Tipos de Selos Postais

Selos são pequenas estampilhas adesivas, geralmente de papel, utilizadas para comprovar o franqueamento de objetos postais ou o pagamento de prestação de serviços postais. Eles são ilustrados com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos, razão pela qual se tornam peças de colecionamento muito procuradas e de alto valor agregado.

Para ser reconhecido internacionalmente, todo selo emitido precisa ter o seu Edital, uma espécie de “Certidão de Nascimento” em que estão detalhadas todas as características da emissão.

Tipos de Selos Postais
SELO COMEMORATIVO: Selo postal de tiragem limitada, alusivo a comemoração de data de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. O prazo de comercialização é pré-determinado e o prazo de circulação indefinido.
SELO ESPECIAL: Selo temático não relacionado a comemorações de eventos específicos, voltado à demanda filatélica nacional/internacional, com tiragem limitada, prazo de comercialização pré-determinado e circulação indefinido.
SELO REGULAR: Também conhecido com selo ordinário, selo definitivo ou selo permanente, trata-se de emissão não comemorativa, com tiragem ilimitada e prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido. São normalmente auto-adesivos, apesar de existirem modelos gomados.
SELO PROMOCIONAL: Selo destinado a estimular a divulgação de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições.
Pode ser pré-taxado, ou seja, valor adicional não vinculado à emissão e nem ao serviço postal. Depende de autorização do Ministério das Comunicações e a renda gerada é repassada da ECT para a instituição parceira.

SELO PERSONALIZADO: Selo destinado a estimular a divulgação de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições.

Pode ser pré-taxado, ou seja, valor adicional não vinculado à emissão e nem ao serviço postal. Depende de autorização do Ministério das Comunicações e a renda gerada é repassada da ECT para a instituição parceira.

————————————————————————————————————————————-
Formas de Apresentação do Selo Postal
INDIVIDUAL: Selo postal individual, destacado da estampa ou folha a qual ele pertença.
SE-TENANT : Expressão francesa significando “o que não se separa”. Filatelicamente é o conjunto de dois ou mais selos, picotados, nos quais o desenho transcende ao picote dando continuidade à imagem.
QUADRA: Conjunto de quatro selos unidos pelo picote, dispostos em duas linhas e duas colunas.
SEXTILHA: É um conjunto de seis selos diferentes, unidos pelo picote.
SÉRIE DE SELOS: É um conjunto de dois ou mais selos emitidos de uma só vez ou em etapas sucessivas, com motivos variados, sobre o mesmo tema.

Série de selos regulares Produtos e Serviços dos Correios.

Série de selos regulares instrumentos musicais

BLOCO POSTAL: Conjunto de um ou mais selos impressos em pequena folha protegido por uma moldura, picotados ou não, que pode ser usado no todo ou em parte no porteamento da correspondência. Para a Filatelia é imprescindível manter a sua forma original.
ESTAMPA OU FOLHA: A folha, de acordo com as dimensões dos selos, pode conter: 20, 24, 25 ou 30 selos, sendo confeccionada em papel couchê gomado ou autoadesivo.
MINIFOLHA: É uma folha de selos postais de dimensões reduzidas podendo ser comemorativa ou especial.
  1. Jonatas Cruz disse:

    Como saber o valor de meus selos para vende-los:?

    • William Rodrigues Martins disse:

      Jonatas, no site da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos (www.abcf.net.br), você poderá encontrar contatos de comerciantes que podem avaliar a sua coleção de selos.

  2. Cleber disse:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber como posso fazer pra vender coleção de selo,sem ser pelo mercado livre,acho q pagam muito poco,tenho acredito q uns 210 selos na coleção e mais uns 90 repetido ,tenho do Brasil e outros paises se me add no face posso passar umas fotos dos selos q tenho.Desde ja muito obrigado a todos! https://www.facebook.com/cleberasg esse é o link do meu face!

    • William Rodrigues Martins disse:

      Prezado Cleber, no site da Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos (www.abcf.net.br), o Sr. poderá encontrar contatos que podem ajudá-lo a vender ou trocar selos de sua coleção.

  3. joao luiz da fonseca disse:

    como fazer pará comprar estes selos .

  4. Ataliba Gonçalves disse:

    Cara Izabel

    Estou com uma campanha para vender parte dos selos que tenho REPETIDOS para uma Fundação aqui em Pernambuco que trata de crianças com necessidades especiais. Caso queira participar envie o que tiver que pagarei o frete e retorno com uma correspondência de agradecimento emitida pela própria Fundação.

    Endereço

    Rua Ribeirão Preto 61
    Aldeia – Camaragibe – PE
    CEP 54783-440

    Este convite vale também para todos que desejarem apoiar esse trabalho.

    Obrigado e abraço a todos

    Ataliba

  5. WELLINGTON SOUZA SOARES MARCATE disse:

    EU TENHO AQUELE DA MOTO E DA MALA GOSTO MUITO DELES

  6. Conceição Rudolph disse:

    Prezados senhores,
    Tomei conhecimento da seleção de temas para selos a serem lançados por essa empresa no ano de 2014, e gostaria de participar com alguns trabalhos artesanais que produzo através da técnica do filtro de café usado. Para ilustrar o trabalho proposto, envio anexo mostra do trabalho que produzo.
    Sou uma artesã brasileira, residente na Alemanha desde 1990. Aqui, há cerca de três anos venho desenvolvendo o trabalho com filtros de café usados, produzindo vários objetos utilitários e decorativos que, além de sua beleza e utilidade, contribuem para a preservação ambiental, ao retirar do lixo os referidos filtros, dando-lhes uma nobre utilidade, após o uso a que se destina originalmente.
    Uma coleção completa dos objetos produzidos por mim com a técnica do filtro de café usado, pode ser vista em meu blog ce-arts.blogspot.com.
    Antecipadamente agradeço,
    Conceição Rudolph
    ceicarudolph@gmail.com

    Endereço no Brasil: Conceição P. de Barros – Bom Pastor, 1635, Apto 201 B Engenho do Meio – 50670-260 Recife-PE
    Endereço na Alemanha: Conceição Rudolph – Mainstr.13, 64331 Weiterstadt

  7. thatiane disse:

    concordo com vc roberto é isso ai temos que fazer merecer respeito !!!!

  8. thatiane disse:

    gente a questao nao e falar de pessoas menos favorecidas // entendo que pra muitos as favelas fazem parte de nossa cultura ate concordo com isso mais vocês estao abordando o tema de forma pejorativa negativando o termo favela e tambem negativando a imagem das pessoas ali existentes que nao estao ali por que querem , entende a diferença ? vamos parar com isso ne isso torna a ignorancia do ser humano mais visivel vamos crescer galera ! FICA A DICA kkkkkkkk

  9. thatiane disse:

    legal thiago eu coleciono cartoes de varios tipos desde visita ate telefonico axo bacana vc interter-se com algo tem repetidos??? tenho alguns se quiser me contact doniac@uol.com.br ass:thatiane

  10. Meu endereço para correspondencia (troca de selos e cedulas).
    JOSE RONALDO SOARES MOURA
    Rua José Olímpio da Rocha, 172
    Janga-Paulista-PE.
    CEP. 53435-355

    • Ataliba Gonçalves disse:

      Prezado Ronaldo

      Possuo quase dois mil selos para troca. Brasil e universais.

      Caso tenha interesse me contate, por gentileza.

      Tenho interesse em trocar e também comprar.

      Meu fone: 81.92431907 ou este e-mail

      • Fernandes disse:

        Estou em Portugal e peço desculpa por me estar a meter na conversa de outros colegas
        colecionadores,mas gostava de ter mais um ou uma filatelista com quem pudesse fazer
        algumas trocas.Tenho de vários países do mundo e muitos do meu país,já não sou
        um filatelista novo e tudo o que o que pretendo é favor trocas sem fins comerciais. Se o Sr.
        Gonçalves ou outro qualquer colecionador estiver interessado é favor contactar.
        Cumprimentos.Fernandes

  11. Charlys Rocha disse:

    gostaria de como comprar celos raros !!

  12. Flavio Veloso disse:

    Gostaria de obter mais informações sobre os selos personalizados.

    Preço, tiragem, onde posso faze-los, como funciona sua comercialização…

    obrigado

    • William Rodrigues Martins disse:

      Prezado Flávio, você pode ter mais informações em alguma agência filatélica dos Correios. Você pode ligar para (61) 3327-4145 e obter todas as informações sobre os selos personalizados, como os tipos de modelos disponíveis, valores, tiragem. Pelo site, http://www.correios.com.br, no Menu Comprar, em Selos personalizados, você também pode conferir alguns modelos disponíveis.

  13. João disse:

    Muito show

  14. LUIZ DO VALLE FONTINHAS SOBRINHO disse:

    se possivel manda um e-mail confirmando se ainda tem os selos e albuns,grato.
    luizfontinhas.rocha@gmail.com.
    Grato

  15. Mell Xavier disse:

    Nossa, seria muito bacana se vocês fizessem uma coleção de selos sobre filmes antigos!

  16. Augusto Liberato GUGU disse:

    e de enorme prazer ta aqui dividindo meus conhecimentos com voces . pouca gente sabe mas artistas como renato aragao ,,xuxa ,,rodrigo faro,, paulo enrique amorim entre mais colecionamos selos e muitos mas se for possivel eu dar uma opiniao eu acho que seria chocante mas bom publicar selos do desmatamento da amazonia da fome que o brasileiro passa das favelas pois assim pode ser que o governo veja essas coisas e talvez faça algo e so por curiosidade eu tenho raros selos eroticos de 1976 a 77. muito obrigado pelo espaço e assistam ao programa todo domingo

  17. Deise Santos disse:

    Bom dia, pessoal!

    Eu amo a Filatelia…..
    Pena que minha coleção não esta comigo, deixei no nordeste para minha irmã casula cuidar mais fiquei sabendo que ela abandonou todos os meus selos :´( mais assim que minha ferias chegar vou recupera-los.

    Um bom dia a todos e assim que eu consegui informo a voces se consegui ou não recuperar o meu tesouro 😀 Abraços!

    • Ataliba Gonçalves disse:

      Olá Deise

      Se puder ajudar você me informe.

      Posso adquirir seus selos se entender ser melhor.

      Abraço e boa sorte!

      Ataliba

  18. LEVI disse:

    Gostaria de saber se os Correios vão lançar em 2014 um selo em homenagem ao centenario da Sociedade Esportiva Palmeiras ?

    • LUIZ DO VALLE FONTINHAS SOBRINHO disse:

      Deveriam afinal o verdão é tudo de bom e como todo bom italiano que se preza,não torcer pelo Palmeiras é como ir a Roma e não ver o Papa ou ficar sem comer pizza,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. CIBELE DA SILVA PIRES disse:

    VOCÊS PODIAM LANÇAR UM SELO DE GATOS !
    :0

  20. Joana Blass disse:

    Me intrigou compararem a favela com um estuprador… na verdade achei absurdo e de uma ignorância impar!

    As favelas fazem parte de nossa cultura e para que entenda um pouco do que digo vou fazer um pequeno resumo sobre a origem do termo”favela” e como e de onde os estereótipos sobre a favela são originados. A primeira vez que o termo favela foi encontrado, no século 19, dicionários portugueses referiam-se a árvore favela muito comum na Bahia.

    Depois da Guerra de Canudos, na Bahia (1895 – 1896), soldados do governo que moraram entre as árvores favela, marcharam rumo ao Rio de Janeiro para aguardar seus pagamentos. Eles se instalaram em um dos morros do Rio, e renomearam o morro como “Morro da Favela”, em referência a árvore arbustiva nativa da localidade onde ocorreu a vitória contra os rebeldes de Canudos. O governo nunca pagou o soldo, e os soldados, não saíram, criando-se assim a primeira favela. Se as favelas eram ocupadas antes por soldados vitoriosos, como surgiu a conotação negativa conhecida hoje? O desenvolvimento da representação estereotipada da favela pode ser dividida em quatro períodos, tanto no aspecto popular quanto acadêmico. Esses períodos começam por volta de 1900.

    A fim de mudar essa imagem, o primeiro passo seria referi-se a favela de uma forma verdadeira. A favela não pode ser vista como lugar de miséria, drogas e crimes, mas que pode ser definido e representado como um local estruturado horizontalmente com comunidades solidárias, constituídas por pessoas que trabalharam pesado, gastando seu tempo e recursos investindo e construindo suas comunidades praticamente sem ajuda do governo.

    Favelas não são “lugares de pobreza”, as pessoas que moram nessas comunidades não são ignorantes ou complacentes. É justamente o oposto, eles possuem o espírito “do faça você mesmo” e o “construa por você”, uma mentalidade com a qual a sociedade brasileira tem muito a aprender.

    • thatiane disse:

      Bom Joana ate concordo um pouco com o que vc escreveu porem o termo negativado parte da ignorancia do ser humano não é só na favela que existe o lado negativo e sim em qualquer lugar do nosso pais o termo negativo ao qual se refere vem de pessoas nao intelectuais que abusam do poder , abusam de força e ate mesmo de nossa paciência . Acho que esta tudo errado, sem bem avaliado todo esse topico gera uma ignorancia sem tamanho e precedentes pois acho que o ser humano tem que praticar o valor de uma boa educacao não só aqui em nosso pais mais em qualquer lugar do mundo

  21. Joana Blass disse:

    Oi,

    Gostaria de ajuda para organizar e avaliar uma coleção de selos que herdei de meu avô. É uma coleção muito bonita, mas, está em mal estado pois esteve por décadas fechada em uma mala de viagem e minha casa é bem humida.

    Creio que a coleção começa com poucos selos da decada de 30/40, passando por 50, 60 e terminando em 74 mais ou menos. Muitos deles são europeus e se não me engano, uma vez mais, creio que tenho alguns da fundação de Israel.

    Alguém tem alguma sugestão do que devo fazer?

    Obrigada,
    Joana

  22. Joelson Brito Santos disse:

    Gostei de mais das pessoas, tem paciencia de colecionar, mais Meu problema e Que eu nao tenho tempo tenho muito selos mais todos no so pacote Sem titulo e nao organisator, gostaria de saber se tem pessoas Que pode avalira e tem precos Pelosi selos antigos.

    • LUIZ DO VALLE FONTINHAS SOBRINHO disse:

      Vai depender muito do ano do selo,da forma que ele esta armazenado,data de emissão,ai pode-se fazer uma avaliação.

    • Ataliba Gonçalves disse:

      Amigo Joelson.

      Realmente ter que ter uma dose de paciência e gostar muito de filatelia.

      Posso auxiliar você e para tanto solicito que me contate

      Fone 81.92431907

      Abraços

      Ataliba Gonçalves

  23. Júlio César Rangel Trindade disse:

    É isso, Robeto e Suzelen! Selo é estética (estudo do Belo). É para mostrar o que temos de melhor. Nossa Filatelia está no caminho certo, ou seja, exaltar o que merece ser mostrado. Somos um país que tem problemas, mas que devem ser resolvidos e apresentar em selos o que não nos agrada não é solução.

  24. Júlio César Rangel Trindade disse:

    Simone.
    Entra nessa! não deixa a vontade passar. Comece a coleção agora mesmo. É encantador, é só escolher o tema e buscar os selos. Comecei com a coleção anual dos selos brasileiros e agora já tenho vários temas, tais como: blocos, se-tenant, quadras, educação, natal, relações internacionais, comprovante de franqueamento, dias das mães, São Gabriel, Santos Dumont e outros. É claro que não precisas exagerar, como eu faço, apenas escolha um tema para iniciar.

    • Ataliba Gonçalves disse:

      Cara Simone

      Colecionar selos, além de ser um investimento é também, antes de tudo, uma fórmula maravilhosa de combater as tensões e estresses que a vida nos impõe, para não falar no aspecto cultural, eis que algumas vezes temos que recorrer a pesquisa para conhecer países e a sua história.

      VÁ EM FRENTE E CONTE COMIGO PARA AJUDAR.

      Abraço

      Ataliba

  25. Júlio César Rangel Trindade disse:

    Só hoje percebi que o Bloco (uma das formas de apresentação do selo) mudou o nome: de Bloco Comemorativo para Bloco Postal. Cheguei a discutir com alguns colegas sobre esse tema, pois os Blocos nem sempre são comemorativos, alguns são especiais. Agora com o novo nome ficou coerente. Atualizarei o nome da minha coleção de Blocos, a qual está quase completa, faltando apenas cinco (Brasiliana 83) que ainda não consegui adquirir.

  26. PATRICIA DOS SANTOS disse:

    adorei a pagina e as figuras vistas nos selos , nosso pais é muito belo e ve-lo tão bem representado atraves desses artistas do correio , me emociona , parabvens aos filatelistas.