Conheça algumas experiências de colegas que inovam em suas entregas
Por Thiara Andrade
Os Correios são uma empresa pública moderna, que têm como missão promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico ao conectar pessoas, instituições e negócios. Líderes no segmento de logística e de entrega de encomendas no Brasil, são também responsáveis pela atividade postal nacional. Mas toda essa capacidade não seria possível sem o maior ativo da estatal: suas empregadas e seus empregados.

Juntos, mais de 85 mil trabalhadoras e trabalhadores garantem, todos os dias, a confiança na marca Correios, reconhecida em cada lugar desse país.E muitos vão além, com atitudes e práticas conhecidas como “intraempreendedorismo” – que consiste em atuar como empreendedores dentro da própria empresa, buscando inovar, criar produtos/serviços ou melhorar processos.
Um dos exemplos dessa atitude – e de como é importante o papel de cada técnico, agente ou analista dos Correios -, pode ser visto no trabalho da gerente de logística integrada Maiara Gorski e do assistente comercial Eduardo Toniolo. Em meio ao caos das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, quando os Correios foram responsáveis pela maior entrega humanitária já realizada no Brasil, os colegas negociaram o contrato de LOG IN Supri com a Defesa Civil do Estado, possibilitando uma receita de R$ 9 milhões em um ano.
Maiara coordena a operação do contrato, com indicação do próprio cliente em renová-lo por mais tempo. Empregada dos Correios há 24 anos, ela explica que o sucesso da negociação foi escuta ativa, disponibilidade, criatividade e flexibilidade. “Embora as negociações tenham sido emergenciais, estive disponível durante todo o processo. Busquei entender as necessidades e prioridades do cliente e isso foi fundamental para que a operação logística – a primeira dessa natureza e porte no país -, fosse pensada e estruturada”, explica a gestora.
A maior motivação de Maiara para seu comprometimento no trabalho é a importância dos Correios para a sociedade como um todo. “É uma instituição fundamental na conexão de pessoas, e no funcionamento da logística de negócios e de políticas públicas no País. Saber que o trabalho dos Correios é essencial para a sociedade e que, nessa empresa, eu me desenvolvi e cresci profissionalmente, é de grande satisfação pessoal”, ressalta.

Já Eduardo destaca que a experiência adquirida em 17 anos atuando na área comercial foi fundamental para a superação de barreiras nessa negociação. “Quando surgiu a oportunidade de oferecermos uma solução para a Defesa Civil, já fomos à campo, visitar as dependências do cliente, ouvir as dores e as dificuldades encontradas. Transformar essas questões em solução foi o grande desafio que tivemos”, avalia.
Trabalhando nos Correios há quase 24 anos, Eduardo diz que tem muito a agradecer à empresa, por todo aprendizado e oportunidades proporcionadas nesses anos. “Procuro retribuir da melhor forma possível, com muita dedicação e empenho no desenvolvimento das minhas atividades”, declara o assistente.
Além da agência
Em Pernambuco, Péricles Vilela atua como gerente na Agência Belém de Maria, desde outubro de 2024. Já nos primeiros meses na atividade, mostrou a que veio: as vendas de produtos de parceiros alavancaram. Com as campanhas mensais de 2025, ele trouxe grandes resultados para a unidade – mais de 300% da meta de receita para o primeiro trimestre desse ano -, estando sempre em destaque no Estado.

Péricles trabalha nos Correios há quase 28 anos e destaca que o segredo é nunca desistir quando ouve um não. O empregado faz diversas vendas com clientes que vão buscar objetos postais na agência. “A maioria vai retirar uma encomenda e acaba levando um chip, um seguro ou um título de capitalização”, conta. Além da atuação dentro da agência, o gerente oferece os produtos nas feiras da cidade e onde achar uma oportunidade.
“A cada campanha, eu percebo o reconhecimento do esforço realizado e isso me motiva a buscar mais. É muito especial trabalhar em uma empresa que acredita no potencial do seu empregado e dá as ferramentas para que ele possa crescer. Eu tenho orgulho de representar essa equipe e de estar me destacando. Eu realmente me sinto valorizado aqui”, afirma.
Trabalho em equipe
“Tenho muito orgulho de pertencer aos Correios e saber que esse prazer se estende a minha família me motiva a buscar, cada vez mais, colaborar de forma proativa em busca da eficiência nos resultados e gerar uma experiência positiva aos clientes. Sou muito grata pelo apoio de minha equipe: colegas e gestores”. É assim que a assistente comercial Cristina Possa, de Santa Catarina, ressalta o prazer em trabalhar na estatal.
Cristina entrou nos Correios há 23 anos e iniciou suas atividades na força de vendas em 2014, como assistente comercial de relacionamento. Integrou a equipe de pós-venda entre 2017 e 2019, quando voltou para a função de relacionamento, em Criciúma, onde segue atuando hoje.

A cada ano, a empregada vem trazendo melhores resultados para os Correios, sempre compartilhando suas boas práticas e informações úteis com os colegas, demonstrando um grande espírito de trabalho em equipe e contribuindo com a melhoria do trabalho e resultado de todos.
Com esse trabalho, sempre realizado com muita dedicação e foco na satisfação do cliente, Cristina vem apresentando um resultado espetacular em 2025, com um aumento de receita de 37,43% em relação ao mesmo período do ano passado e atingindo 119,78% da meta parcial acumulada até 27 de abril. Em 2024, ela atingiu 102,73% da meta total de sua carteira. A assistente comercial se destaca também na atuação para a prospecção de novos clientes, atingindo 239,30% da meta em 2024 e 438,98% da meta parcial de 2025.
Segundo Cristina, com a união do trabalho de todos é possível fazer a diferença nos Correios. “Procuro ao máximo estar em contato com o cliente, preferencialmente em visitas presenciais, para conhecer a operação, as necessidades e, com isso, vislumbrar soluções. Também busco fazer parcerias com algumas agências, auxiliando-os sempre que necessário e de forma ágil – pois, na maioria das vezes, o cliente precisa de um retorno rápido – garantindo assim a confiança para conquistarmos novos clientes e fidelizarmos os que já estão com os Correios. Isso tudo com o intuito de alavancar as vendas e, consequentemente, aumentar a receita de nossa empresa”, explica.
Parcerias locais
No Piauí, João Lavor assumiu a gerência da Agência Sigefredo Pacheco em 2017. O empregado sempre se destacou por seu orgulho e comprometimento no trabalho. No primeiro trimestre desse ano, conseguiu fazer com que a unidade – que é unipessoal -, acumulasse um resultado de vendas 160% acima da meta para o período.

Além de realizar postagens de e-commerce e apostar no oferecimento de produtos a clientes e usuários da agência, João encontrou uma forma de alavancar, ainda mais, os resultados da unidade: aproveitar a oportunidade de reenviar correspondências para quem se mudou da região. “Sempre que chega remessa especial, como cartões, e o destinatário mudou de cidade, eu procuro informações sobre o cliente, envio mensagem e ofereço repostar, via SEDEX, para garantir segurança e rapidez na entrega. Assim, um cliente vira dois”, comenta o gerente.
Para João, o esforço de hoje é o segredo do sucesso amanhã. Sua dedicação já lhe rendeu reconhecimento, tanto na superintendência estadual dos Correios no Piauí como no Correios Sede. “Minha motivação é ver o impacto da prestação do serviço que a gente oferece, ver a satisfação do cliente. Fico feliz, por exemplo, em ver a pessoa crescer porque está vendendo seus produtos postados por nós. Eu me sinto lisonjeado em saber que a pessoa cresce utilizando os serviços dos Correios”, celebra.
Série especial
Neste 1o de maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, os Correios reconhecem o valor de todos que se dedicam com afinco em suas entregas diárias e fazem os Correios serem sinônimo de confiança e orgulho nacional.
Acompanhe, durante todo o mês de maio, a série de matérias com relatos de outras empregadas e empregados que se destacam em sua atuação e seguem contribuindo para evidenciar o papel da estatal como empresa pública, agente do governo federal e integradora nacional.

Com a colaboração das coordenações de comunicação de PE, PI, RS e SC.