Comunicado Importante

Conforme deliberado pelo Tribunal Superior do Trabalho – TST em sua decisão, os Correios estão impossibilitados de pagar benefícios aos seus trabalhadores, que excedam aqueles previstos na CLT, até a assinatura de um novo acordo coletivo de trabalho.

O regimento interno do TST e a CLT preveem que as representações sindicais apresentem protesto judi­cial a fim de assegurar a sua data base, enquanto não seja as­si­nado um novo acordo, o que não foi por elas observado.

No primeiro dia das negociações, os Correios apresen­taram proposta aos representantes dos traba­lha­dores de manter os termos do acordo coletivo 2016/2017, desde que as federações se comprometessem a não fazer greve até a assinatura do novo acordo, porém a pro­posta ainda não foi levada para deliberação em assembleias. Outra grande estatal, a Petrobras, prorrogou o acordo coletivo vigente até 10/11.

Diante disso, caso não ocorra manifestação das representações até o dia 20/9, os Correios não têm outra alternativa senão cumprir a decisão do TST, sob pena de improbidade administrativa. A empresa ressalta que não é de sua vontade deixar de proporcionar aos seus trabalhadores benefícios já conquistados ao longo dos anos.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

30 respostas para Comunicado Importante

  1. Ronaldo Silva. disse:

    Apesentem o texto da lei que impede o pagamento do constante no ACT-2016/17 uma vez que existe um novo acordo em andamento. Observando que a Os Correios não apresentaram até agora uma proposta salarial(ESTAMOS FALANDO DE SALARIOS). Não mecham nos salários dos funcionários pois a incompetência é da direção dos Correios. Paguem os funcionários pois isso é melhor para a empresa. NÃO CHANTAGEIEM OS QUE TRABALHAM!

  2. Tamo_na_roça disse:

    Empresa já tá apelando, fazendo chantagem que coisa feia!

  3. DENIS RICARDO INDIGNADO disse:

    e Ronaldo ,este e o respeito que a empresa tem por nos que saimos todos os dias de casa para fazer esta maquina funcionar,eles mesmo gostam de falar nos somos a empresa,mas somos a hora dos nossos deveres ,agora quando e relacionado em direito e este blablabla….

  4. Sergio disse:

    Estranho…. o acordo NUNCA foi fechado em 1º de agosto, nunca!
    Sempre foi fechado entre outubro e novembro e nem por isso os benefícios deixaram de ser pagos…
    Não existe na legislação “vácuo inter-act”, ou seja, um deixa de valer enquanto o outro ainda não está valendo. Os empregados nunca ficam descobertos, porque não há no ACT uma cláusula de “vácuo”….

    Sabe o que esse comunicado é? Uma boa prova de assédio moral da empresa…

    • indgnado disse:

      Greve!!!juntos venceremos!!!vamos fazer a luta valer a pena pel@ nossa família e para que o Brasil acorde!!!não roubamos e temos que pagar pelo roubo destes políticos que continuam nos roubando e não tem punição!!!punição é para quem trabalha!!!como agora estão querendo retirar benefícios para sustentar ainda mais esta corrupção escancarada!!!pronto falei!!!

  5. Darth Vader disse:

    Nunca vi um acordo ser fechado em agosto, e nunca tivemos benefícios cortados. Será que a empresa vai ser punida com base na lei de improbidade administrativa? Ou será que isso é uma moda nova criada agora?

  6. Darth Vader disse:

    A empresa está caminhando para o lado negro da força…

  7. Atendente Francisco disse:

    Todos os outros acodos anteriores ficaram valendo até o fechamento do novo, agora a empresa vem com essa história, que coisa mais feia, vamos valorizar os trabalhadores, direitos são conquistados com trabalho. Apresentem a proposta para se negociar. Será possível, só ameaças?

  8. GESTOR disse:

    A questão é não fazer greve, simples . É isso que a empresa quer e o sindicato decide. O bom senso
    manda espera o fim das negociações.

  9. J.A disse:

    com um gestor ruim e comando ruim um governo ruim , quem paga é o trabalhador.

  10. DYEGO disse:

    A empresa acha que somos trouxas… se fosse improbidade ela já teria tirado, de forma alguma ela poderia continuar pagando. Tudo que tem na jurisprudência nos proteje até o outro acordo.

    É se a negociação não andou é por conta da empresa que está enrolando e não publicou a sua proposta completa…

    Creio que a empresa ainda vai emitir folhas de pagamento cortando os benefícios para assustar os funcionários. Vai ser o maior tiro no pé que a empresa vai dar, pois até quem não está pensando em sair de greva irá.

    Como o outro colega disse isso é assédio moral.

  11. indgnado disse:

    Temos q nos precaver destes sem noção e começar a negociar antes de vencer o acordo vigente!!!

  12. José Resplande da Cunha disse:

    “Manter os termos do acordo coletivo 2016/2017, desde que as federações se comprometessem a não fazer greve até a assinatura do novo acordo”
    Tremendo contrassenso, quem irá fazer greve depois de um acordo.
    Vale ressaltar que o acordo coletivo sempre expira em 31/07 e a empresa sempre mantinha o anterior durante as negociações. Já esse ano querem colocar o INOVAR em CAMPOS.

  13. Pura chantagem Barata! disse:

    Pura chantagem!
    De acordo com a sumula nº 277 publicada pelo tst no final de setembro de 2012,em favor da FENATTEL esta escrito que:
    As clausulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podem ser modificados ou suprimidas mediante negociação coletiva de trabalho.
    ainda de acordo com o art. 468 da CLT:
    Nos contratos individuais de trabalho so é LÍCITA a alteração das respectivas condiçoes, por mútuo consentimento, e, ainda assim desde que nao resultem, direta ou indiretamente em prejuizos ao empregado, sob pena de nulidade da clausula infrigente desta garantia.

    • Jonas disse:

      Caro amigo, infelizmente tem uma LIMINAR do ministra safado do TST: Gilmar Mendes que derrubou esta SÚMULA. O Judiciário está tornando cada vez mais patronal…. Esse referido ministro junto com mais um BANDO estão acabando com o SENCURADO

  14. Davi Índio de Glória disse:

    Vou entrar na justiça se fizerem essa palhaçada, espero que todos façam o mesmo.

  15. Jura disse:

    Isso se chama Pressão, esse Presidente quer ditar, mais vai recuar hoje, pode crer.

  16. alex disse:

    BOM DIA COLEGAS,
    Concordo com todos que estão a favor da greve, desde que entrei nesta empresa todo ano é a mesma coisa eu nunca vi a empresa ir a favor do emprega com situações favoráveis, só punições e retaliações. Sou graduado em Engenharia Civil, recém formado, mas não tenho mais ânimo com o sistema de administrativo que essas pessoas fazem com um empresa desse porte que os correios, infelizmente ela se encontra nessa situação, mas creio que ela se torne novamente uma empresa que valoriza o empregado e boa sorte a todos que irão lutar por um correio melhor.

  17. alex disse:

    Alguém sabe informar se é verdade que a empresa irá abrir um PDI aberto a todos os funcionários?

  18. carteiro do sul disse:

    caras se fizermos a maior greve da historia dos correios esse individuo que se diz presidente vai ser obrigado a recuar aos que nunca botaram a cara pra bater ta na hora de guardarem os pelegos no armario

  19. SERVIDOR DESMOTIVADO disse:

    SINDICATO JÁ NÃO FAZ NADA POR MUITOS ANOS, ACEITA TUDO QUE E PROPOSTA DA EMPRESA. JÁ NÃO NOS PAGA PLR PORQUE? MAL ADMINISTRAÇÃO, FALTA DE RESPEITO CONOSCO QUE DAMOS TUDO PARA EMPRESA CRESCER.SOMOS COBRADOS POR METAS FINANCEIRAS E AGORA A ECT VEM FALAR QUE ESTA NO VERMELHO! PORQUE NÃO PARAM DE FAZER GRACINHAS COM PATROCINIO E NÃO DAM O VALOR NOS SEUS FUNCIONARIOS? CUIDADO PORQUE QUEM NUNCA ENTROU EM GREVE ESTÃO PRONTOS POR LUTAREM POR SEUS BENEFICIOS QUE O SENHOR PRESIDENTE ESTA FALANDO EM CORTAR! GREVE ESTA NA CARA DE VOCÊS, E ESTA ENCAMINHANDO MUITO PRA ACONTECER>

  20. What the hell? disse:

    PDI para aposentados, plano de saúde apenas para empregados, diminuição do sodexo, aumento bem grande no salário e chances de crescimento dentro da empresa com oportunidades para todos. Será que isso é tão difícil?

  21. poeta ma disse:

    bom dia sai ano entra ano
    e continua a mesma coisa
    nao temos aumento de salário considerável deste quando entrei neste barco
    deste 2011
    estamos vivendo este cenário triste
    nao temos plr
    e nem salário digno
    ferias ???
    espero que em 2018
    seja a solução para o Brasil

  22. Amiga disse:

    Se não pagarem os benefícios é só entrar na justiça e pronto. Isso que a empresa faz é assédio moral. Pode- se entrar com medida de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *