Métricas para e-commerce: como utilizá-las a favor do seu negócio  

Ter um negócio no meio digital oferece muitas vantagens, como relacionamento e canais de aquisição de clientes. Nenhuma delas, no entanto, é tão representativa quanto a facilidade de mensuração de resultados. As ferramentas on-line permitem que as métricas do seu e-commerce sejam monitoradas, desde o comportamento dos consumidores até os resultados obtidos.  

Para diminuir os “achismos” e potencializar o seu lucro, mais que observar dados, é preciso tomar decisões pautadas nas métricas. Plataformas como o Google Analytics podem te ajudar nesse desafio. Em uma única ferramenta gratuita, é possível consultar e configurar todas as métricas essenciais do seu e-commerce, o que lhe permite começar a aprofundar o conhecimento sobre o desempenho e analisar a rentabilidade do seu negócio.  

O Google Analytics 4 (GA4) é a nova versão da ferramenta gratuita de análise de dados de sites do Google, que substitui o Analytics Universal.  Com foco na jornada do cliente e na privacidade, a atualização oferece análise multiplataforma e melhorias tanto na coleta de dados como nos relatórios, ou seja, insights mais completos.  
 
Para te ajudar a entender as principais mudanças do GA4, separamos alguns tópicos elencados pelo especialista em web analytics Gustavo Esteves, convidado da live AproxiME, do último dia 6. Esteves é fundador da Métricas Boss, maior agência de web analytics do Brasil.  

O que mudou no novo Google Analytics? 

  • Métricas exclusivas relacionadas ao tempo médio de engajamento e sessões engajadas por usuário
  • Resumo selecionado das informações, com relatórios mais estratégicos, em que se mede o evento, ou seja, cada interação no site
  • Configuração de diferentes tipos de eventos, conforme a necessidade do seu negócio. Ex: número de visitas e o tempo que cada usuário permaneceu no seu site
  • O tempo disponível para visualização dos relatórios é de 2 a 14 meses, no máximo. No relatório padrão do Google não havia esse limite
  • Não há mais relatório de tempo real, existe um delay de 30 minutos a 48 horas para refletir seu relatório, dependendo de cada caso
  • Não existe migração da versão antiga para a nova. É preciso abrir nova conta para utilizar a versão GA4

Além disso, a versão lançada em julho traz uma análise da taxa de engajamento, que é a porcentagem das sessões que interagiram com o site ou aplicativo. Os dados incluem visitas e acessos gerais, e não mais apenas do usuário. Já as métricas de taxa de rejeição, apresentada na versão antiga, foram excluídas.  

Esteves destaca ainda que as análises do GA4 apresentam diferentes tipos de relatório para cada necessidade, como aquisição, engajamento, monetização e retenção. “O novo Google Analytics é uma ótima ferramenta para ajudar o empreendedor a pensar analiticamente. No entanto, é preciso saber transformar as métricas em ação, ou seja, tomar decisão com menos achismos e mais dados”, finaliza o CEO. 

As lives do programa AproxiME são realizadas quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 11h, nocanal oficial dos Correios no YouTube.  A desta quinta (03/8) tem o tema “Alavancando os negócios através do Branding”, e será conduzida por Luiza Fontana, gerente sênior de varejo na Heineken