DIA DO MEIO AMBIENTE|
Uma nova entrega para o planeta

Como estamos transformando sustentabilidade em estratégia

Todos os dias, os Correios percorrem distâncias que poucos conseguem imaginar. Das ruas movimentadas das capitais às comunidades mais remotas do país, milhões de objetos seguem viagem para conectar pessoas, negócios e serviços essenciais. Uma encomenda cruza estados. Um medicamento chega a uma localidade distante. Um documento aproxima cidadãos de direitos e oportunidades.

Em tempos de mudanças climáticas, uma nova pergunta passou a acompanhar cada trajeto: como manter o Brasil conectado e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos dessa jornada sobre o planeta?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, essa reflexão ganha um significado especial. Desde 2013, os Correios evitaram a emissão de mais de 1,69 milhão de toneladas de gases de efeito estufa. Em 2025, a empresa alcançou, pela 14ª vez consecutiva, suas metas de redução de emissões registradas em inventário. Não se trata de uma ação isolada ou de uma campanha temporária. É o resultado de uma escolha feita há mais de uma década: incorporar a sustentabilidade à estratégia da empresa e à rotina da operação.

Continue lendoDIA DO MEIO AMBIENTE|
Uma nova entrega para o planeta”

MÊS DO MEIO AMBIENTE|
Nosso compromisso com a agenda ambiental global 

Nos Correios, o compromisso com a sustentabilidade está no centro da nossa identidade. Durante o Fórum de Sustentabilidade 2025, realizado nesta terça-feira (17), em Brasília/DF, como parte das celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçamos nosso alinhamento às grandes agendas ambientais globais. O evento reuniu lideranças da empresa, representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e clientes, promovendo um espaço de diálogo, aprendizado e fortalecimento de parcerias. 

O alinhamento dos Correios a iniciativas como a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)  reforça o próprio DNA da estatal: presente em todos os municípios brasileiros, a empresa tem como missão conectar pessoas e garantir o acesso à comunicação e aos serviços postais com responsabilidade ambiental, social e de governança.

Esse compromisso se traduz em objetivos estratégicos claros, alinhados a metas nacionais e internacionais — como o Acordo de Paris, e a Portaria nº 15.441/2024 do Ministério das Comunicações — e se desdobra em ações concretas executadas por todas as nossas superintendências estaduais.

“A sustentabilidade faz parte da essência dos Correios, e está integrada à estratégia e às ações do dia a dia da empresa”, afirmou a diretora de Governança e Estratégia da estatal, Juliana Picoli Agatte, na abertura do Fórum. Conheça nossas principais frentes de atuação sustentáveis: 

Governança

Nosso plano estratégico é orientado por objetivos e indicadores voltados à sustentabilidade, com acompanhamento direto da alta gestão. Também mantemos políticas institucionais de sustentabilidade, governança, diversidade e gestão de pessoas, além de compromissos com a União Postal Universal (UPU) e alinhamento com políticas públicas de equidade e enfrentamento aos assédios e discriminação.

Meio ambiente

Entre 2019 e 2025, os Correios economizaram mais de 13 milhões de kWh em energia elétrica. Atualmente, a empresa conta com seis usinas solares de autogeração de energia em operação e outras 13 em implantação. Com o aumento do uso de etanol, reduzimos em 30% nossas emissões de CO₂e na frota própria, e ampliamos nossa frota sustentável com 50 furgões elétricos e mais de 4 mil bicicletas elétricas. 

Responsabilidade social

Promovemos um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e respeitoso, com programas voltados à equidade, desenvolvimento profissional e valorização da diversidade. Atuamos em apoio a comunidades afetadas por eventos climáticos extremos e mantemos projetos socioeducacionais como oPapai Noel dos Correios e o Concurso Internacional de Redação de Cartas. Em parceria com o INSS, atendemos quase 1 milhão de aposentadas e aposentados por meio do Balcão do Cidadão, entre maio e junho de 2025.

Ações como essas mostram que, para os Correios, sustentabilidade é mais do que discurso — é prática, é estratégia, é compromisso com o bem-estar coletivo. Sim, para os Correios investir em sustentabilidade é investir na perenidade do serviço público, na inovação e no bem-estar coletivo. 

Essa estrutura sólida e integrada fortalece a atuação da empresa em temas como gestão ambiental, eficiência energética, inclusão social e inovação sustentável — pilares que norteiam a atuação institucional e contribuem para a construção de um Brasil mais justo, resiliente e sustentável.  

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Evitamos a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2e na última década  

A nossa missão de conectar pessoas, instituições e negócios fundamenta-se em uma abordagem sustentável da nossa atuação. Alinhados à agenda ASG (ambiental, social e de governança), conduzimos nossas operações e negócios em busca de resultados, mas sempre considerando a responsabilidade socioambiental nas decisões da empresa.  

Nos últimos dez anos, os Correios evitaram a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e) decorrentes das atividades da estatal, segundo o último inventário da empresa. O levantamento foi realizado utilizando a calculadora do GHG Protocol Brasileiro, metodologia reconhecida mundialmente, que contabiliza entre outros, as emissões da nossa frota de veículos – nos modais rodoviário e aéreo – o consumo de energia elétrica das nossas unidades e até o deslocamento de empregados de casa para o trabalho.  

Continue lendoDIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Evitamos a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2e na última década  “

DIA DO MEIO AMBIENTE
Sustentabilidade dos Correios é reconhecida internacionalmente

Ser uma empresa socialmente responsável, economicamente viável e ambientalmente correta. Essa é a base da Política de Sustentabilidade dos Correios, que integra as dimensões social, ambiental e econômica nos negócios e em toda a cadeia de valor da empresa. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, destacamos as principais ações que realizamos para evitar desperdícios, minimizar os impactos ambientais das nossas atividades e sermos mais competitivos no mercado concorrencial.

Entre as boas práticas, a nossa gestão das emissões dos gases do efeito estufa, realizada desde 2013, merece destaque. Ano a ano, reduzimos de forma expressiva a liberação de gás carbônico na atmosfera. Segundo dados do último Inventário Corporativo de Emissão de Gás Carbônico da empresa, em 2019 reduzimos em 33,5% as emissões de CO₂ em comparação ao ano-base de 2013.

Na soma dos últimos seis anos, deixamos de lançar na atmosfera mais de 180 toneladas de carbono. Além de proteger o planeta e o meio ambiente, esse desempenho também gera valor a títulos comercializados por empresas que participam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) da bolsa de valores e que utilizam os serviços dos Correios.

CO₂ em toneladas: gráfico evidencia diminuição gradativa das emissões de carbono dos Correios nos últimos 6 anos.
Continue lendoDIA DO MEIO AMBIENTE
Sustentabilidade dos Correios é reconhecida internacionalmente”