BLACK FRIDAY
Compra internacional: entenda as opções de frete e faça a melhor escolha

Vai aproveitar as ofertas desta Black Friday em sites do exterior? Agora que você já sabe que toda compra internacional é uma importação, é hora de conferir as modalidades de entrega e como acompanhar o envio da sua encomenda.

Você sabia que, depois do pagamento dos impostos e/ou serviços postais, o prazo médio de entrega dos Correios é de apenas quatro dias úteis (nas modalidades mais rápidas de frete)? Para fazer a escolha mais adequada, você só precisa colocar na balança a sua urgência em receber a encomenda e o valor que está disposto a pagar pelo serviço de entrega.

Leia mais: Quer comprar em sites dos EUA que não entregam no Brasil? Conheça o Compra Fora!

Se deseja receber rápido a sua encomenda, o “frete grátis” oferecido por algumas lojas virtuais pode acabar sendo um problema, pois é a opção com maior prazo de envio: até 40 dias úteis. Para quem tem urgência, a melhor escolha é o frete expresso Express Mail Service (E.M.S), com prazo médio de 3 dias úteis. Este serviço admite objetos de até 30kg.

Outra opção de frete expresso, com as mesmas vantagens do EMS e prazo médio de entrega de 4 dias úteis, é o Correios Packet Express, feita por contratação direta com os Correios do Brasil . Nas lojas virtuais, ele pode aparecer como Brazil Direct Mail, Brazil Priority Line, entre outros nomes. O código de rastreamento dos objetos contratados nessa modalidade começa com as letras IX.

Agora, se você não tem tanta urgência, a melhor opção para conciliar “preço X prazo” é o Correios Packet Standard. Com prazo médio de entrega de 12 dias úteis, a nova solução dos Correios, lançada em 2019, tem sido muito utilizada pelos brasileiros pelo excelente custo–benefício e ótima performance na entrega. O código de rastreamento começa com as letras NX.

Quando sua compra for concluída, anote o código de rastreio informado pelo site de compra, composto por 13 caracteres: 2 letras (modalidade de entrega) + 9 números + 2 letras (país de origem). Ex: ER123456789CN (item da modalidade expressa proveniente da China).

Para pequenos pacotes, de até 2 kg, os Correios oferecem mais uma opção de frete standard: o serviço Prime, com prazo médio de 12 dias úteis. Também chamado de E-Packet, Priority Mail, Expedited Shipping, Priority Shipping ou Brazil Direct Mail, o seu código de rastreamento começa com a letra L.

No site dos Correios você pode conferir mais informações sobre todas as modalidades de fretes disponíveis para encomendas internacionais. Acesse aqui.

Acompanhe a sua encomenda

Além de escolher o frete que melhor atenda às suas necessidades, no momento da compra também é importante informar o seu CPF, e-mail e número do seu celular com o DDD. Dessa forma, o seu item será devidamente identificado pelos Correios.

Para acompanhar o envio da sua encomenda internacional, basta acessar a plataforma Minha Importações, com o seu ID Correios. No ambiente virtual, você recebe notificações sobre o status do seu objeto, bem como avisos de tributações e serviços relacionados à sua liberação.

Também é possível completar informações necessárias à continuidade da fiscalização, pagar ou solicitar tributos e informar o seu CPF, caso não tenha sido identificado. Desde janeiro de 2020, a Receita Federal exige que todas as remessas internacionais possuam a identificação do CPF/CNPJ/Número do Passaporte do destinatário.

Na próxima matéria, vamos explicar os fluxos postais de importação e as novas funcionalidades do aplicativo Correios para encomendas internacionais. Até lá!