Selos do Brasil

1-8-1843 - Os três modelos de Olho-de-Boi, primeira emissão filatélica do Brasil e segunda de circulação nacional do mundo.

1-7-1844 – Os Selos Inclinados


1. À época da criação do Olho-de-Boi, o primeiro selo brasileiro e segundo do mundo, o Imperador D. Pedro II não permitiu focalizar sua efígie no selo, a fim de que os carimbos que seriam utilizados pelos empregados dos Correios no serviço de obliteração, não maculassem sua soberana face (QUEIROZ, 1980 p. 35). Como vimos, esta visão prevaleceu por algum tempo, pois mais três séries foram emitidas apenas com cifras: Inclinados (1844), Verticais (1850, também chamados Olho-de-Cabra), e Coloridos (1854, também chamados Olho-de-Gato).

F

1-1-1850 – Os Selos Verticais ou Olhos-de Cabra


1854/1861 – Os Selos Coloridos ou Olhos-de-Gato

————————————————————————————————————————————-

2. Ao descobrir que o selo poderia propagar seu prestígio no cenário político nacional e internacional, D. Pedro II não hesitou em permitir que inúmeras emissões focalizassem várias fases de sua vida. Assim, a partir de 1866, surgiram os primeiros selos estampados com o retrato do soberano. Alguns dos modelos desta série também foram os primeiros selos brasileiros picotados e a apresentarem o nome do país e sua unidade monetária, inovações que os aproximaram do padrão até hoje utilizado pelos selos postais de todo o mundo.

————————————————————————————————————————————-

Selos de D. Pedro II das séries Barba Escura, Barba Branca e Auriverde e Selos de D. Pedro II das séries Cabeça Pequena e Cabeça Grande

3. O primeiro modelo da série, que apresentava um D. Pedro II de barba escura, foi sucedido por diversas outros com desenhos, cores e valores distintos: Barba Branca (1878), Auriverde (1878, a primeira emissão brasileira em duas cores), Cabeça Pequena (1881) e Cabeça Grande (1882).
————————————————————————————————————————————-
  1. 900 selos rarissimos a mais 40 anos guardados originais e muito antigos 011-997747164 jose carlos nacionais e estrangeiros vendo urgente.

  2. walace araujo disse:

    Tenho 1500 selos nacionais e importados antigos. Vendo com álbuns. Aceito proposta. creci6210@gmail.com

  3. Helio Silveira Jr disse:

    Olá. Tenho uma coleção completa de selos do Brasil de 1977 até 1981 mais parte de 1982.
    Sao todos selos Mint, sem carimbo. Todos acondicionados em hawid, num album de capa dura de 2 furos com as folhas protegidas por plastico. São selos avulsos, quadras, blocos e selos destacados de blocos. 52 páginas completas mais 1 página (1982) incompleta.

    Interessados por favor entrem em contato por e-mail.

    helio.silveirajunior@gmail.com

    Obrigado

  4. Paula disse:

    Olá
    Tenho muitos selos antigos e não sei como avaliar.
    Moro no Rio de Janeiro e preciso vende-los.
    Alguém pode me ajudar?

  5. Bernard Franco disse:

    Boa noite, meu tio avô faleceu a algum tempo, e minha tia avó arrumando sua coisas, me deu uma enorme coleção de selos, brasileiros que inclui um olho de boi de 60 entre outro e internacionais. Gostaria de saber como fico sabendo se é original e o valor? Sou do interio do rio de janeiro, Volta Redonda, e não sei onde me informar.
    Meu e-mail e bernardfranco@hotmail.com

    • THATIANA disse:

      VA A UMA LOJA DO CORREIO E LA VC VERIFICA SE TEM O SETOR DE FILATELIA SENAO AI VC ENTRA NA PAGINA DE FILATEIA AQUI PRESENTE E CLIQUE NO LINK CLUBE DE FILATELICOS NA ABA FILATELIA AI EM CIMA OK ESPERO TER AJUDADO.

  6. Ubiramar Teixeira Magalhaes disse:

    Tenho muitos selos Nacionais e internacionais, preciso vender urgente.

    Contato por e-mail ubiramar.magalhaes@hotmail.com.br

    Obrigada

  7. anderson ladwig blumenthal disse:

    Ola tenho colecao completa de selos para vender selos nacionais internacionais e selos imperial. Intteressados 51 91667043.

  8. Patrícia disse:

    Tenho um selo raro dos Estados Unidos, o Asas da América, em perfeito estado, sem cola e com carimbo. Se tiver alguém interessado favor entrar em contato pelo email: pgspindler@hotmail.com

  9. RODRIGO disse:

    MUITOO BEM

  10. PLINIO CLAUDIO VIEIRA FLORES disse:

    Tenho coleções de selos da ESPANHA, HUNGRIA, ITALIA, RUSSIA e URSS, que tenho interesse em vender.- São selos, blocos, cadernetas, mini-folhas e etc, tudo em albuns,
    todos estão em RAWIH e em torno de 95% são MINT NH.-
    Caso tenha alguem interessado, favor entrar em contato comigo, pelo: plinioflores@hotmail,com, que poderei fornecer maiores dados de cada um destes paises.-

    Cordialmente.-

    PLINIO C V FLORES

  11. Moisés disse:

    Legal descobrir uma parte linda e importante da história do meu país através dos selos.

  12. Anderson Ladwig Blumenthal disse:

    Ola Herdei mais de 3000 selos alguns carimbado de todas datas antigos, nacionais e estrangeiro gostaria de avaliar e vender.

  13. marcio de paula disse:

    ola desses selos que estão a mostra eu so não tenho os dois últimos que são de reis
    os outros três eu tenho ,,,,,

  14. vinicius lopes disse:

    tenho uma coleçao bem grande de selos antigos. Queria vender. alguem tem interesse?
    obrigado, vinicius
    vini2003@hotmail.com

  15. Fabiano Marques disse:

    Olá, tenho muitos selos nacionais ( Presidente Ernesto Gaisel,Tesouro nacional,Inauguração do transporte aéreo brasileiro, entre muitos outros).Internacionais (franceses, italianos, alemães, russos, árabes, japoneses, ONU, entre outros). Tenho interesse emm vende-los. Aos interesado para maiores, entrar em contato, pelo e-mail yvens.marquesb@live.com. Att. Fabiano.

  16. Mateus Pedroso disse:

    ola tenho cerca de 200 selos com anos variando entre 1966 a 1994 alguem sabe onde posso vender isso e será que tem algum valor? meu email theus_paty@hotmail.com

  17. katarina disse:

    COMO POSSO AVALIAR O PREÇO DOS SELOS???

  18. Juan disse:

    Tenho selos para vender, selos de todas as espécies inclusive os da primeira serie, a serie olho de boi selos de 30,60 e 90 réis e selos de todas as espécies selos até da década de 30 meu contato é:
    2292332508
    e meu e-mail é: jkjuankill@gmail.com

    Por favor aguardo resposta…

  19. ana paula disse:

    tenho varios selos antigo para vender
    como faço para vender

  20. josé marcos disse:

    Vendo os álbuns do correio com os selos dos anos:
    1979/1980/1985/1986/1995/1996/1997/1998
    brasil 500 anos
    TODOS NOVOS E NOS ALBUNS ORIGINAIS DOS CORREIOS.

  21. J.E. disse:

    Este site é muito fixe !!

  22. giovani martins candido disse:

    Vd. coleção de selos brasileiros 92 a 96 e estrangeiros em álbuns classificatórios com editais, R$ 500,00. Fone: 35 99149224, dpc1595@yahoo.com.br.

  23. giovani martins candido disse:

    Vd. coleção de selos brasileiros 92 a 96 e estrangeiros em álbuns classificatórios com editais, R$ 600,00. Fone: 35 99149224, dpc1595@yahoo.com.br.

  24. irles disse:

    Gostaria de informações para vender alguns selos!!!

  25. eduardo silveira pereira disse:

    tenho um selo do centenario de Rabin dranath tagore de 1961 e um catalogo de selos de 1995 contendo informaçoes des dos primeiros selos do brasil até os de 1966 enteraçados enviar um email para eduardo09032000@r7.com ou ligar para 98099992

  26. Renato disse:

    Gostaria de adquirir uma coleção completados selos do Império, originais e em bom estado, quanto custaria essa coleção? 1843 – Algarismos Grandes – Cortados; 1844/46 Algarismos pequenos inclinados e cortados; 1850 – Algarismos pequenos, verticais – cortados. Você teria esta coleção para venda?

  27. JOÃO REIS disse:

    achei milhares de selos antigos de todas as datas desde 1958 até a1995 cartelas inteiras não conheço nada de filatelia tem mais de 10.000 por cima todos novos sem carimbos …

  28. tenho 16 catalogos com selos de varios países 1800 até 1999. vendo tudo

  29. Levi Augusto disse:

    Gostei mais do Penny Black, bem interessante esse selo antigo

  30. anna maria disse:

    otimo fiz meu trabalho completo

  31. gostaria de receber varios selos na minha residencia rua mendel 55 capela do socorro

  32. LUIZ DO VALLE FONTINHAS SOBRINHO disse:

    Vejo o mundo através de um selo,vejo as belesas e maravilhas estampadas em um único selo.
    Vejo o passado,suas conquistas,suas glórias e suas derrotas.
    Vejo o presente doce e saudoso.
    vejo o amanhã que ainda não chegou,mas breve se tornará uma raridade.
    Colecionar selos não é apenas juntar um monte de papeizinhos colorido gomados,leva-se tempo,pasciência e muito respeito com objeto tão pequeno e frágil.
    A maior riqueza não está em colecionar,mas reviver a historia e contemplar as belezas que um selo possui.
    Abraços a todos os filatelístas e aos novos.

  33. Neto disse:

    Estou com os 9 cavaleiros Templarios de Portugal..um dos primeiros selos emitido do mundo!! qual o valor aproximadamente…?

    • MClara disse:

      Oi, Neto

      Os Correios não avaliam coleções de selos. Orientamos que procure comerciantes filatélicos que podem se interessar pelos selos para revenda e poderão dar um valor à sua coleção. Procure no site da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos – ABCF, um comericante próximo de seu endereço (www.abcf.net.br). Você pode, também, anunciar seus selos na Revista COFI, gratuitamente. Lembrando, que os Correios não se responsabilizam por transações comerciais entre comerciantes, colecionadores ou outro indíviduo.

  34. tenho selos valioso de vários países

  35. tenho vários álbum de selos valiosos foi do meu avô .
    tenho o asa da america , selos portugueses, congo e de
    vários países

  36. Hilton Duque disse:

    Moro em Boston , usa, sou filatelista ha mais de 30 anos , coleciono George v em selos do Canada. Procuro pecas circuladas com esses selos regulares. Tambem coloco-me aa disposicao para ajudar , de alguma forma , aqueles q tiverem alguma duvida sobre filatelia .

  37. JEAN W CARPES disse:

    DOS 25 SELOS HISTÓRICOS QUE COMPÕEM A COLEÇÃO LEÓGADO BRASILEIRO, SÓ FALTA PARA MIM O SELO OLHO DE BOI, MUITOS DELES TENHO REPETIDO, COMO MACHADO DE ASSIS, DOM PEDRO, VISTA DO CARDEAL PACELLI.

  38. Luiz Ordonez Daniel. disse:

    Achei que os Correios tinham sido “inaugurados ” na administração de D. Pedro II, mas fiquei sabendo que tem 350 anos , pela listagem dos lançamentos de 2013, com duas emissões, a 1ª com uma folha de com 24 selos , no inicio do ano; e outra no 2º semestre com um bloco com 3 selos. Não seria um erro de digitação na publicação.

    Att.
    Luiz Ordonez Daniel

    • MClara disse:

      Oi, Luiz

      O marco considerado pela ECT para o início do serviço de Correios no Brasil é 1663, quando o Correio-Mor das Cartas do Mar chegou ao Rio de Janeiro, ainda no período colonial. Durante o reinado de D. Pedro II, houve uma significativa reforma postal, com estruturação de serviços e lançamento do primeiro selo postal brasileiro, o Olho-de-Boi. Até então, o destinatário era responsável pelo pagamento do serviço de Correios.

  39. Eder leandro disse:

    eu tbm como faço para avaliar o material q tenho, tenho varios selos de tipos variados e a maioria importados de varios paises e de mais de 40 a 30 anos atras………..eder28sp@hotmail.com.br………………..valeu

  40. Rafael da Costa Martins disse:

    Como faço pra avaliar o material que tenho , são varios intens bem interessantes se alguem quiser ai entre em contato 5591187688 ou rafael.costartins@hotmail.com

  41. caroline soares disse:

    Caroline dias disse:

    Posso receber o catalogo de selos do Brasil?

  42. Bob esponja disse:

    POcha… aqui na fenda do biquíni está massa! que pena que o siri cascudo não abriu!

  43. alejandro disse:

    Hola.Soy de Argentina y quisiera saber cuanto cuesta el seio “Olhos de gato” de 30 (azul)?(Yvert 20)Ya que lo quiero vender .saludos cordiales.alejandro

    • MClara disse:

      Caro Alejandro
      Agradecemos pelo seu interesse. Os Correios, no entanto, não comercializam esta peça. Para estimativas de valor, sugerimos que consulte catalógos e entre em contato com entidades filatélicas da sua confiança.

  44. vanderson alves de azevedo disse:

    tenho um selo comemorativo do 1000 gol de pele e gostaria de saber como faço para avaliá-lo
    esta em perfeito estado, sem carimbo ou algum tipo de marca/mancha. Gostaria de vende-lo. Obs: tenho outro tipos de selos tbm.

    • manoel disse:

      tenho um movel muito antigo com muitos selos colado gostaria de saber se vale alguma coisa tem um soldado esta escrito Brasil na parte superior e consumo nalateral. Alguem ai pode me responder?

  45. Paula Tejano disse:

    é bem interessante,
    OLHO DE BOIII!

  46. Históricamente, sublime, ver que pessoas, não pararam em cultivar a história
    a modernidade se avançou demais ;/

  47. TAÍS ROCHA disse:

    eu posso receber em casa o catalogo de selos do brasil??

  48. Marcelo Linhares Pereira disse:

    Posso receber o catalogo de selos do Brasil?

  49. mari mussolino disse:

    Tenho abuns de selos com varios selos do Brasil e outros internacionais. Gostaria muito de fazer uma avaliação, para saber se devo continuar com a coleção. A intenção não é vender.Obrigada fico no aguardo de uma resposta.

  50. Maria Olivia Franco disse:

    Gostaria de informações para vender alguns selos.

  51. jessica disse:

    adorei saber essas curiosidades porque não conhecia e nem fabia o que era falatelia e achei isso muito interesante não sabia que selos tinham tanta historia

  52. Pingback: Dia Nacional do Selo e a filatelia | Koleções | A rede dos colecionadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>