28 de junho de 2017

Perguntas e Respostas

Quem pode contratar o serviço?

  1. O serviço é formatado apenas para clientes de e-commerce?

Não. O serviço tem como foco as lojas virtuais, mas se o cliente não vende pelo e-commerce, não há problema, desde que ele faça a integração de sistemas conosco para envio das ordens de pedidos.

  1. No caso de um cliente usar apenas marketplaces como estratégia de vendas e não possuir um site próprio. Ele pode utilizar o serviço?

Sim. Não existe regra de possuir site próprio. O serviço foi criado também pensando nestes pequenos comerciantes que vendem apenas pelos marketplaces.

  1. Caso a empresa possua outros canais de venda, além do site, ela pode utilizar o serviço para atender as vendas dos outros canais?

Sim, lógico. O mais importante é a empresa realizar a integração de sistemas com os Correios e nos enviar, diariamente, os pedidos (ordens) de retirada no armazém. Se essas informações vêm pelas vendas no site, ou call center, ou representantes, não importa. O importante é que essas informações possam chegar em nossos sistemas para que possamos atender.

  1. Se eu não sou uma MPE ou MEI, consigo contratar a solução Correios Log+?

Sim, desde que você atenda aos critérios mínimos para contratação dos Correios quanto aos documentos solicitados. Veja os documentos exigidos em: http://www.correios.com.br/solucoes-empresariais/cartao-correios-facil/documentacao-necessaria-para-celebracao-de-contrato-com-os-correios

Questões Contratuais

  1. Se minha empresa já possui um contrato com os Correios, como proceder?

Se sua empresa já possui um contrato comercial com os Correios, não haverá necessidade de celebrar outro contrato (vide questão 4). Basta incluir o anexo da solução Correios Log+ no contrato existente e permanecer com todas as regras vigentes. Caso não possua, basta celebrar um contrato comercial com os Correios, por meio da força de vendas (consultores comerciais).

Telefones:

3003 0800, opção 3 (Capitais e Regiões Metropolitanas);

0800 200 0800 (Demais localidades)

Ou preenchendo o formulário “Bem-vindo ao Fale Conosco”, disponível em: http://www.correios.com.br/encomendas-logistica/logistica-integrada/novo-entre-em-contato/

  1. Se eu quiser cancelar o contrato, como proceder?

O cancelamento pode ser feito a qualquer tempo, mediante comunicação formal, com aviso prévio de, no mínimo, 30 dias, com Aviso de Recebimento.

O ANEXO do serviço no contrato múltiplo terá sua vigência por 12 meses a partir da data de inclusão deste. Na hipótese do contrato múltiplo encontrar-se em seu último período de vigência, não sendo mais possível sua prorrogação, este ANEXO terá sua vigência expirada juntamente com a vigência do contrato múltiplo.

  1. O serviço contempla algumas etapas, como distribuição, armazenagem e preparação dos pedidos. Poderá ser contratada apenas uma ou outra etapa?

O serviço contemplará 3 etapas: Armazenagem, Atendimento de Pedidos (Picking/Packing) e Distribuição. O cliente que incluir o ANEXO no contrato, terá acesso às 3 etapas, mas a distribuição é facultativa. Ele pode escolher os Correios para distribuir suas encomendas ou escolher outro transportador. Como o estoque está com os Correios, ele terá acesso as tabelas SEDEX Categoria Logística e PAC Categoria Logística, que oferecem preços significativamente reduzidos. Mas a regra é clara: o cliente só tem acesso a essas tabelas diferenciadas de distribuição para as encomendas que saírem do armazém. Se o cliente enviar um documento, utilizar o serviço de Logística Reversa ou enviar um objeto partindo de sua empresa, ele terá que utilizar, no envio desses objetos, as tabelas convencionais anexadas no contrato dele, como SEDEX e PAC a faturar.

       4. O cliente pode contratar/utilizar mais de 1(um) armazém? Neste caso, será necessário preencher 1(uma) ficha técnica para cada armazém? 

Sim. Deverá ser feito contratos distintos conforme sua filial na localização do armazém. Reforçamos que para a vinculação da receita, o ACOM deve registrar no SAD a oportunidade assim que tiver o CNPJ da filial. Sendo da mesma raiz, o contrato será cadastrado no mesmo ID.

Armazenagem

  1. Há quantidade mínima ou máxima de SKU para armazenar/mês?

Não. A loja virtual poderá utilizar a quantidade de SKUs que precisar.

  1. Há tamanhos mínimos ou máximos para armazenar meus produtos?

Não, mas para produtos volumosos e acima de 30kg será necessária a realização de uma consulta prévia aos Correios.

  1. Como os meus produtos serão armazenados?

Predominantemente em prateleiras dotadas de unidades separadoras para distinguir os endereços de separação (picking) no sistema WMS. As unidades de separação dos endereços de picking podem ser divisórias plásticas e também berços de papelão ou plástico, garantindo a integridade dos seus produtos.

  1. O preço de armazenagem varia de acordo com o tamanho ou peso dos objetos?

Não. Os preços são únicos tanto para a armazenagem dos itens, como para o atendimento dos pedidos.

  1. Caso o item fique um tempo menor que 30 dias no armazém. Haverá cobrança proporcional ao tempo que ele ficou armazenado?

Não. A cobrança será mensal, independente se o produto ficou o mês todo armazenado ou apenas alguns dias naquele período.

Atendimento de pedidos

  1. Há quantidade mínima ou máxima de pedidos atendidos/dia?

Não. Os Correios estão preparados para atender a quantidade de pedidos necessária para cada loja virtual. Caso haja previsão de um grande pedido a ser atendido e dependendo do horário em que for registrado no sistema, poderá haver uma negociação entre os Correios e a loja virtual para atender da melhor forma possível.

Para médias e grandes empresas, que possuem uma quantidade maior de 100 pedidos/dia para atendimento, faz-se necessário uma negociação prévia junto aos Correios para viabilidade operacional de atendimento, a fim de garantir o sucesso da operação.

     2. Como funcionará caso eu venda um produto que não tenha em estoque?

Os Correios aguardarão a reposição do estoque para o atendimento. Neste caso, o cliente poderá optar também pelo serviço de cross-doking, no qual os Correios recebem o produto a ser enviado e despacham no mesmo dia, não sendo necessária a etapa de armazenagem.

Contudo, como a atualização do estoque acontece em tempo real, é pouco provável que haja casos como estes. Com a nossa solução você ganha a robustez de processamento do nosso sistema de gestão (WMS), para evitar rupturas no estoque.

  1. Caso seja realizada mais de uma venda nos canais de distribuição (marketplace/site), como tratar o pedido?

Como os sistemas estão integrados, o estoque poderá ser atualizado em tempo real em todas as suas plataformas de vendas (marketplace, site e outros). Dessa forma, quando o cliente realizar um pedido em um dos canais de vendas, o estoque do outro canal é atualizado automaticamente também.

  1. E se a venda ocorrer por meio dos marketplaces?

Os Correios farão as integrações com os marketplaces, mas o processo deve ocorrer em tempo real também. No caso de alguns sites, o voucher para a distribuição (PLP) será enviado diretamente para o nosso armazém, que processa a separação e a embalagem do pedido e expede utilizando a informação recebida do marketplace.

  1. O cliente compra um produto e seleciona uma variável especifica (por exemplo, um produto na cor azul), sendo seu código de barras igual, mas com atributos diferentes. Como tratar o endereçamento e a separação desses itens?

Nosso sistema WMS possui controle de informações específicas e código de referência para cada tipo de produto, cor, tamanho etc.

  1. Como será o tratamento e/ou montagem de kits?

Montagem de kits pode ser considerada industrialização, do ponto de vista fiscal. Recomenda-se desmembrar item a item na nota fiscal, exceto para as necessidades de inclusão de folder ou peças promocionais junto com o pedido, que poderão ser previamente negociadas com os Correios.

  1. Quando o produto for despachado, receberei automaticamente o código para rastreio?

Sim. A loja virtual receberá as informações de nota fiscal e código de rastreio por meio do sistema integrado de gerenciamento de armazém dos Correios.

  1. Haverá desconto progressivo por quantidade manuseada?

Não. O preço do item armazenado ou preparado (atendido) é fixo.

Ainda não está disponível no serviço o envio de carga consolidada. Mas os Correios estão analisando a viabilidade dessa opção.

Atendimento a clientes situados em UFs que não possuem o Armazém Geral Correios

  1. Quero contratar a solução Correios Log+, mas estou em outra UF diferente daquela onde o Armazém Correios está instalado. Como devo proceder?

Para clientes que estão situados em outras UFs ou que solicitem que o estoque fiquem em outra UF diferente da UF onde a empresa possui CNPJ, faz-se necessária a abertura de um CNPJ – FILIAL na UF em que se encontra o Armazém Correios, para que haja a geração da NF nesse CNPJ.

Coleta

  1. Consigo solicitar coleta diretamente em meu fornecedor?

O empresário poderá levar ele mesmo o seu material até o armazém dos Correios, utilizando veículo próprio ou contratando frete terceirizado; ou poderá solicitar que os Correios realizem essa coleta. Nesse caso, há a incidência de custo adicional para o serviço. Em ambas as alternativas, é importante que haja o acompanhamento do empresário a essa primeira operação, para supervisão inicial dos trabalhos.

  1. Os Correios farão a coleta do meu estoque inicial para o Armazém Correios?

Não está previsto. O empresário deverá contratar o frete para levar o estoque inicial até o Armazém Correios ou solicitar este serviço aos Correios, que será cobrado separadamente, dentro das condições de viabilidades.

Questões Fiscais e NF

  1. Os Correios irão imprimir minha nota fiscal?

Sim. Os arquivos deverão ser enviados para os Correios por meio da integração tecnológica e os Correios irão imprimir a nota fiscal e as etiquetas de envio.

  1. Há necessidade de emissão de nota de transporte para entrada?

Sim, será preciso emitir nota fiscal de cobertura de entrada de produtos a serem armazenados. A nota servirá para transporte e para registro de entrada no armazém.

  1. Como será o processo de importação do pedido e emissão de nota fiscal?

Esse processo é realizado de forma eletrônica por meio de comandos via sistema integrado de gestão de armazém dos Correios. O pedido é importado por meio de arquivo em layout padrão. O sistema WMS gera notas de retorno de armazenagem e remessa por conta e ordem de terceiro. O depositante deverá apenas gerar a nota fiscal de venda.

  1. É preciso realizar alteração fiscal do domicílio da empresa e/ou do alvará de funcionamento pelo fato do meu estoque estar em poder de terceiro?

Não será necessário realizar alteração fiscal do domicílio da empresa, pois os Correios atuam com o regime de Armazém Geral.

  1. Como tratar fiscalmente dados da empresa para nova situação local dos produtos?

Não será necessário realizar alteração fiscal dos dados da empresa, pois os Correios trabalham com o regime de Armazém Geral.

Integração Tecnológica

  1. Como faço para integrar meu site com o sistema dos Correios?

Os Correios já disponibilizaram as informações necessárias sobre a integração de sistemas, disponíveis no site em “Integrações tecnológicas”.

Caso a empresa de ERP, marketplace ou o provedor do site que a loja virtual opera ainda não esteja integrada com os Correios, essa integração deve ser feita junto aos Correios, por meio das orientações citadas acima.

Suporte Operacional

  1. Caso eu tenha algum problema na operação, quem poderá me auxiliar?

Após a celebração do contrato com os Correios, serão fornecidos todos os contatos operacionais para auxiliar as lojas virtuais no dia a dia da operação.

Visitação no armazém geral e acompanhamentos no recebimento de carga

  1. Posso agendar uma visita ao armazém para conhecer o lugar onde meus produtos ficarão armazenados?

Sim. Após a celebração do contrato comercial, todas as informações sobre agendamentos e contatos serão fornecidas.

  1. Posso acompanhar a conferência dos produtos que chegarão no armazém?

Sim, desde que seja previamente agendada a visita para este acompanhamento.

  1. Posso visitar frequentemente a operação para vistoriar meu estoque e fotografar produtos?

Sim, desde que as visitas sejam previamente agendadas, pois precisarão ser acompanhadas por um funcionário dos Correios.

Seguro

  1. Minha carga no armazém estará segurada?

Sim. Após a celebração do Contrato Comercial, todas as informações sobre o seguro da carga será fornecida. Será aplicado um percentual de seguro mensal para cada item e esse será informado na tabela de preço do serviço. Essa cobrança será unitária e mensal.

  1. Minha carga distribuída estará segurada?

Para esses casos, o seguro é opcional e obedecem as regras já existentes para ad valorem previstos para SEDEX e PAC.

Gerenciamento on-line do estoque

  1. Como irei gerenciar on-line meu estoque?

Os Correios possuem o melhor sistema WMS para gestão de armazém. As lojas virtuais que contratarem os Correios para gerenciar seu estoque terão acesso ao sistema por meio dos indicadores da operação e informações de estoque fornecidas por meio das integrações tecnológicas.

Gerenciamento on-line dos pedidos

  1. Como irei comunicar aos Correios os pedidos que acabei de vender no meu site?

Os Correios, juntamente com a loja virtual, irão integrar os sistemas. Esta comunicação deverá ocorrer de forma automática.

  1. Como farei o gerenciamento dos pedidos despachados diariamente?

Os Correios, juntamente com a loja virtual, farão a integração dos sistemas que fornecerão todas as informações de atendimento de pedidos e códigos de remessas enviadas.

Prazos de atendimento

  1. Qual o prazo máximo para os Correios retirarem os produtos do estoque e realizarem a expedição?

No mesmo dia, dependendo do horário em que a ordem de despacho for enviada aos Correios. Caso contrário, a retirada no armazém e a expedição ficarão para o próximo dia útil.

  1. Qual o prazo para entrega dos produtos enviados via Correios?

Nesta operação de logística integrada, os prazos são os mesmos previstos para as modalidades SEDEX e PAC.

Embalagens

  1. A embalagem está inclusa no preço de atendimento e expedição de pedidos?

Sim. Os Correios possuem vários tipos e tamanhos de embalagem. De acordo com o pedido, a equipe de manuseio escolherá a melhor embalagem para acondicionamento correto do (s) produto (s).

  1. Se eu quiser utilizar minha embalagem própria, posso enviar aos Correios? Terei desconto por isso?

Caso a empresa solicite que o envio seja por meio de uma embalagem própria, os Correios farão a análise para verificar se a embalagem definida não trará nenhum impacto de custo na operação. Se negativo, os Correios receberão estas novas embalagens e farão o envio por elas, não inserindo nenhum custo adicional no atendimento. Caso positivo, os Correios farão uma precificação deste atendimento personalizado, que será negociado com a empresa portadora do contrato. Para os dois casos, não está previsto desconto por não utilização das embalagens dos Correios.

  1. Será cobrada a armazenagem do meu estoque de embalagens?

Sim. Caso a empresa utilize embalagens próprias, será feita a cobrança de armazenagem das embalagens, conforme tabela de preços prevista para o serviço de armazenagem.

  1. E se eu tiver algum item que não seja possível enviar com as embalagens dos Correios, por causa do tamanho ou do peso?

Caso a empresa tenha algum item que não seja possível o envio por meio de nenhuma das embalagens disponibilizadas pelos Correios, a empresa contratante deverá disponibilizar as embalagens específicas para atendimento a esses itens maiores. O Correios não farão a cobrança pela utilização dessas embalagens, nem a concessão de descontos pela não utilização das embalagens padrões dos Correios. Nesse caso, haverá somente a cobrança da armazenagem dessas embalagens, conforme tabela de armazenagem definida para o serviço, devido ao fato desses itens maiores receberem a mesma cobrança de armazenagem dos itens menores.

Modalidades e preços de envio

  1. Posso escolher a modalidade de envio caso os pedidos sejam enviados via Correios?

Sim. A loja virtual poderá enviar os produtos da mesma forma que é feita atualmente, por meio de SEDEX ou PAC.

  1. Será feita uma cobrança diferenciada para os envios dos meus produtos?

Sim. A solução Correios Log+ prevê o acesso a tarifas reduzidas na distribuição nas modalidades expressa e econômica. Em alguns envios, os descontos podem ser acima de 50%. Essa é uma das grandes vantagens da solução logística Correios Log+.

Exportação

  1. Posso enviar pedidos para o exterior?

Sim, mas esta solução ainda está sendo finalizada pelos Correios para ser ofertada brevemente.

Importação

  1. Os Correios podem receber minha carga importada e fazer o recebimento?

Sim, mas esta solução ainda está sendo finalizada pelos Correios para ser ofertada brevemente.

Recebimento de carga no armazém

  1. Como faço para agendar a chegada dos meus produtos no armazém?

Haverá uma central de agendamento que ficará responsável por programar os recebimentos. Essas informações serão fornecidas após a celebração do contrato.

      2. Todos os meus produtos devem ser entregues de maneira fracionada com código de barras?

Sim. A loja virtual deve negociar e exigir essa condição junto ao fornecedor, para que todos os produtos sejam entregues no armazém devidamente codificados. A fração do produto deve ser enviada aos Correios da mesma forma que ele poderá ser vendido.

Distribuição

  1. As transportadoras que eu escolher poderão retirar os pedidos que não serão enviados pelos Correios? Pagarei algo a mais por isso?

A loja virtual deverá agendar previamente a retirada dos produtos a serem enviados por outras empresas de transporte. Não há custos adicionais para essa situação.

  1. Os Correios farão a gestão total, inclusive dos envios por transportadoras ficando o cliente apenas com o repasse de uma fatura sintética?

As postagens serão faturadas no contrato múltiplo celebrado com os Correios. Se o cliente escolher enviar por uma transportadoras, neste momento, apenas disponibilizaremos a carga no armazém, para que a transportadora possa vir e retirar na doca definida, repassando as informações necessárias para todos os envolvidos.

  1. Será possível a entrega expressa e/ou econômica de carga consolidada?

Ainda não está disponível no serviço, o envio de carga consolidada. Mas os Correios estão formatando essa opção.

  1. Quais são os prazos de entrega dos objetos que sairão do Armazém Correios?

Os prazos são os mesmos praticados nas modalidades SEDEX e PAC, disponíveis no site dos Correios.

  1. Se a Correios Log+ armazenar meu estoque e preparar meus pedidos, tenho que enviar somente pelos Correios?

Não. Você pode optar por despachar seus pedidos pelos Correios, por meio das modalidades expressa ou econômica, ou contratar outro transportador para fazer a retirada dos pedidos e entregas. Os Correios farão a integração sistêmica com esses operadores, fornecendo às lojas virtuais todas as informações de despacho e códigos de rastreio.

Paralisação nos Correios

  1. No período de paralisação dos empregados dos Correios (greve), minha operação será afetada?

A operação de logística integrada (recebimento, armazenagem, atendimento de pedidos, preparação e expedição) não é afetada por qualquer tipo de paralisação dos empregados dos Correios. Em eventual paralisação parcial, a distribuição dos objetos SEDEX é priorizada e, historicamente, o nível de serviço nesses períodos excepcionais tem se mantido elevado.

Devolução e retirada de estoque

  1. Caso o produto retorne ao estoque e esteja em condições de venda, como será tratado?

Nesse caso segue o fluxo fiscal para a entrada de produtos no armazém, com uma NF de entrada de armazenagem. Quem define o destino do produto é a loja virtual, que pode determinar que os Correios mantenham o item em uma área de armazenagem de material inservível; envie o produto para alguma assistência técnica ou qualquer outro tipo de destinação.

  1. Quem irá gerar o pedido de logística reversa? Será feita pelo meu contrato com os Correios?

Na primeira fase do projeto, ainda será necessário que o cliente gere o código de logística reversa no seu contrato com os Correios. Na segunda fase, teremos nossa central de atendimento dedicada instalada. Ela poderá fazer essa solicitação e desonerá-lo dessa atividade.

  1. Poderei retirar o estoque sem movimento para distribuição/brinde/doação, para que não gere custo de estoque parado?

Sim, geramos uma nota fiscal de retorno de armazenagem para o depositante.

  1. Os Correios atenderão as solicitações de-pós venda e logística reversa das empresas que aderirem à solução?

Não. Por enquanto, o fluxo para abertura de Pedidos de Informação e solicitações de logística reversa, permanecem inalterados e devem ser, inicialmente, executados pelas próprias empresas que aderirem à solução. Mas os Correios pretendem ampliar a oferta desses serviços na operação.