Mudanças climáticas: temos um compromisso com o planeta

Em dez anos, reduzimos em 27% nossas emissões de gases do efeito estufa 

As mudanças climáticas são, claramente, a questão determinante dos tempos atuais: as concentrações de gases de efeito estufa estão em seus níveis mais altos em 2 milhões de anos. Como resultado, a Terra está agora cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século XIX. A partir de 4°C, existem dúvidas se haverá condições de vida humana no planeta.

Diante disso, recalcular a rota e considerar as mudanças climáticas em nossas decisões é um requisito ético dos Correios. Em consonância com a prioridade do Governo Federal à transição ecológica, a gestão de emissões de gases poluentes é hoje parte integrante da nossa estratégia e governança, assim como a viabilização de soluções em descarbonização e energias renováveis.

Apesar do aumento do fluxo de objetos postais, estamos mantendo nossas operações em uma trajetória decrescente de emissões e com intensidade em carbono menor do que as principais empresas do setor logístico. Superando a meta estabelecida pela UPU (União Postal Universal), reduzimos nossas emissões em 27% em relação ao ano de 2013, quando iniciamos as medições, e em 11% em comparação com 2021, ano-base adotado pela UPU.

Os dados são do nosso 12º Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2023/2024. Ao todo, nos últimos 11 anos, evitamos a emissão de mais de 1,2 milhão de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, o que equivale a preservação de área de vegetação nativa do tamanho de 44 mil campos de futebol. 

Confira os três principais pilares que sustentam nossas ações: 

  • Energia limpa – Para reduzir o uso de combustíveis fósseis em nossas operações, além de ampliar o uso de biocombustível (etanol), investimos neste ano 17,8 milhões na aquisição de veículos elétricos em nosso Programa de Eletromobilidade. Em 2024, adquirimos 2.613 bicicletas e 50 furgões elétricos, o que nos permite realizar nossas entregas de forma mais eficiente e responsável ao utilizamos energia limpa, isto é, que não emite gases poluentes na atmosfera (leia mais
  • Eficiência energética – Além de ações para reduzir o consumo de energia elétrica, temos criado alternativas energéticas sustentáveis nas unidades dos Correios. Em Brasília, no edifício-sede da empresa, o sistema de 891 placas de energia solar é capaz de gerar mais 552.000 kwh por ano, suficiente para suprir 8,2% da eletricidade consumida em todo o prédio, além de evitar a emissão de cerca de 280 toneladas de CO2e (leia mais).
     
  • Economia circular – Por meio da ação EcoPostal, transformamos uniformes de carteiro, malas e malotes postais – que seriam descartados -, em objetos artesanais, como tapetes, bolsas e até roupinhas de bebê. As peças são doadas para entidades sem fins lucrativos, estimulando o empreendedorismo, a capacitação e a inclusão social. Outra iniciativa é a Coleta Seletiva Solidária, que garante a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos gerados em nossas unidades para reaproveitamento por cooperativas de reciclagem. Em 2023, a ação beneficiou mais de mil cooperados.

Nossa Política de Sustentabilidade foi atualizada, compatibilizando o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) com a agenda ASG. Paralelamente, também aderimos ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública.

Como parte da adesão à Agenda A3P, lançamos o Guia de Contratações Sustentáveis dos Correios, que privilegia a nossa escolha por produtos e serviços com menor impacto ambiental, além de incentivar outras empresas a buscarem a sustentabilidade em suas cadeias de suprimentos, impulsionando o mercado de contratações públicas em direção a um modelo mais sustentável.

Entre os desafios para o futuro, a meta é reduzir nossas emissões em 30% até 2030, em relação a 2021, e conquistar a certificação Ouro pelo GHG Protocol Brasileiro. Em 2022 e 2023, recebemos o selo Prata pelos resultados dos nossos inventários.

Para conhecer outras ações de sustentabilidade dos Correios, acesse o nosso site.