Dando continuidade à mesa de negociações, os representantes dos Correios e das federações sindicais se reuniram nesta quinta-feira (11). Na ocasião, a empresa apresentou as propostas da empresa relacionadas a questões sociais e condições de trabalho.
Para as cláusulas sociais, que tratam de diversidade, inclusão e direitos humanos, além de direitos das mulheres ecetistas, a empresa apresentou proposta de manutenção de 20 dos 22 itens. Com alterações somente nos textos sobre a Associação Recreativa dos Correios (ARCO) e a licença-paternidade.
A empresa propôs também a manutenção de 5 cláusulas das 7 relacionadas às condições de trabalho: frota operacional, inovações tecnológicas, empregadas(os) em terminais computadorizados, jornada de trabalho nas agências de atendimento e segurança na empresa.
A manutenção das cláusulas fica condicionada à assinatura do ACT 2025/2026.

Foi sugerida ainda a inclusão de cláusula que permite a escala 12×36 na distribuição. Por se tratar de assunto novo, o tema continuará em debate na mesa de negociações.
As cláusulas que tratam sobre a distribuição domiciliária e o redimensionamento de carga serão debatidas na próxima reunião da mesa de negociações.
Os próximos encontros serão nos dias 30/9, 1 e 2/10/2025.
Os Correios reiteram que o diálogo é o melhor caminho para o fechamento de um acordo favorável para todas e todos, e para a empresa.