Correios apresenta projetos para modernização e otimização da entrega de encomendas

Nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, os Correios se reuniram com representantes sindicais para apresentar projetos que estão em estudos para a modernização e otimização da entrega de encomendas pela estatal.

Participaram dos encontros o diretor de Operações, Sérgio Kennedy Soares Freitas; e os superintendentes executivos de Planejamento e Capacidade Operacional, Mércia da Silva Pedreira; de Operações, Marcelo de Oliveira Santos; e de Gestão de Pessoas, Alexandre Martins Vidor.

O primeiro plano citado foi a entrega por rota, que propõe a melhoria dos recursos de pessoal e transporte com a roteirização das remessas e a digitalização dos processos operacionais, que já é uma realidade no mercado concorrencial de encomendas.

O estudo sugere uma melhor organização da força de trabalho, diminuindo os custos com combustível e com a manutenção da frota, por exemplo, sem retirar qualquer direito dos empregados.

No mesmo sentido, a empresa apresentou também as atualizações feitas em 51 apontamentos realizados pelas federações, anteriormente, em relação ao novo Sistema de Distritamento e Dimensionamento (SDD), que permite alocação de recursos humanos e materiais conforme as necessidades de cada unidade operacional.

A empresa apresentou ainda o estudo sobre a escala 12×36, em unidades operacionais que entregam encomendas, com rotas de distribuição (TMS) e dimensionamento atualizado.

A proposta é fundamentada no artigo 59-A da Consolidação das Leis do Trabalho e sugere jornadas de trabalho escalonadas, com flexibilidade para ajustes operacionais. A medida busca melhorias para ambas as partes e o reposicionamento dos Correios no mercado concorrencial, e está alinhada ao ciclo de modernização operacional da empresa.

O calendário das próximas reuniões do Acordo Coletivo de Trabalho será definido até a próxima terça-feira (7) e visa tratar de temas relacionados a questões sindicais e disposições gerais. Ficou definido que, em razão do andamento das negociações, o ACT 2024/2025 segue prorrogado até o fim do mês de outubro.

Publicado em Acordo Coletivo | Com a tag , | Deixe um comentário

Correios propõe a manutenção de cláusulas sociais e de condições de trabalho

Dando continuidade à mesa de negociações, os representantes dos Correios e das federações sindicais se reuniram nesta quinta-feira (11). Na ocasião, a empresa apresentou as propostas da empresa relacionadas a questões sociais e condições de trabalho.

Para as cláusulas sociais, que tratam de diversidade, inclusão e direitos humanos, além de direitos das mulheres ecetistas, a empresa apresentou proposta de manutenção de 20 dos 22 itens. Com alterações somente nos textos sobre a Associação Recreativa dos Correios (ARCO) e a licença-paternidade.

A empresa propôs também a manutenção de 5 cláusulas das 7 relacionadas às condições de trabalho: frota operacional, inovações tecnológicas, empregadas(os) em terminais computadorizados, jornada de trabalho nas agências de atendimento e segurança na empresa.

A manutenção das cláusulas fica condicionada à assinatura do ACT 2025/2026.

Foi sugerida ainda a inclusão de cláusula que permite a escala 12×36 na distribuição. Por se tratar de assunto novo, o tema continuará em debate na mesa de negociações.

As cláusulas que tratam sobre a distribuição domiciliária e o redimensionamento de carga serão debatidas na próxima reunião da mesa de negociações.

Os próximos encontros serão nos dias 30/9, 1 e 2/10/2025.

Os Correios reiteram que o diálogo é o melhor caminho para o fechamento de um acordo favorável para todas e todos, e para a empresa.

Publicado em Acordo Coletivo | Deixe um comentário