ACT 2024/2025

Os Correios assinaram nesta segunda-feira (16) o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 com a Findect. Na sexta-feira (13), a empresa assinou o ACT com a Fentect.

Pelo segundo ano consecutivo, graças ao diálogo, construímos uma proposta de acordo em mesa de negociação, com ganhos para empregadas e empregados. Entre os benefícios conquistados estão o reajuste linear que garante aumento superior a 4,11% para 55 mil empregados, o retorno da cláusula sobre a gratificação de 70% de férias e o pagamento de Vale Peru no valor de R$ 2.500,00, em duas parcelas.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, comemorou a assinatura. “Em pouco mais de um ano e meio do governo do Presidente Lula, devolvemos 50 direitos retirados no governo anterior. Essa vitória é de todas e de todos que trabalham nos Correios”.

Confira as minutas do ACT:

Publicado em Acordo Coletivo | Deixe um comentário

Assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025

Os Correios realizaram, nesta sexta-feira (13), em Brasília (DF), cerimônia para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025.

Pelo segundo ano consecutivo, o diálogo permitiu que as empregadas e os empregados conquistassem uma série de benefícios, como um reajuste linear que garante aumento superior a 4,11% para 55 mil empregados, resgate da cláusula sobre a gratificação de 70% de férias e o pagamento de Vale Peru de R$ 2.500,00, entre outras melhorias.

A proposta de acordo foi construída em mesa de negociação e teve ampla aceitação por parte das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O diretor de Gestão de Pessoas, Getúlio Marques Ferreira, abriu a cerimônia agradecendo a todas e todos que participaram das reuniões da mesa de negociação, do presidente aos representantes das trabalhadoras e dos trabalhadores, passando pelas áreas técnicas da empresa. “A negociação em mesa é sempre o melhor caminho para os dois lados”, destacou.

A secretária Nacional de Mulheres Trabalhadoras da Central Única dos Trabalhadores, Amanda Corcino, enalteceu os diversos avanços em relação às mulheres obtidos na construção do ACT 2024/2025. “Destaco o acolhimento às mulheres vítimas de violência, as bolsas de estudo, os cuidados com as mães, a licença-paternidade. A empresa ouviu as trabalhadoras e os trabalhadores”, reconheceu.

A diretora de Governança, Juliana Picoli Agatte, lembrou a importância do diálogo com transparência. “Integrar as demandas das empregadas e empregados com a realidade da empresa é sempre o maior desafio”, apontou. “É fundamental essa união de esforços para a construção dos Correios do futuro, com todas e todos juntos, discutindo as melhorias e as dificuldades”, salientou.

O secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Emerson Marinho, afirmou que, num passado recente, trabalhadoras e trabalhadores dos Correios não tinham nem perspectiva de manter seus empregos. “Conseguimos, em 2023, assinar o primeiro acordo coletivo em mesa, depois de quase uma década. E, nesse ano, com esse acordo, além da garantir a preservação dos nossos empregos, conseguimos aumentos nos salários e benefícios, além de avanços importantes com relação à diversidade, equidade de gênero e, também, a nossa integridade mental e física. A empresa se preocupou com as pessoas, que são sua maior riqueza”, pontuou.

Já o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância da assinatura do acordo coletivo ter sido fruto do diálogo em mesa de negociação, sem necessidade de intervenção do Judiciário. O dirigente ainda lembrou que, nos últimos anos, a empresa foi sucateada com fins de privatização. “Mas hoje há diversos projetos em andamento para garantir a sustentabilidade dos Correios e o Presidente Lula faz questão de deixar claro o papel estratégico da empresa para o Brasil”.

Ele ainda parabenizou trabalhadoras e trabalhadores pela disposição ao diálogo neste momento de reconstrução da empresa. “Gostaria de lembrar que, em pouco mais de um ano e meio do governo do Presidente Lula, conseguimos resgatar 50 direitos que tinham sido retirados no governo anterior”, destacou. “Tenho orgulho de ser o presidente que trouxe de volta esses direitos, junto com as trabalhadoras e os trabalhadores. E me orgulho, também, de ter fechado esse acordo em mesa, pelo segundo ano consecutivo. Seguiremos espalhando a cultura do amor e da tolerância. Essa vitória é de todas e todos nós”, finalizou.

Publicado em Acordo Coletivo | Deixe um comentário