Discussões sobre o CorreiosSaúde evoluem em Brasília

As atividades da Comissão Paritária para Proposição de Melhorias no CorreiosSaúde tiveram continuidade durante toda esta semana, inclusive com a participação do presidente dos Correios, Guilherme Campos. Os temas de discussão foram custeio do plano, elegibilidade de beneficiários e o custo do pós-emprego.

Na terça-feira (29/11), a discussão foi sobre a elegibilidade dos beneficiários. A representação dos Correios apresentou toda a sistemática para inclusão de beneficiários e as dificuldades para manter o cadastro atualizado. As propostas de melhoria neste tema foram debatidas, com proposições como: recadastrar todos os beneficiários (titular e dependentes), por mês de nascimento do titular, para verificar a condição de elegibilidade e atualizar os dados cadastrais; disponibilizar para o beneficiário uma ferramenta de controle de status de atualização cadastral; estabelecer plano de comunicação para divulgar os critérios de elegibilidade, a documentação necessária para inclusão e atualização cadastral. Todas as proposições estão na ata, que pode ser lida AQUI.

A reunião de quinta-feira (1°) contou com a presença do presidente dos Correios. Guilherme Campos ressaltou que houve uma recomendação do Conselho de Administração para que a comissão antecipe a entrega de proposta até 31 de dezembro, pela urgência da situação econômica da empresa.

“Precisamos construir uma proposta em conjunto para solucionar o problema do plano de saúde dos trabalhadores. Nós não podemos perder essa oportunidade. A proposta que sairá daqui tem que atender a todos os trabalhadores. Tenho certeza que, juntos, podemos reverter essa situação delicada”, afirmou Campos.

No mesmo dia, a Fentect fez a apresentação intitulada “Déficit, Provisionamento e o Processo de Reestruturação dos Correios”. Após toda a explanação da representação dos trabalhadores, foram feitos alguns questionamentos sobre o assunto pelas duas representações.

A representação dos Correios prestou esclarecimentos, deixando claro que não há manipulação dos dados financeiros dos Correios e que as demonstrações financeiras são auditadas por empresa de auditoria independente e órgãos de controle. Outro assunto tratado foi que, apesar do aumento no preço das tarifas postais, o valor da receita não acompanhou a inflação, ou seja, não houve aumento real na receita, enquanto a despesa continua crescendo. Também foi ponderado que há muitos anos os Correios apresentam déficit no resultado operacional.

Mais esclarecimentos foram dados sobre o benefício pós-emprego. Foi informado que esse cálculo é feito por empresa independente especializada em cálculos atuariais, com base nas informações fornecidas pelos Correios e de acordo com a legislação aplicável. O registro desse benefício no balanço é obrigatório por tratar-se de uma obrigação futura dos Correios com os empregados a partir do desligamento decorrente da aposentadoria.

Na reunião de sexta-feira (2/12) foi feita apresentação sobre a Governança da Postal Saúde e todas as melhorias que a diretoria atual fez para aumentar o controle na operadora. A discussão sobre esse assunto continuará na próxima reunião da comissão.

Custeio – Conforme já havia sido divulgado, na segunda-feira (28/11) a representação dos Correios apresentou os três tipos de modalidade de custeio existentes: mensalidade com coparticipação nas despesas médicas (Banco do Brasil, Geap); apenas mensalidade (Amil, Bradesco Seguros); e por compartilhamento de despesas, sendo que o CorreiosSaúde é o único plano que atua por compartilhamento. A discussão desse assunto também será tema das próximas reuniões.

Encontrar soluções para preservar o CorreiosSaúde é responsabilidade de todos.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

46 respostas para Discussões sobre o CorreiosSaúde evoluem em Brasília

  1. Falacomigopfv disse:

    Bom dia senhores , creio ser de fundamental importância que encontremos uma solução para nosso plano de saúde , uma vez que o verdadeiro valor dele só aprendemos quando precisamos e ficamos desamparados , seja por uma consulta desmarcada ou um exame que não foi realizado por suspensão do credenciado por falta de pagamento;

    Seja permitindo que participe somente os filhos ou um limite por colaborador e a partir daí seja cobrada uma taxa extra , ou por idade uma parcela de compartilhamento , enfim ; a precisão obriga que tomemos uma atitude agora para garantirmos um futuro para nosso plano de saúde;

    Mas o que particularmente me incomoda é saber que tenho que me despedir de colegas que estão sendo dispensados para contenção de despesas , como nosso assistido do programa social , ver os veículos em péssimo estado de conservação por falta de manutenção e outros tantos problemas indo desde os uniformes a produtos que não chegam , e ter que ver ao mesmo tempo a empresa discutindo em reunião extraordinária a contratação de assessores especiais , auditoria e outras coisas ;

    Economizamos com o salário de R$ 800,00 de um assistido que efetivamente trabalha e gastamos sabe lá quanto com assessores e tantas outras coisas totalmente DESNESSESSÁRIAS.

    Fica aqui somente meu pensamento a respeito , pois em todos estes anos na empresa sempre levantei da cama para TRABALHAR e ajudar esta empresa , e me entristece muito ver a que ponto chegamos ; força e fé queridos , e não deixemos de acreditar.

    • Carteiro disse:

      Mais um ludibriado pelo argumento da empresa. O plano se saúde chegou a esse ponto por ingerência da empresa, por isso não são os trabalhadores que têm que arcar com o prejuízo da incompetência. Acorda, falacomigopfv.

      • sergio disse:

        Acorda amigo:

        Plano de melhoria:

        Demitam todos assessores.
        Demitam cargos desnecessários
        Downsizing Já. Pra que 50 seções na GEDIS?

        Fim do banco postal, que paga migalhas pra empresa e tem custo alto com funcionario e segurança.

        Sem banco postal dá pra fechar um monte de agencia que só dá prejuizo

        Automatização total dos CTEs e CTCs.

        Fim do cargo de expedidor. Contratar LTR com chapa.

        Só aí já dá uns 100 milhões por mês. 1 bilhão por ano.

    • atendente disse:

      Tem razão tem coisas que não da para entender. Economiza de lado gasta de outro.
      Apesar de tudo a empresa vai sobreviver, temos funcionários competentes e dedicados.

    • ricardo disse:

      me apresente uma mágica que funcione, pois pelo que entendi, pelo numero de dependente que tenho, pagaria 983,22 sem contar consultas, um detalhe importante, meu salario é 1.300,00 liquido, pois sou reabilitado, sem contar que estão empurrando a conta da incompetencia e ingerencia pra cima de todos os funcionários, tenho uma solução melhor, privatizem, assim acaba os cargos politicos, duvido que queiram privatizar, pois irão perder a boquinha deles.

  2. josenildo . cordeiro disse:

    A verdade é que se não houver corte de despesa e aumento de receita, tanto no postal saúde, quanto nos correios, quebrará os dois.É melhor todos fazer sacrifio agora , de que ter o pior mais na frente.Não pode haver intrasigência nesse momento, tanto por parte da empresa como por parte dos sindicatos.Acho que os correios deve fazer um corte em muitas funções sem necessidade.Um bom exemplo é corte de gastos que está sendo feito pelo Banco do Brasil,diminuindo diretorias…Emfim uma série de medidas que vai economizar muito dinheiro.Não adiante fazer um PDV e continuar e ser preenchidos essas funções novamente.

    • sergio disse:

      Acorda amigo:

      Plano de melhoria:

      Demitam todos assessores.
      Demitam cargos desnecessários
      Downsizing Já. Pra que 50 seções na GEDIS?

      Fim do banco postal, que paga migalhas pra empresa e tem custo alto com funcionario e segurança.

      Sem banco postal dá pra fechar um monte de agencia que só dá prejuizo

      Automatização total dos CTEs e CTCs.

      Fim do cargo de expedidor. Contratar LTR com chapa.

      Só aí já dá uns 100 milhões por mês. 1 bilhão por ano.

    • Tem que haver PDV, PDI, até os camba-os. Senão não tem espaço para colocar esses TANTOS ASSESSORES ESPECIAIS vinculados aos mais diversos PARTIDOS POLÍTICOS……

      • car disse:

        PDIA não vai nunca resolver os problema da empresa, o valor pago é ridiculo, e o salario de 1 mes dos muitos cargo e muita gente na area administrativa e esse agora pior que já vi, e o menos confiavel uma vez que temos visto que a empresa não paga, os seus debito com os funcionarios, basta ver o postalis quem ta pagando os desfalques são os proprios funcionarios, uma divida de 15 anos roubaram seu dinheiro e voçe é obrigado a pagar.

  3. Jura disse:

    Pessoal prestou atenção toda vez que é pra resolver um problema de valores os Correios, faz aparelhamento com outras instituições, mas quando é para aparelhar salários pagos eles nunca tiveram a sensibilidade de dizer que a que menos paga a seus empregados é os Correios. Porque será?

  4. SALARIO ACHATADO disse:

    Encontrar soluções para preservar o CorreiosSaúde é responsabilidade de TODOS.
    Mas todos mesmo!!!! E analisando o texto, o Correio não tá pensando em outra solução
    a não ser o DESCONTO nos salários dos funcionários. Não podemos nos esquecer que o
    nosso salário já está bastante defasado por conta de que nos últimos acordos coletivos não
    conseguimos ganho real, só reposição da inflação e isso não é o mais grave.
    O Correio sempre OFERECEU BENEFÍCIOS no lugar de aumento de salário e como resultado
    temos o menor salario das estatais, e tem tantos descontos que o ticket quase é maior que o valor líquido a receber, o nosso convenio é o único que inclui pai e mãe, mas lá atrás isso foi oferecido aos funcionários pelo próprio Correio. ISSO SEM FALAR NO DESCONTO DO POSTALIS, que é uma injustiça sem tamanho, uma afronta!
    Enfim, NOSSO SALARIO NÃO COMPORTA MAIS DESCONTOS.

  5. Sales disse:

    Bom dia!

    O custo que se teve para privatizar o Correios Saúde e transformá-lo em Postal Saúde com a contratação de funcionários, compra de materiais de expediente, contratos de aluguéis altos, ente outros custos e despesas inerentes a tal transformação começam a ser colhidos negativamente agora, bem como uma falta de auditoria minuciosa quanto aos gastos efetivamente consumidos pelos funcionários e a contrapartida das contas que os credenciados repassam para a ECT pagar.

    Sugiro uma retomada do plano de saúde com a gestão total de funcionários dos Correios, que detenham conhecimentos profundos de gestão financeira e gestão de saúde, com unidades administrativas dentro das próprias DR’s e com capital 100% dos Correios, como era antes, visando combater os altos custos que foram envolvidos nessa frágil e desnecessária privatização do plano de saúde (POSTAL SAÚDE).

    Para assim, diante de uma nova fase como plano de saúde próprio, e não privatizado (como é hoje), os gestores das áreas competentes junto com as representações dos trabalhadores se debruçarem da real situação financeira de custeios do plano de saúde, para se propor ou não a cobrança de mensalidade aos trabalhadores, que na sua maioria, já têm seus salários defasados perante as outras empresas da União, e não suportariam mais um aumento de despesa em seus holerites.

    • atendente disse:

      Mas a empresa não tem que adequar as normas de saúde. Foi muito bom acabar com as guias, autorizações etc. O que falta e transparência nos gastos, falta fiscalização assim como
      no caso do postalis má gestão, agora querem controla cobrando mensalidades. É gente vamos ter que se acostumar é a transformação dos correios.

  6. j disse:

    lembre-se que estamos pagando 2 vezes uma pelo – 1ª ( roubo ) e outra (má gestão) 2° – por nao recuperação do roubo do postalis db
    E agora querem implantar um desconto tambem no plano de saude ( pelas mesma más atitudes (gestão e roubos )
    e para lembrar: a fonte são dos partcipantes postalis db . +- 70.000 inscritos .
    53.540 – funcionários dos correios ganham até – 5.000,00 reais- 80%
    15.266 – funcionários dos correios ganham entre 5.000,00 e 20.000 reais – 19%
    +- 524 – funcionários dos correios ganham acima de 20.000,00 reais -1%
    e muito pesado para mais de 85% dos funcionários ativos e aposentados dos correios será uma penalização as nossas familias certamente se isso acontecer .

  7. j disse:

    PERGUNTO ? Reforçamos: a grande questão são as despesas médicas, hospitalares e odontológicas, que independem do modelo de gestão do plano de saúde.
    mas pelos aumentos que vocês mesmo divulgam + gestão –
    como a gestão pelos próprios correios seria mais cara? por que? precisa ser explicado muito melhor e provado como que uma gestão do próprio correios seria pior? deve ter coisas escondidas em tudo isso .

  8. Olímpio C. Filho disse:

    Os ajustes terão que ser feito no Postal Saúde, nos Correios e em muitas outras estruturas governamentais.
    A administração pública no Brasil, de modo geral, terá que passar por grandes transformações. Não há outro jeito, O Brasil está quebrado. Todos terão que se sacrificar um pouco. É melhor fazer os ajustes do que levar a empresa e o plano de saúde a falência. Acredito que, no caso da Postal Saúde, a melhor forma para o custeio seria mensalidade, de acordo com o salário de cada beneficiário, mais compartilhamento e vários níveis de planos.

    • jose disse:

      Por que “de acordo com o salário de cada beneficiário”? Quando você compra um serviço não se pergunta o salário para calcular o valor do serviço.

      Por que quem não tem “N” dependentes pendurados no plano deveria subsidiar que tem?

      • ricardo disse:

        o que mantem os funcionarios no operacional, é justamente o plano de saude e vale alimentação, pois o salario é ridiculo, não sei qual sua função e entendo seu posicionamento, mas tenha certeza que o problema é má administração e e outra coisa chamado desvios. mas é uma afronta receber 1.300,00 e agora passarem a cobrar 983,22 de plano de saude, sendo que entrei na mesma em 2003, pensando no plano de saude e vale alimentação que eram vantajosos.

    • ricardo disse:

      Olimpio c. filho me fale sua função, assim irei lhe responder, pois com esse pensamento e não constando no sistema qdo procurei pelo seu nome, fiquei em duvida, mas vou deixar meu pensamento, com o salario de 1.300,00 teria que pagar 983,22, então espero que privatizem e acabem com as boquinhas politicas.

    • car disse:

      Só quero saber se posso descer desse barco? ou serei obrigada a ter esse plano?

  9. Rossetto disse:

    Postal Saúde aluga imóvel em shopping, vc sabia? SHOPPING. 35.000,00/Mes EM UM ESPAÇO DE 2 METROS QUADRADOS.
    Vejam isto que meu colega publicou, não acredito; e querem cobrar de nós pobres trabalhadores?
    Quanta injustiça.

  10. EMERSON disse:

    DEUS É MAIOR EM TUDO!!! (LUCAS 1:37) ELE SABE DE TUDO!!! VAMOS TER VITÓRIA EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO!!! O NOSSO CORREIOS DO BRASIL,VAI RESSURGIR EM 2017,MELHOR DO QUE ANTES!!! UM CORREIOS ESTRUTURADO E TOTALMENTE MODERNIZADO!!!,QUE VALORIZE OS SEUS EMPREGADOS!!! AMEM

    • Ronaldo disse:

      Quando JESUS agir a favor dos funcionários que verdadeiramente trebalham nos CORREIOS, vai ter que “dar um fim” em muita gente(eu até gostaria que desse uma peste , para matar uma dezena de corruptos dos CORREIOS).

  11. Carteiro 10 disse:

    Se não temos mais Supremo Tribunal Federal e os demais Juízes são juizécos, imaginem como vai ficar o resto! Quem disse que não vamos pagar a conta! Não adianta chorar e nem gemer, a empresa vai nos obrigar a pagar a conta.

    • Carteiro disse:

      Carteiro 10, ou você não têm pais ou então eles não precisam de plano, porque pra dizer uma asneira dessa você deve se enquadrar em uma dessas situações. Responda-me, “inteligente”, por que será que quando era Correios saúde não tinham esses problemas(inclusive os pais já eram dependentes), isso só começou depois que transformaram em postal saúde?

  12. FRED disse:

    Primeiro passo é não mais permitir que pai e mãe sejam incluidos no plano de saúde.

    Depois disso, recadastrar tudo mundo.

  13. PECKER disse:

    PARA QUE TANTO CARGO E FUNÇÃO?
    CORTEM 1/3 DE CARGOS E FUNÇÕES QUE NÃO SERVEM PARA NADA, ALÉM DE SUGAR DINHEIRO PÚBLICO, E OS CORREIOS DARÃO UMA GUINADA.

  14. GILSON disse:

    TEM QUE FAZER IGUAL AO BB. CORTAR ATE AONDE DER.

  15. Rogério disse:

    Pessoal ACÓRDEM o dinheiro circulante da empresa sai de seus clientes e o detalhe:só a vista não existe pré datado.Na verdade, o que existe é uma ganância de poucos em detrimento do resto só que esquecem que é a base que faz o recurso financeiro chegar em todos os holerites. Temos credebilidade em todos os seguimentos da sociedade,isso não nasce do dia pra noite,afinal são nada mais nada menos que trezentos e cinquenta anos de história no Brasil.

  16. G K. disse:

    Tudo isso me fez lembrar da teoria do “bode na sala”….

  17. MIG disse:

    Se for para ter contribuição, como alguns já inclusive defendem, acredito que a melhor solução seria abrir chamada de empresas que já estão no mercado atuando nessa área, como agmed, amil, etc, para ver todas as propostas e abandonar esse elefante branco chamado postal saúde… visto já ter demonstrado ser ineficaz ao seu propósito. Assim, haveria uma participação do funcionários e uma contrapartida da empresa. Acredito que não haveriam mais problemas como esse no futuro.

  18. luiz A/C disse:

    Quando foi estruturado o postal Saúde,em todas as comunicações da ECT para com os colaboradores,era que nada seria cobrado dos funcionários,e nesta epoca os pais já faziam parte do Correios Saúde (obs. não tenho pai e mãe no Postal Saúde)
    Logo sou contra a cobrança.

  19. Abestado disse:

    Deixa abobora dar galho, e o muro andar em cima do gato.

  20. Rubia disse:

    Causa estranheza eles publicarem uma nota pedindo para salvar o CorreiosSaúde, que não existe mais. O que salvaremos é uma empresa privada, que sugou até o último centavo da empresa, com salários milionários e aluguéis de espaços nobres. Tem que pegar os incompetentes que permitiram essa festa toda e eles sim, pagarem esses rombos dos quais se beneficiaram. Ressuscitem o CorreiosSaúde, pois estava muito melhor que essa porcaria de empresa que nos empurraram goela abaixo.

  21. higor disse:

    A única coisa que ainda prestava nos Correios era o plano de saúde e isso já tiraram do trabalhador a bastante tempo e agora estão querendo tirar até a migalha que sobrou. Será que vai cortar o salário e o plano de saúde do Sr. Guilherme Campos?

  22. Desacreditado disse:

    Vamos aguardar.

  23. sergio disse:

    Vamos lá pessoal, pagar de 15 a 30% do nosso salário para o Postal Saúde.
    Mais 20% (com o rombo do postalis de 2015, vai aumentar a contribuição) para o Postalis
    Redução de 20% do salário para ajudar a empresa

    O lado bom de tudo isso é que teremos direito de receber bolsa família e abono do Pis/Pasep

  24. JURA disse:

    A PORCA TORCE O RABO.

  25. Rossetto disse:

    Mais uma cobrança, chega no fim do mês ao invés de recebermos salários, teremos que pagar para a empresa, portanto, depois das 8 horas na empresa vamos arrumar outro emprego até as 24 horas para podermos sobreviver.

  26. Sergio disse:

    Infelismente amigos esta indo para o mesmo caminho do postalis,acha que alguem se preocupa com as coisas que sao de interesse dos funcionarios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *