Melhor selo do ano

Os Correios realizam, desde 1973, a escolha do Melhor Selo do Ano.  Até 1984, essa seleção era feita por uma comissão constituída por artistas, críticos de arte, jornalistas, professores e pessoas ligadas à Filatelia nacional.


A partir de 1985, buscando democratizar o processo de escolha, os Correios abriram espaço para a votação popular, por meio de cédulas distribuídas nas Agências Filatélicas e encartadas na Revista COFI, em âmbito nacional, para eleger o melhor selo do ano.

 Em 2003, a votação popular foi estendida à Internet, quando os colecionadores de selos começaram a expressar suas opiniões sobre os vários aspectos (gráfico, estético e temático) que envolvem as emissões de selos e blocos comemorativos.


Com o objetivo de aprimorar o processo, orientados pelas informações dos clientes colecionadores, na eleição do Melhor Selo de 2004 a premiação foi dividida em duas categorias – Voto Popular (eleito pelo público por meio das cédulas de votação e pela Internet) e Arte Filatélica (selecionado por um júri formado por artistas plásticos, filatelistas renomados e críticos de arte).


Os principais objetivos do processo de escolha são:


  • Divulgar os selos comemorativos, especiais e ordinários emitidos no ano;
  • Promover a interação de filatelistas e não filatelistas com as emissões filatélicas de cada ano;
  • Conhecer a avaliação do público sobre a programação filatélica;
  • Utilizar em futuras emissões elementos importantes captados pela pesquisa tais como a preferência por temas/motivos abordados e aspectos gráficos e estéticos dos selos postais comemorativos;
  • Escolher o mais belo selo emitido no ano anterior para representar os Correios em concursos internacionais.

Confira aqui os selos escolhidos no período de 2000 a 2016.

Os comentários estão encerrados.