Marcofilia

MARCOFILIA é a arte e a ciência voltadas para o estudo e o colecionamento das marcas postais e, por extensão, dos próprios carimbos. Os colecionadores de carimbos são chamados marcofilistas.

 

 

 

 

Carimbos
São marcas que registram a geografia e documentam a história, fixando os acontecimentos importantes do País e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local.

Os carimbos podem ser: de Expedição, de Primeiro Dia de Circulação e Comemorativos.


Carimbo de Expedição
É o instrumento datador existente em todas as agências de correio, destinado a obliterar (carimbar) os selos aplicados nas correspondências postadas e registrar a data de expedição.

Carimbo de Primeiro Dia de Circulação
Tem o objetivo exclusivo de acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e, por isso mesmo, só pode ser utilizado no dia da emissão. Somente pode ser aplicado sobre o selo ao qual se refere.

Carimbo Comemorativo
É aquele destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades. Clique aqui e saiba mais.

  1. Manoel Gabardella Junior disse:

    Gostaria de ter acesso a programação de carimbos comemorativos

  2. Pingback: Caixa Econômica e Correios fecham acordo

  3. Nara disse:

    Q legallll!

  4. jessica disse:

    Uma duvida um selo que ja e carimbado posso usar ele em outra carta?

  5. jessica disse:

    Eu nunca pensei que se podia apreder tantas historias so com selos e carimbos.
    Apreder historia porque? porque cada selo tem uma historia e homenagiando algum lugar alguma pessoa, ai voce vai se interessar o porque que desta homenagem eu acho isso muito interessante. Descobri sobre a filatelia faz pouco tempo e achei muito legal não sabia nem que as pessaos se interessavem tanto por isso, colecionar selos, me interessei muito por isso achei o selo de homenagem aos 600 anos de São Luiz muito lindo acho que vou começao uma coleçao por ele mais moro em Fortaleza no Ceara sera que no correio da minha cidade tem esse selo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>