Encomendas internacionais dos Correios crescem na pandemia

Com o aumento das compras online durante a pandemia, os Correios têm registrado recordes crescentes de volume de objetos tratados pela empresa. Neste primeiro semestre de 2021, a média mensal de encomendas recebidas nos centros internacionais da estatal, situados em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, apresentou um crescimento superior a 48% em relação ao mesmo período de 2020.

A estatal é a maior operadora logística de remessas internacionais do Brasil: 96% de toda a importação de carga fracionada do País é recebida pelos Correios, segundo Balanço Aduaneiro 2020 publicado pela Receita Federal. A região Sudeste importa mais de 50% do total de encomendas, seguida da região Nordeste, que importa em torno de 20%.

Para atender ao aumento da demanda e garantir a qualidade das entregas, os Correios tiveram que se adaptar rapidamente. “A empresa investiu recentemente cerca de R$ 1 bilhão em projetos de infraestrutura, modernização e ampliação da capacidade produtiva da empresa”, destaca o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

Por meio dos investimentos, a empresa tem aprimorado toda a cadeia logística internacional, desde o recebimento da carga nos aeroportos até a distribuição do objeto. Um exemplo é a automação do Centro Internacional de Curitiba, com implantação de esteiras transportadoras e modernização da captação dos objetos.

Se comparado a 2020, o ganho em produtividade possibilitou redução de cerca de 80% do tempo de recebimento, desembaraço e expedição da encomenda para entrega, cujo prazo também foi reduzido em relação a 2019 e 2020, alcançando a média nacional de 14 dias úteis e a média de seis dias úteis para vários estados, dentre eles, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Minhas importações

Para trazer mais celeridade ao processo de desembaraço aduaneiro, os Correios também têm aperfeiçoado a ferramenta “Minhas Importações”, disponível na Internet e no app Correios, pelo qual o cliente consegue interagir com o processo de importação de sua encomenda internacional, consultando o status, efetuando o pagamento de impostos e serviços relativos à sua importação, além de complementar documentação e informações solicitadas pelas autoridades anuentes e fiscais.

Para saber mais sobre encomendas internacionais, acesse o e-book “Compras online no exterior”, disponível na página dos Correios.