Como colecionar

Diversas são as maneiras de se iniciar uma coleção. Uns iniciam com selos retirados das correspondências da família ou recebidos como herança de algum parente filatelista que deixou uma coleção. Outros começam comprando os selos nas Agências dos Correios ou em casas comerciais especializadas.

Na hora de decidir como você vai montar sua coleção de selos, é preciso criatividade para pensar como ela será desenvolvida. Você pode escolher o tema que mais gostar: esportes, artes, cidadania, ecologia, personalidades, meios de transporte, aviação, fatos históricos, educação, entre outros, e ilustrar a coleção com selos do Brasil e de outros países.

Para ser um bom colecionador, é fundamental que você conheça, também, um pouco da história das comunicações e do selo postal. Assim, na hora de conversar com seus novos amigos, você não ficará de fora e entenderá tudo o que é comum ao bate-papo de um grupo de amigos do selo.

Dicas:
Existem algumas dicas que são importantes pra quem coleciona selos:

1.
Não pegue os selos com as mãos. Use sempre uma pinça. Guarde-os com todo cuidado, pois são peças valiosas para sua coleção.
2.
Nunca arranque um selo usado do envelope. Encha uma vasilha com água até a metade e coloque os pedaços de envelope com selos de cabeça para baixo. Em alguns minutos, os selos começarão a desgrudar dos envelopes. Vá retirando-os com a pinça, um a um, e colocando-os com a face virada para baixo, em cima de uma folha de jornal, para que sequem.
3.
Depois de secos, pegue um a um e verifique se os picotes estão perfeitos. Os selos não podem estar rasgados ou cortados, nem raspados no verso.Separe os estragados daqueles que estão em perfeito estado.
4.
Se o selo for auto-adesivo, ele deve ser recortado do envelope com uma margem de segurança, para não correr o risco de estragar.
5.
Ao destacar um selo, cuidado para não estragar os picotes.
6.
Para guardá-los, adquira um álbum próprio, chamado de classificador, numa loja de comércio filatélico.
7.
Não cole os selos em cadernos ou em outro material. Adquira os suportes adequados (hawid) nas lojas de comerciantes filatélicos.
8.
Procure saber como outros colecionadores cuidam de suas coleções e como fazem para obter ou comprar selos diferentes, às vezes raros.Associe-se a um clube filatélico, para manter contato com outros colecionadores. Veja a relação de clubes em: Clubes Filatélicos.
  1. ana carla santoro disse:

    Tenho vários selos autênticos de vários lugares inclusive de pele . Gostaria de saber se alguém quer comprar entrar em contato com meu e-mel anacarlasantoro@hotmail.com

  2. Ana Maria disse:

    Comecei minha coleçao qdo tinha 10 anos. Durante algum tempo ela ficou abandonada.Casei, envelheci e atualmente , com 65 anos de idade, meus selos sao minha distraçao. Infelizmente é um hobby caro e como nao é possivel ficar comprando selos com frequencia, dependo da boa vontade de pessoas em colaborar. Caso alguem tenha selos em casa e nao mais se interesse por eles, aceito doaçao e garanto que serao bem cuidados. Obrigada.

  3. dessertine disse:

    Buenos días
    Me llamo Philippe Dessertine soy el director del Instituto de altas finanzas (IFHF) en Francia. Le pongo a su disposición un préstamo a partir de 2.000 EURO a 25.000.000 EURO en condiciones muy simples a una tasa interés del 2 %. Hago también inversiones y préstamos entra a individuo de toda clase .J’ oferta de los créditos en pista de tenis, medio y largo plazo. Ignoramos de sus usos y nuestras transferencias son aseguradas por un banco para la seguridad de la transacción. Para todas sus demandas hechas propuestas con relación a las tasas y a
    Escalonamientos de pagos y estaré en su ayuda(ayudante). Correo electrónico: dessertinephilippe@gmail.com
    Cordialmente

  4. kone disse:

    Buenos días
    Somos una sociedad beninesa de tránsito comercial de representación. (Negocio importación y exportación) y prestaciones de servicios diversos. Deseamos volver en contacto con empresas o individuos para una colaboración comercial en el dominio de la venta o proceder a la reexportación de 150 kilogramos de oro.
    He aquí las características de la mercancía
    Naturaleza o en polvo
    Cantidad: 150 kg
    Calidad: 22 (quilate más)
    Pureza: 96 al 98 %
    Origen: Guinea Conackry – Burkina Faso
    Precio(Premio): 30000 / por kg
    Para más informaciones, ponerse en contacto con el Director comercial:
    Señor KONE bouabre

  5. Luciana disse:

    Colecionar selos é maravilhoso, são pequenos pedacinhos de papel com marcas de histórias circulando pelo mundo todo. Comecei a colecionar aos 12 anos, parei por um bom tempo, praticamente duas décadas, agora estou reativando minha coleção que é modesta mas não vendo por nada, ao contrário do que alguns pensam, para mim o selo usado é muito mais valioso, pois esteve em lugares que eu jamais estive. Mas eu gostaria de fazer “trocas” tenho alguns estrangeiros , Portugal, Chile, África do Sul, e da década de 70 e 80. Se alguém se interessar meu e-mail é luperensin@hotmail.com . Obrigada.

  6. Alexandre Welby Lima da Silva disse:

    Tenho uma coleção antiga de sêlos, nesta coleção existe sêlos do Brasil, USA, Russo, Alemão, Chileno, Frances, Suécia etc.

    Gostaria de saber como avaliar e talvez vender.

    Agradeço desde já.

    Alexandre Welby

  7. Carlos Nogueira disse:

    Gostaria de uma avaliação em minha coleção de selos.
    Preciso saber quem faz isto no Rio de Janeiro e gostaria de vendê-los.
    Fico grato e aguardo contato.
    Atenciosamente

    Carlos Nogueira

  8. gustavo disse:

    Olá, eu gostaria de saber se existem selos de personagens de desenhos, e se o correio lança esses selos?

  9. Jacyara Pereira disse:

    Olá, boa noite. Eu sempre achei muito interessante a coleção de selos, mas não tinha nenhum cinhecimento acerca do assunto. Vocês me informaram bastante sobre o assunto. Gostaria de iniar uma coleção e gostaria de saber se uma pessoa de nível socil inferior tem condições financeiras de iniciar e manter uma coleção. Se alguém puder me auxiliar e esclarecer dúvidas, agradeço desde já.

  10. Hebber Ziviani Contarato disse:

    Iniciei minha coleção em 1978. Poucos anos depois acabei parando. Como deixei meus selos guardados e acabei acumulando alguns que achava interessantes,ao manusear papéis de minha estante, acabei reencontrando-os e o sangue de filatelista ferveu novamente nas veias. Sou de Nova Venécia/E.S., e se alguém for desta região, favor me informar para me atualizar, e , quem sabe, trocar alguns selos. Muito agradecido. Hebber.

  11. Antonio Sabino disse:

    A 40 anos atrás comecei a colecionar selos juntamente com um amigo, juntei bastantes selos e com o tempo, parei. Hoje, revendo documentos guardados, encontrei uma boa parte da minha coleção. Revivie bons momento no tempo. estou pensando de expor em quadro todos os selos assim como cédulas e moedas do nosso país.
    > aqui só quero dizer como é fantástico se colecionar selos, você cresce cultural e espiritualmente. Tenho selos muitos antigos do Brasil e de outros países.

  12. Keiliane Andreza disse:

    gostaria de saber onde encontro selos de aviaçao

  13. wellington sousa soares marcate disse:

    bom dia. queria saber onde comprar um classificador para selos em volta redonda pois não estou achando uma loja filateliaca por aqui , e guardo meus em uma caixa e não sei se estão bem cuidados . pesso que se alguém souber deixe uma resposta para mim ou me procure no facebook o meu e wellington marcate.obrigado.

  14. cosme da silva disse:

    eu coleciono selos a sete anos tenho dificuldade de saber a autentidade do selo se e verdadeiro.preciso de um especialista.que avaleia as peça tenho selos.de todos pais raros

  15. Bom dia.

    Gostaria de vender os selos postais do meu pai que faleceu e era colecionador. Tenho selos do antigos do Brasil e de outros paises.

    Obrigado,

    Thiago

  16. Debora Araujo disse:

    Boa noite, pessoal tenho um livro com mtos mtos selos antigos que meu pai me deixou antes de morrer já se passaram 2 anos de sua morte e hj arrumando o guarda roupas achei este livro, sei q pode parecer uma historia absurda mais é vdd. Entao eu tenho 2 dúvidas:
    1- como faço pra saber se eles valem alguma coisa;
    2- me disseram q se eles estiverem carimbados nao valem nada, quero saber se é verdade tbm.
    TENHO SELOS DO BRASIL, EL SALVADOR, AUSTRÁLIA, PERU, MARROCOS, TURQUIA, POLÔNIA, VENEZUELA, COLÔMBIA, EQUADOR, NICARÁGUA, REP. DOMINICANA, NEW ZEALAND, FINLAND, MAGYAR, BELGICA, BULGARIA, CHINA, HONDURAS, PANAMA, INDONESIA, RUSSIA, CANADA, CHECOSLOVÁQUIA, LIBANO E SCANDNAVIA

    • Debora Araujo disse:

      QUALQUER COISA ENTRAR EM CONTATO PELO MEU E-MAIL: debora.oliveira.araujo@hotmail.com

    • William Rodrigues Martins disse:

      Prezada Débora, para ter uma ideia melhor do valor dos selos, indicamos que procure algum comerciante filatélico. No site da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos (www.abcf.net.br), você poderá encontrar contatos de comerciantes localizados na cidade onde mora.

    • THATIANA disse:

      BOM EU TENHO INTERESSE NOSEU MATERIAL FAVOR MANTER CTTO 11 985406629 CARIMBADOS OU NAO AXO QUE SAO VALIOSOS SIM PELA TRANSACAO UNICA QUE LHE REMETE EU SE FOSSE VC NAO VENDERIA MAIS SE ASSIM QUIZER ESTOU A DISPOSICAO OK

  17. WELLINGTON SOUZA SOARES MARCATE disse:

    A ONDE EU COMPRO UM CLASSIFICADOR DE SELOS ?

    • William Rodrigues Martins disse:

      Você pode comprar com um comerciante filatélico. Acesso o site da Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos (www.abcf.net.br). Lá, você poderá encontrar o contato de um comerciante localizado mais próximo de sua cidade.

  18. wellington sousa soares marcat disse:

    coleciono selos tenho 30 e poucos selos por q comesei a colecionar no mes retrazado obrigado pela atencao

  19. THATIANE disse:

    BOM GALERA PRETENDO INICIAR MINHA COLECAO DE SELOS AGORA E QUEM NAO SE INTERRESSAR POR SEU MATERIAL POR ALGUM MOTIVO E POR VENTURA PRECISAR VENDER TENHO INTERESSE É SÓ COMUNICAR-SE OK PAGA-SE BEM E JUSTO QUERO SELOS DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO E SOBRE QUALQUER TEMA FONE 11 99931-3767 OU DONIAC@UOL.COM.BR ( CONTATO COM DONIZETI – CELULAR E EMAIL)

  20. Juliano cipriano Batista disse:

    Acho que vou começar a colecionar tambem, hehehehe
    se alguem quiser me ajudar com dicas meu email : julianocipriano@ymail.com

  21. Leverson roberto alves marques disse:

    Boa noite,tenho alguns selos antigos,gostaria de saber se existe a possibilidade de vender.

  22. Jesuel Palhares das Neves disse:

    Também tenho um álbum com vários selos e uns até acho que valem um dinheiro, estou tentando avalia-los tenho selos do Brasil, Mongólia, França, Itália, e tenho um selo de 200 Mil Réis de 1946 de Santa Catarina.
    gostaria de vende-los, quem estiver interessado meu e-mail é:
    rasvpalhares@gmail.com

  23. DAYANA disse:

    ACHEI SUPER LEGAL EU NAO CONHECIA ISSO…VOU TENTAR

  24. Humberto Fernandes disse:

    MClara, bom dia.
    Selos usados (carimbados) tem valor para coleção?
    Há no mercado livre muita oferta de selos usados e gostaria de saber se vale a pena comprar.
    Obrigado

    • William Rodrigues Martins disse:

      Humberto, selos circulados (carimbados) nem sempre tem valor, depende de uma série de fatores: se foi uma emissão rara, se ainda está em circulação. Mas há filatelistas que colecionam, por exemplo, selos com carimbo de primeiro dia de circulação. Indico que procure uma Agência filatélica dos Correios mais próxima de onde mora. A Associação Brasileira de Comerciantes filatélicos (www.abcf.net.com.br) também poderá ajudá-lo com informações acerca das mais diversas coleções.

  25. Daiane Da Cruz Lima disse:

    Nossa muito Legal!! Colecionar selos parece ser muito interessante =)

  26. JOÃO DE SOUZA BAPTISTA disse:

    EU TINHA UMA COLEÇÃO DE 2000 SELOS DE VÁRIOS PAÍSES DO BRASIL ANTIGOS TINHA ATÉ DO MILÉSIMO GOL DE PELÉ SÓ QUE EU PERDI EM UMA ENCHENTE ONDE EU MORAVA NO RIO DE JANEIRO . AI EU DESISTI DE COLECIONAR NOVAMENTE, PARA MIM FOI UMA PERDA

  27. Anauê disse:

    Gostaria de saber quanto o gasto anual com uma coleção de selos e se tem coleção de selos de fatos historicos. Ficarei honrada se alguém puder me emitir essa informação.

  28. Lucimar de jesus disse:

    Ola , moro fora do Brasil ha alguns anos e consegui juntar selos do mundo todo de varias datas diferentes de varios anos atras, sempre que vou a uma brocante acabo achando e nao resisto e sempre compro, qdo morava no brasil tinha uma grande coleçao, mas me foi roubada durante a mudança. gostaria de saber se estes selos internacionais possuem valor comercial no brasil. Pois irei ao brasil nas ferias. Se alguem pudesse esclarecer essa questao ficaria muito agradecida.

    • MClara disse:

      Oi, Lucimar
      Os selos antigos têm valor comercial para colecionadores, especialmente as peças mais raras. Os Correios, no entanto, não compram, vendem ou avaliam selos fora de circulação.

  29. Marcos Adriano dos Santos disse:

    Boas festa a todus

    eu tenho um album de selo costaria verde celular; ((11)) 983806646 sao paulo cotia

  30. Murilo Andrade disse:

    Gostaria de receber informações sobre lojas que vendam o kit filatélico, principalmente o álbum. Meu e-mail: murilo_andrade2003@yahoo.com.br
    Obrigado

  31. Regina Cândido de Lima disse:

    Boa tarde, comecei a colecionar selos com 7 anos , meu rimão mais velho tinha um album cheio deles eu adorava olhar depois disso não parei mais. Mais infelizmente estou precisando vender eles pois tive um problema serio de saúde e no momento estou precisando muito de dinheiro, gostaria de saber se eles valem . Tem algum endereço que eu possa estar visitando ou mandando e-mail para avaliar? Moro em Osasco- São Paulo se tiver algum lugar proximo ficarei agradecida. Espero resposta, um grande abraço.

  32. Rangel disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de vender uma coleção de selos com o filatelismo religiso, sendo todos do vaticano.

    Caso interessem.

  33. TAÍS ROCHA disse:

    :-) a filatéia é uma da melhores coisas que já aconteceu na minha vida :-)
    quando leio sobre os selos e suas histórias,acabo viajando nelas como si eu tivessi vivido na quela época :-)
    muito pbrigada por esta oportunidade!

  34. Adeildo dos Santos Rêgo disse:

    Gosto muito de selos, tenho um monte deles, de vários tipos e de vários países, mas não sei como colecionar, estão dentro de envelopes.Imagino que seja caro colecioar selos. Gostaria de receber dicas e se pessoas como eu, de classe média baixa, têm condições de ter e manter uma coleção e ficar atualizado.Colecionadores fazem troca de selos? pois, tenho vários duplicados. Conto com a ajuda de vocês.

    • WEYDSON disse:

      CARA,SE VC LER DIREITINHO,SUAS RESPOSTAS ESTAO NO TEXTO EM QUESTAO,OU VC NAO LEU?? o0

    • thatiane disse:

      11999313767 ou doniac@uol.com.br estou montando minha colecao estou a procura de peças caso queira pode manter ctto e faca sua oferta mande fotos para analise do material !!!

      Bom Adeildo sim vc pode colecionar mesmo nao tendo condicoes financeiras suficiente para isso , acho que a forma de armazenamento dos selos devem ser feitas de forma diferenciada a qual vem fazendo pois como se trata de papel eles podem vir a manchar, mofar e ate mesmo criar bolhas de ar , mais uma dica e vc procurar a central filatelica de sua cidade la eles vao orienta-lo a como armazenar seus produtos e ate mesmo como adquirir novos selos !!!

      Qualquer coisa grite a MClara ela manja muito sobre filatelia !!!

  35. jessica santos disse:

    eu gostaria de saber se os selos são mesais, semanais, quinzenais como sao lançados

    • MClara disse:

      Oi, Jéssica! Os Correios emitem selos com periodicidade variável. O lançamento é, com frequência, marcado por uma cerimônia solene, que pode ocorrer na data em que a peça entra em circulação ou em dias subsequentes.

      • José Fernandes disse:

        Será que dá para fazer trocas com MClara que me parece uma
        pessoa entendida?Estou em Portugal e tenho muitos selos da
        Europa e não só para trocar.Deixo meu endereço para alguém
        que leia e estiver interessado em trocas(j-porfirio@sapo.pt)

        • MClara disse:

          Obrigada pelo convite, José Fernandes! Como administradora do site, não realizo qualquer transação filatélica, ainda que não monetária, pois se trata de um espaço institucional dos Correios do Brasil. É muito bom notar, no entanto, como esse espaço se converteu em um ponto de encontro de filatelistas.

        • thatiane disse:

          11999313767 ou doniac@uol.com.br estou montando minha colecao estou a procura de peças caso queira pode manter ctto e faca sua oferta mande fotos para analise do material

  36. jessica disse:

    queria saber mais dicas de como colecionar. tambem gostaria de saber se tem selos com personagens de desenho animado, mais com os desenhos entre 2010 e 2012

  37. Isadora disse:

    Adoro colecionar selos.São lindos e interessantes.

  38. adorei a filatelia!!! muuuuiito legal..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>