Filatelia

A Arte de Colecionar Selos Postais

 

Formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é o ato de colecionar e estudar selos postais. Muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo. Conheça um pouco da história da Filatelia, curiosidades sobre os selos e os principais termos usados no meio filatélico. E, a seguir, conheça o mister da Filatelia dos Correios do Brasil.

Mister da Filatelia dos Correios do Brasil

Promover a filatelia brasileira nos mercados nacional e internacional, disseminando cultura, oportunizando negócios e fortalecendo a imagem institucional dos Correios do Brasil.

————————————————————————————————————————————-
————————————————————————————————————————————-
  1. Jaime Chaves da Costa Jr disse:

    Bom dia! Como estou fora das cidades que emitem os carimbos com os selos de 1o dia de circulação, como faço para obter estes selos aqui na minha cidade? Estou em Lages-SC. Muito Obrigado

    • Ferri disse:

      Jaime,
      Vc pode passar um e-mail para Central de Florianópolis e verificar com eles se podem reservar e encaminhar esses selos com carimbo etc. Escreva para: scacfns@correios.com.br e veja se eles podem atende-lo nesse sentido. Vc também pode se tornar um correntista filatélico. A Agência de Correios de Vendas a Distância no Rio de janeiro, envia aos correntistas, a cada 4 meses todos os lançamentos de selos, com e sem carimbo, no formato que vc deseja (folha, quadras, unitários etc). VC faz um depósito antecipado. Informe-se com mais detalhes pelo e-mail: centralvendas@correios.com.br

  2. Lindolfo Jorge disse:

    Ola…gostaria de saber se ja estão disponíveis na agencia dos correios (filatelia) os selos que foram lançados desde outubro até hoje…..

  3. Raphael disse:

    Vendo um coleção de selos de todas partes do mundo super conservados e antigos gostaria de uma avaliação individualmente

    • Ferri disse:

      Prezado Raphael,
      Os Correios não compram e não avaliam selos antigos e ou coleções de selos. Esse trabalho é para comerciantes filatélicos ou filatelistas experientes que podem opinar sobre o estado de seus selos e sua raridade. De qualquer forma fica o anúncio aos interessados. Boa sorte.

  4. boukerzaza karim disse:

    Hello

    I am interested in a subscription, can you send me a sample or brochures

    Dr Boukerzaza Karim

    Cité Benboulaid Bt D2 N°5 Montpensier

    BLIDA 09000

    ALGERIA

  5. yoram Giladi disse:

    Dear sir
    Do you have brazil sheet for 70 year to ISRAEL

    Best Regards

    Yora, Giladi

  6. Ricardo Dal Pasqual disse:

    Porque não encontro para venda os selos em homenagem à Índia lançados dia 02 de outubro ?
    Não estão a venda nem mesmo nos “Correios on Line”.

  7. Richard Granstrand disse:

    I would like to know the postage rate to mail a postcard from Brazil to the United States. Thank you.

  8. Alexandre Lima disse:

    Gostaria de iniciar uma coleção de selos. Que site ou livro você poderia me indicar?

  9. Fernando disse:

    Meu nome é Fernando. Tenho uma coleção de selos ki mm eu pai deixou no total de 233 selos. Vários com mais de quarenta anos de várias nacionalidades. Principalmente do Japão. Interessados. Fernancesar79@)outlook.com

    • Ivana Garcia disse:

      Prezado Fernando, bom dia!
      Os Correios não compram e não avaliam selos antigos ou coleções. Você deverá levar seu acervo para verificação e análise de comerciantes filatélicos que poderão avaliar o conteúdo e, eventualmente, até adquirir algumas peças. Outra forma é levar sua coleção para um clube filatélico onde experts apreciarão e qualificarão seus selos. Outra dica é procurar comerciantes filatélicos na internet. Os membros de Clubes ou Associações Filatélicas poderão auxiliá-lo na busca. Você também pode acessar o site http://www.abcf.net.br/ e encontrar comerciantes filatélicos que serão capazes de avaliar sua coleção.
      Atte,
      Blog da Filatelia

    • Ivana Garcia disse:

      Prezado Fernando, bom dia!
      Os Correios não compram e não avaliam selos antigos ou coleções. Você deverá levar seu acervo para verificação e análise de comerciantes filatélicos que poderão avaliar o conteúdo e, eventualmente, até adquirir algumas peças. Outra forma é levar sua coleção para um clube filatélico onde experts apreciarão e qualificarão seus selos. Outra dica é procurar comerciantes filatélicos na internet. Os membros de Clubes ou Associações Filatélicas poderão auxiliá-lo na busca. Você também pode acessar o site http://www.abcf.net.br/ e encontrar comerciantes filatélicos que serão capazes de avaliar sua coleção.
      Atte,
      Blog da Filatelia

  10. Mateus Souza disse:

    Boa tarde, sempre fui fascinado por filatelia e este ano resolvi iniciar minha coleção mas sou bastante leigo no assunto e gostaria que alguém me desse algumas dicas de como começar. Moro no interior de MG e ao adquirir os primeiros selos na agência de minha cidade, percebi que são todos de 2015 e 2016, sendo coleções bem incompletas, isso é normal? rsrsrs Porque achei que já ia começar com os de 2018 que foram lançados recentemente pra seguir um padrão… De qualquer forma agradeço a atenção!

  11. David Izecksohn Neto disse:

    Os Correios não fazem mais aquele livro com a Coleção Anual de Selos? Na loja online só tem 2013 e 2014, e já estamos em 2017.

    Gostaria muito se tivesse de 2016.
    Grato.

  12. GABRIELA RIBEIRO disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma coleção muito bonita que meu avô me deixou, e tem tb outra que meu pai me presenteou, acabou que fiquei com coleção repetida e gostaria de trocar… Se alguém tiver interesse, favor encaminhar um e-mail p gabborgneth@gmail.com
    Obrigada

    • Ivana Garcia disse:

      Prezada Gabriela, boa tarde!
      Os Correios não compram e não avaliam selos antigos ou coleções. Você deverá levar seu acervo para verificação e análise de comerciantes filatélicos que poderão avaliar o conteúdo e, eventualmente, até adquirir algumas peças. Outra forma é levar sua coleção para um clube filatélico onde experts apreciarão e qualificarão seus selos. Outra dica é procurar comerciantes filatélicos na internet. Os membros de Clubes ou Associações Filatélicas poderão auxiliá-la na busca. Você também pode acessar o site http://www.abcf.net.br/ e encontrar comerciantes filatélicos que serão capazes de avaliar sua coleção.
      Atte,
      Blog da Filatelia

  13. Suzana disse:

    Oi tenho uma coleção de selos postais que eram do meu avô que trabalhou no correio .tenho selos de todos os países tais como de aves ,frutas , presidente, ferrovia e etc quem tiver enteresse entre em cantado comigo pelo número 13997724602.

  14. Denysson Max disse:

    Olá gente, eu sou estagiario da Ac Itabaiana-SE e irei começar a minha coleçao de selos, será que podriam me ajudar me dando algumas dicas??
    Ficarei grato!! Podem me ajudar por email : denyssonmax@hotmail.com (:

  15. Rettner disse:

    Prezados Senhores,
    Para o meu hobby (selos de coleta e selos de bases antárticas) Eu preciso saber a taxa postal para um cartão-postal de seu país para a Alemanha.
    Uma informação urgente é apreciado.
    Atenciosamente,
    Joachim Rettner

  16. EVANDRO NOGUEIRA DE AZEVEDO disse:

    Gostaria de saber o preço da tua coleção. Cordialmente

  17. Evelin disse:

    Gostaria de dizer que amo selos

  18. vania disse:

    gostaria de selos com a lendas do ock rool

  19. vania disse:

    gostaria de saber se ha selos com a imagem de astros do rock rool…

  20. MClara disse:

    Oi, Alessandra

    Os Correios não compram e não avaliam coleções de selos. Orientamos que procure comerciantes filatélicos que podem se interessar pelos selos para revenda e poderão dar um valor à sua coleção. Procure no site da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos – ABCF, um comericante próximo de seu endereço (www.abcf.net.br).

    Você pode, também, anunciar seus selos na Revista COFI, gratuitamente. Lembrando, que os Correios não se responsabilizam por transações comerciais entre comerciantes , colecionadores ou outro indíviduo.

  21. James Bordignon disse:

    Correios do Brasil, vamos amadurecer filatelicamente e parar de lançar selos personalizados, ninguém está se interessando por isso. Lançem poucos selos por ano, como fazem os paises desenvolvidos, mas de boa qualidade que terão muitos e inclusive novos assinantes. Do contrário, estão se parecendo com países da antiga cortina de ferro, que lançavam bilhões de selos tornando suas coleções impossíveis e gerando desinteresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *