JUNTOS PELO RS|
Reconstruindo a leitura

Doamos mais de 20 mil livros a bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul; saiba como ajudar

Estima-se que mais de 100 mil livros foram destruídos pelos alagamentos no Rio Grande do Sul. Foto: Secom/RS

Em meio à tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul, além de gerir a operação logística dos donativos (leia mais), estamos empenhados na reconstrução das bibliotecas em municípios atingidos pelas enchentes. Até agora, estima-se que mais de 100 mil livros foram destruídos pelos alagamentos de maio.

Nesta semana, realizamos a doação de 21,5 mil livros para o sistema estadual de bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul. O primeiro lote de livros foi entregue na terça-feira (9), ao Instituto Cervantes, em Porto Alegre (RS). Ao todo, 44 bibliotecas de escolas públicas afetadas pela tragédia climática serão beneficiadas com as doações.

Os títulos doados, que abrangem diversas áreas do conhecimento, como Administração, História, Literatura, Matemática e Sociologia, pertenciam ao acervo das bibliotecas dos Correios que foram fechadas pelo governo anterior.

Agora, com destino certo, as obras farão a diferença na reconstrução da cidadania e educação do povo gaúcho

O primeiro lote de livros foi entregue ao Instituto Cervantes, em Porto Alegre (RS), nesta terça-feira (9). Foto: Divulgação/Correios

Como doar – A Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, em parceria com o clube de leitura Tag, também estão realizando uma campanha para arrecadar livros e destiná-los a bibliotecas afetadas pelas enchentes. A iniciativa, batizada de “Juntos pela Leitura no RS”, prevê a doação de obras de ficção, clássicos, contemporâneos e assuntos gerais, além de literatura infantil e infantojuvenil. Os livros usados devem estar em bom estado, 100% legíveis, sem manchas ou sujeiras. Quem quiser doar deve preencher este formulário.

Quem mora fora do estado gaúcho pode enviar os livros para o Instituto Cervantes (rua João Caetano, 285, bairro Três Figueiras, Porto Alegre/RS, CEP 90470-260) ou entregá-los diretamente em um ponto de coleta instalado na Feira do Livro do Pacaembu, que ocorre de 29 de junho a 7 de julho, na Praça Charles Miller, em São Paulo (SP). Saiba mais.