileiros e internacionais.

Suas coleções conquistaram mais de uma dezena de medalhas e prêmios nas principais exposições filatélicas ao redor do mundo, colocando-o entre os brasileiros mais premiados internacionalmente. Destacam-se as coleções: Dom Pedro II (1866-1878) – American Bank Note, que conquistou 15 medalhas (7 Gold e 8 Grand Gold) e 6 prêmios especiais; e a coleção Brazilian Mail to Foreign Destinations – From Correio – MOR to UPU, vencedora de 4 medalhas Grand Gold.

Paulo Comelli encerrou sua trajetória em 9 de maio de 2011, em Belo Horizonte, deixando um sólido legado de conhecimento e de estímulo à Filatelia para as gerações futuras. A folha do selo personalizado gomado está disponível na loja virtual.

Fontes: http://www.fefibra.org.br/RDP_comelli.pdf http://www.fefibra.org.br/textos.asp?id=201 https://en.wikipedia.org/wiki/Roll_of_Distinguished_Philatelists https://en.wikipedia.org/wiki/Paulo_Comelli https://comelliphilatelist.com/rdp www.filatelia77.com

Publicado em Programação Filatélica 2020, Selos Personalizados | Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *