Correios garante: cronograma do concurso público está mantido

Os Correios reiteram o compromisso em realizar o concurso público nacional de nível médio e superior dentro do prazo previsto.

A reiteração foi feita durante a reunião de negociação do ACT 2024-2025 nesta quinta-feira (25).

Confira o cronograma previsto:

Março a julho: planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;
Agosto: contratação da banca;
Setembro: publicação do edital do concurso.

As primeiras contratações devem ser feitas ainda em dezembro deste ano.

Devolutivas – Compromisso com a saúde mental

Os Correios também apresentaram devolutivas para as demandas das representações sindicais de segunda e terça-feira. Reafirmando o compromisso com o bem-estar de empregadas e empregados, a proposta da empresa é desenvolver um programa de cuidados com a saúde mental, baseado em estudo prévio para identificar necessidades e aplicabilidade de método especializado.

Outro avanço importante diz respeito à garantia de até seis ausências remuneradas, ou 12 turnos de trabalho para empregadas e empregados acompanhando dependentes, tutelados, esposa(o), companheira(o) ou pais maiores de 60 anos para tratamento de saúde ou idas ao médico.

A proposta da empresa é que a ausência possa ser justificada também com uma declaração de acompanhamento, e não apenas com atestado, que nem sempre é fornecido com facilidade pelo médico ou médica que realizou o atendimento.

A semana foi encerrada com a certeza de aprimoramentos em cláusulas que eram apenas repetidas nos ACTs anteriores.

As negociações serão retomadas na próxima quarta-feira (31), quando serão analisadas as cláusulas referentes a benefícios. A proposta financeira será apresentada pelos Correios no dia seguinte, 1º de agosto.

Publicado em Acordo Coletivo | Deixe um comentário

Melhorias nas cláusulas sobre relações sindicais são propostas pelos Correios

As relações sindicais foram o tema do décimo dia de reunião da mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025.

Manutenção de avanços

Da mesma forma como foram tratadas as cláusulas sociais, as condições de trabalho e a saúde do trabalhador, a proposta da empresa é manter as garantias já conquistadas, com a inserção de diversos aprimoramentos.

Dentre as melhorias propostas pela empresa estão definir intervalos máximos de 30 dias entre as reuniões periódicas das Mesas Nacional e Regional de Negociação Permanente e assegurar que as transferências de delegados sindicais e cipeiros, por terem sido eleitos para representar a unidade, sejam realizadas somente à pedido ou mediante sua anuência.

As sugestões propostas pelas representações sindicais hoje serão analisadas para apresentação de retorno nos próximos dias. Nesta quinta-feira (25), os Correios devem apresentar devolutivas sobre os temas tratados ao longo das reuniões anteriores.

Publicado em Acordo Coletivo 2024-2025 | Deixe um comentário