Papai Noel dos Correios

Dezembro se aproxima e já dá pra sentir no ar um cheirinho de Natal... Nessa época, todos os anos, crianças do país inteiro começam a escrever suas cartinhas repletas de pedidos para o Bom Velhinho. Há 30 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram começar a tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas pelos brasileiros: o Papai Noel dos Correios.

Com o passar dos anos, a ação ganhou força, se espalhou e, hoje, une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas da sociedade, desde 2010 a campanha estimula as crianças no desenvolvimento de redação de cartas. Assim, alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos em cartinhas. A prática permite valorizar a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar, maior presente que uma criança pode receber, não é verdade?

Para que tudo isso possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do país, pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança. Adote uma cartinha e, neste Natal, seja você também um ajudante do Papai Noel. Ho ho ho!

Vídeo
Play

Ouça a música da campanha

Como adotar uma cartinha

Presentes

Para tirar um sonho do papel, basta adotar uma cartinha. Para isso, consulte aqui os pontos de adoção de cartas. Em algumas localidades, também será possível fazer uma adoção on-line.

Cartas

Você pode adotar quantas cartinhas quiser!

Presentes

Após adotar a cartinha, leve o presente devidamente embalado até o local definido pelos Correios na sua localidade. Nós cuidaremos de levar o sonho até a criança! É muito fácil ser o Noel de alguém, não é?

Presentes

Sua empresa também está inspirada pela magia do Natal e deseja tirar sonhos do papel? Se a adoção for acima de 80 cartas, é simples, basta preencher o nosso cadastro! Para quantidades menores, é só ir até um dos pontos de adoção dos Correios.

Cartas

Nós entraremos em contato e ajudaremos nessa missão, dando mais informações e formalizando sua participação.

Presentes

Depois, é só espalhar as cartas na sua empresa, incentivando todo mundo a participar. Não esqueça de registrar esse momento com vários vídeos e fotos, tá?!

Adoção on-line

A adoção de cartas pela internet está disponível aos moradores das cidades de: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (região metropolitana).
O prazo para adoção on-line é de 11/11 a 29/11/2019.

Tire suas Dúvidas

O formato de aceitação de cartas é híbrido, ou seja, contempla a aceitação de cartas enviadas por crianças da sociedade e de crianças de escolas, creches, abrigos e núcleos socioeducativos.

A campanha nos estados poderá ter datas diferentes. Informe-se sobre os prazos e locais para adoção de cartas aqui.

Não são todas as agências dos Correios que disponibilizam cartas para adoção. Consulte aqui a unidade mais próxima na sua localidade.

Não há limite de cartas por padrinho, mas o padrinho é responsável pelas cartas que adotar. Lembramos que uma desistência impede que a carta seja adotada por outro padrinho.

Em razão de restrição de espaço, nem toda unidade que disponibiliza cartas também recepcionará os presentes. Consulte o local definido na unidade dos Correios em que realizou a adoção da carta.

Sim, as principais recomendações são:
1. Caso o brinquedo seja frágil: acondicione-o de forma adequada, utilizando caixa, e escreva “Frágil” no pacote;
2. Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas;
3. IMPORTANTE: : Para identificação do presente, afixar o cabeçalho da carta no presente com o campo reservado ao padrinho devidamente preenchido. O número da carta na embalagem do presentes identificará a carta adotada.

Não. Como forma de proteger a criança e a sua privacidade, os Correios, em atendimento à recomendação do Ministério Público, não divulga os dados de localização da criança.

Sim. Contudo, não poderão ser apresentados dados de contato, os quais serão retirados pelos Correios.

Caso os presentes não possam ser entregues às crianças (em razão de endereço insuficiente, incorreto ou mudança de destinatário , entre outros motivos), serão doados pelos Correios a instituições sem fins lucrativos.

A parceria dos Correios com escolas é por intermédio das secretarias estadual ou municipal de Educação, portanto, as escolas participantes são selecionadas por essas secretarias.

Utilize o Internet Explorer 11 ou versão acima; Google Chrome, Safari e Firefox nas versões mais atualizadas.

Sim. A quantidade limite é de 5 cartas. Para a adoção de uma quantidade maior de cartas, basta ir até um dos pontos de adoção dos Correios.

Sim. Durante o período da campanha na internet, tanto a troca como o cancelamento das adoções serão possíveis.

Cada carta possui um ponto de entrega. Durante o processo de adoção ou mesmo após é possível consultar o ponto de entrega da carta. As informações são disponibilizadas na sua conta e também um e-mail resumo será enviado após a confirmação da adoção.

Consulte os pontos físicos de adoção neste blog e participe! Em 2019, apenas os moradores das cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (região metropolitana) poderão adotar cartas pela internet.

SE AINDA ESTIVER COM DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO COM NOSSA CENTRAL DE ATENDIMENTO DOS CORREIOS (CAC):

3003-0100

Capitais e Regiões
Metropolitanas

0800-725 7282

Demais localidades

Siga os Correios nas redes sociais.

Todos os Direitos Reservados ®