Marcofilia

MARCOFILIA é a arte e a ciência voltadas para o estudo e o colecionamento das marcas postais e, por extensão, dos próprios carimbos. Os colecionadores de carimbos são chamados marcofilistas.

 

 

 

 

Carimbos
São marcas que registram a geografia e documentam a história, fixando os acontecimentos importantes do País e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local.

Os carimbos podem ser: de Expedição, de Primeiro Dia de Circulação e Comemorativos.


Carimbo de Expedição
É o instrumento datador existente em todas as agências de correio, destinado a obliterar (carimbar) os selos aplicados nas correspondências postadas e registrar a data de expedição.

Carimbo de Primeiro Dia de Circulação
Tem o objetivo exclusivo de acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e, por isso mesmo, só pode ser utilizado no dia da emissão. Somente pode ser aplicado sobre o selo ao qual se refere.

Carimbo Comemorativo
É aquele destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades. Clique aqui e saiba mais.

 


  1. Paulo Renato Leite de Castro disse:

    Prezados,
    Sou um filatelista e, no momento, estou com especial interesse na marcofilia. Estou estudando os carimbos do “Correio Geral da Corte”, ditos primitivos pequenos. Esses carimbos tem aparecido principalmente nos selos verticais numerais de 10 ate 90 réis e entre os anos de 1863 e 1868. Esses carimbos tem, na data, uma interessante caracteristica, qual seja, a existencia de uma ou duas letras entre os algarismos 18 e 6x. As letras individuas são M ou T. Quando existem 2 letras, são IM, EM, ET. Podem existir outras mas ainda não achei nenhuma diferente das acima. Minha questão é: Existe nos COrreios algum exemplar físico de um desses carimbos? Alguem poderia informar qual norma interna dos Correios instituiu essas letras e o seu significado? Agradeço muito qualquer informação.

    • Ivana Garcia disse:

      Prezado Paulo Renato,
      Sim, temos em nosso acervo vários carimbos com a letra T (Taxa). Esse carimbo indicava que a correspondência estava com uma franquia abaixo da estabelecida e que, portanto, deveria pagar por uma taxa extra cobrada diretamente do destinatário. Quanto as outras letras, não temos em nosso acervo os carimbos físicos. A norma interna dos Correios que instituiu essas letras foi o Regulamento da Repartição Geral dos Correios de 12/4/1865, onde podem ser encontradas as informações. Entretanto, estamos sem acesso ao nosso exemplar, pois o mesmo encontra-se em fase de restauro.
      Atte,
      Blog da Filatelia

  2. Luciano Domingos disse:

    Olá pessoal,
    Boa tarde. Sou Luciano coleciono envelopes de Primeiro Dia de Circulção. Um amigo de Curitiba me ajuda a carimbar meus envelopes com carimbo de 1º Dia na Agência Filatélica de lá. Os carimbos de 1º Dia de 2016, serão recolhidos dia 10 de março agora. Sabendo disso eu enviei uma carta registrada (JR02220166BR) dia 09 de fevereiro para esse meu amigo alguns envelopes para serem carimbados e até hoje minha carta não chegou nas mãos dele. Já fiz reclamações, já liguei para o 0800 e me disseram que só poderão saber do paradeiro dessa minha carta depois do Carnaval (diga-se de passagem, como tudo aqui no Brasil). Fico preocupado, pois dia 10/03 os carimbos de 2016 serão recolhidos e corro o risco de perder o prazo.Minha pergunta é a seguinte:
    Depois que os carimbos são recolhido nas Filatélicas, há um outro local onde ainda se pode obter os carimbos nos envelopes? Não queria perder esses carimbos e todo o meu trabalho
    Estou chateado e preocupado, porque enviei a minha carta com 1 mês de antecedência e os correios nem se quer sabem do paradeiro dela.
    Por favor, ajudem-me.

    • Ivana Garcia disse:

      Prezado Luciano,
      Os carimbos ficam disponíveis por mais tempo na Agência de Correios de Vendas a Distância, no Rio de Janeiro. Envie e-mail para centralvendas@correios.com.br e se informe sobre o assunto. Lamentamos o ocorrido com seu envelope registrado, mas existe um serviço de rastreamento onde vc poderá verificar em que local seu objeto está parado. Você também poderá fazer novos envelopes e solicitar a obliteração novamente. Avise seu amigo. O recolhimento dos carimbos não tem data certa. Informe-se na Agência e solicite um prazo maior.
      Atte,
      Blog da Filatelia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *