ARMÁRIOS INTELIGENTES
Locker dos Correios é sucesso entre clientes do Rio de Janeiro

Atentos ao comportamento dos brasileiros no atual cenário pandêmico, os Correios seguem investindo em tecnologia e novos canais de atendimento seguros e modernos. Instalados em locais públicos de fácil acesso, como metrôs e shoppings, os lockers, ou armários inteligentes, têm sido a solução ideal para quem não pode estar em casa para receber encomendas, não possui porteiro em seu condomínio ou mora em áreas de restrição de entrega.

No Rio de Janeiro, a população já conta com 15 lockers operando em pontos estratégicos da Região Metropolitana do Estado. Desses, um em especial vem alcançando resultados bastante expressivos: o locker Colubandê, instalado no bairro homônimo do município de São Gonçalo, situado a 25 km da capital fluminense.

Desde a sua inauguração, em 17 de março, o armário inteligente do Colubandê tem feito a diferença na vida de quem reside ou trabalha na região: atualmente, o equipamento responde por 34% das encomendas postadas em lockers. Em função da alta demanda, os Correios pretendem ampliar a quantidade de gavetas do armário e instalar mais lockers em Colubandê.

Muito desse sucesso se deve à comodidade, rapidez, facilidade e segurança na hora de retirar os objetos nos lockers. Para Taiza da Silva Gama, funcionária pública moradora de São Gonçalo, o novo equipamento tornou-se a solução ideal para recebimento de encomendas. Neste período de pandemia, ela está trabalhando de casa, mas por morar em área de restrição de entrega, precisa se deslocar até o centro de distribuição dos Correios para buscar seus objetos.

“Quando soube que havia o locker do Colunbandê, logo busquei informações, fiz o cadastro no Meu Correios, e, a partir daí, utilizar o armário inteligente foi bem fácil”, disse ela. Não existir cobrança de taxa extra e o funcionamento em horário estendido também foram fatores que motivaram a cliente a aderir ao locker.

Os terminais podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana (respeitados os horários de funcionamento dos locais onde estão instalados). “Além dessas vantagens, a cada nova compra online, posso escolher o locker mais conveniente para mim, perto do meu trabalho no Centro do Rio, por exemplo”, pontuou a funcionária pública.

A primeira encomenda de Taiza direcionada para o Colubandê foi uma compra internacional. “Fiquei impressionada e satisfeita com o tempo entre a compra no site norte-americano e o recebimento no armário inteligente que escolhi. Foi muito rápido, questão de 15 dias até receber no meu celular o código numérico e do QR Code para retirada. Gostei tanto que sempre faço propaganda para as pessoas”, ressalta.

Onde estão – Atualmente, os armários inteligentes dos Correios estão em funcionamento no Rio de Janeiro, no Distrito Federal e, mais recentemente, em São Paulo. Está prevista, ainda para este ano, a instalação de 50 novos lockers no Estado do Rio de Janeiro e outros nove no Distrito Federal.

Além de trazer vantagens aos clientes, os lockers também cooperam para a economia de recursos e para a sustentabilidade do planeta. Ao otimizar o percurso dos carteiros, a estatal reduz a sua emissão de CO2 na atmosfera, além de diminuir o fluxo de veículos e a poluição sonora nas cidades.

Como utilizar o locker – O primeiro passo é o destinatário se cadastrar no “Meu Correios” (antigo IdCorreios), pelo APP ou pelo site dos Correios. Para encontrar o locker de seu interesse, o cliente pode digitar a sigla “LCK” no Busca Cep no site dos Correios. Esse será o seu ponto de encontro com a encomenda.

Na loja virtual, o comprador informa no endereço de entrega o CEP do locker onde deseja retirar a sua encomenda, não esquecendo de inserir o número do seu CPF/CNPJ no campo de complemento do endereçamento. O usuário pode acompanhar toda a movimentação da sua encomenda por meio do aplicativo Correios ou no Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO).

Quando o objeto for acondicionado em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por SMS, por e-mail e pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso/QR Code. O cliente tem três dias para fazer a retirada. Para isso, basta apresentar o QR Code recebido para leitura pelo terminal, que o armário abre, automaticamente, a porta do compartimento onde está a encomenda.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, o cliente pode entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo Fale Conosco dos Correios.