Neste Dia Internacional das Micros e Pequenas Empresas (MPE), reafirmamos o nosso compromisso em apoiar os empreendedores brasileiros a viabilizarem seus negócios. Para ajudar empresas de pequeno porte a se destacarem no competitivo ambiente do e-commerce, o Blog dos Correios separou dicas práticas apresentadas pelo especialista em comércio eletrônico Éder Melo Pereira, em live do programa AproxiME. Éder é CEO da Wave Lojas Virtuais, empresa especializada em plataformas de varejo, atacado e marketplace, além de professor na PUC e Sebrae.
Confira abaixo 4 estratégicas de logística para adotar na sua loja virtual:
Frete grátis, com moderação – Segundo a pesquisa CX Trends 2023, feita com mais duas mil pessoas de todo o país, 63% dos consumidores que compram pela internet já desistiram de finalizar uma compra pelo preço elevado da entrega. Ao reduzir seus custos operacionais realizando um contrato com os Correios, você ganha margem para reduzir o frete. A estratégia não deve ser oferecida a qualquer custo, a venda precisa ser vantajosa para o seu negócio. “Você pode, por exemplo, oferecer frete grátis em determinadas condições, como em compras a partir de um valor mínimo ou para entregas em regiões específicas”, aconselha Éder Melo.
Localização estratégica – Abrir um centro de distribuição em vários estados requer muito investimento e não é viável para a maioria das pequenas empresas. Por isso, atuar em uma determinada região, conquistar o público local e ir aumentando suas operações é o melhor caminho para ser mais competitivo. “A estratégia caracol, de dentro pra fora, é uma boa forma de conquistar clientes. Tem muita oportunidade de negócio ainda em locais remotos”, destaca Éder.
Gestão de estoque – Fundamental para estabelecer processos, definir responsabilidades, ter múltiplas opções de entrega e garantir um relacionamento próximo do seu parceiro logístico. Todos esses fatores favorecem a qualidade das suas vendas. A solução Log+ dos Correios oferece suporte logístico completo e assume as etapas mais onerosas do e-commerce, como a armazenagem e o manuseio. Saiba mais aqui.
Inteligência artificial – Presente na gestão das notas fiscais, dos códigos de rastreio e até mesmo na mensageria de pós-venda. O uso da inteligência artificial no e-commerce melhora a experiência de navegação de dados, emitindo opinião sobre os produtos. Além disso, permite interagir com o cliente, por meio de banco de dados, recomendando serviços conforme as preferências do cliente. “No comércio eletrônico a informação é poder. No entanto, se você não tiver uma equipe em constante treinamento, não consegue avançar em estratégia, em automação, em nada do que foi apresentado” finaliza o especialista.
Assista a live na íntegra no canal dos Correios no Youtube.