DIA DO MEIO AMBIENTE|
Uma nova entrega para o planeta

Como estamos transformando sustentabilidade em estratégia

Todos os dias, os Correios percorrem distâncias que poucos conseguem imaginar. Das ruas movimentadas das capitais às comunidades mais remotas do país, milhões de objetos seguem viagem para conectar pessoas, negócios e serviços essenciais. Uma encomenda cruza estados. Um medicamento chega a uma localidade distante. Um documento aproxima cidadãos de direitos e oportunidades.

Em tempos de mudanças climáticas, uma nova pergunta passou a acompanhar cada trajeto: como manter o Brasil conectado e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos dessa jornada sobre o planeta?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, essa reflexão ganha um significado especial. Desde 2013, os Correios evitaram a emissão de mais de 1,69 milhão de toneladas de gases de efeito estufa. Em 2025, a empresa alcançou, pela 14ª vez consecutiva, suas metas de redução de emissões registradas em inventário. Não se trata de uma ação isolada ou de uma campanha temporária. É o resultado de uma escolha feita há mais de uma década: incorporar a sustentabilidade à estratégia da empresa e à rotina da operação.

Continue lendoDIA DO MEIO AMBIENTE|
Uma nova entrega para o planeta”

COP30: Correios à frente do debate sobre logística de baixo carbono

Durante a COP30, os Correios adotaram o uso de veículos elétricos, diminuindo as emissões de carbono. Imagem ilustrativa: Divulgação/Correios.

Belém, 18/11/2025 – Na COP30, não estamos apenas garantindo que cargas essenciais circulem com precisão pelas Blue Zone e Green Zone. Na prática e no debate, os Correios desempenham um papel essencial na cúpula do clima.

Além da operação crítica que abastece a conferência, incluindo o transporte de água que refresca o calor amazônico para os milhares de participantes, a empresa também ajuda a conduzir a conversa sobre o que significa descarbonizar a logística em um país de dimensões continentais.

No último sábado (15/11), a superintendente de Governança dos Correios, Daniela Amoroso, participou de dois painéis da conferência, em mesas que reuniram representantes da Confederação Nacional do Transporte, Petrobras, Embraer, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Banco do Brasil e outras instituições de referência no setor de energia e mobilidade.

Continue lendo “COP30: Correios à frente do debate sobre logística de baixo carbono”

COP30|
Carteirito, Carteirita e Curupira: o trio que conquistou a COP30

Por Sandra Regina (enviada especial)

Na Blue Zone, território internacional da ONU, os mascotes dos Correios, Carteirito e Carteirita, se tornaram o ponto de encontro mais querido do dia. Foto: Sandra Regina/Correios.
Na Blue Zone, território internacional da ONU, os mascotes dos Correios, Carteirito e Carteirita, se tornaram o ponto de encontro mais querido do dia. Foto: Sandra Regina/Correios.

Belém, 13/11/2025 — Entre debates intensos e agendas globais, a COP30 ganhou uma pausa de leveza e encantamento nesta quinta-feira (13). Na Blue Zone, território internacional da ONU onde circulam delegações de quase 200 países, os mascotes dos Correios, Carteirito e Carteirita, e o icônico Curupira, se tornaram o ponto de encontro mais querido do dia.

Sorrisos espontâneos, pausas em reuniões e celulares a postos. Cada visita à dupla rendia uma foto, um abraço, um comentário carinhoso. A COP30 ganhou cores mais suaves no meio da rotina acelerada da conferência.

Continue lendoCOP30|
Carteirito, Carteirita e Curupira: o trio que conquistou a COP30″

DIA DO CICLISTA|
Sobre duas rodas, entregamos sustentabilidade e futuro

Reconhecida como o meio de transporte mais sustentável do mundo, a bicicleta é o modal perfeito para entregas de curta distância.

Neste Dia do Ciclista (19), celebramos não apenas a importância da mobilidade sustentável, mas também a presença marcante dos Correios sobre duas rodas. Todos os dias, milhares de carteiras e carteiros cruzam cidades e comunidades de todo o Brasil em suas bicicletas amarelas, levando cartas, encomendas e conexão para milhões de pessoas.

Mais do que um símbolo, a bicicleta tornou-se parte essencial da nossa estratégia de sustentabilidade e eficiência logística. Hoje, contamos com quase 10 mil bicicletas em operação, sendo mais de 4 mil elétricas, já presentes em todos os estados do país. Juntas, elas percorrem diariamente cerca de 49 mil quilômetros, somando mais de 12 milhões de quilômetros por ano.

Continue lendoDIA DO CICLISTA|
Sobre duas rodas, entregamos sustentabilidade e futuro”