Jovens aprendizes dos Correios celebram formatura e conquistas  

João Victor: “ano de aprendizado e responsabilidade”. Foto: Divulgação/Correios.

Acreditamos que o sucesso do futuro se escreve no presente. Essa também é a lição que a 12ª turma de Jovens Aprendizes dos Correios levou para casa nesta terça-feira (18), em Brasília (DF). Além de receberem o certificado de conclusão do programa, os alunos também conquistaram o título de assistente administrativo pelo Senai, abrindo portas para novas oportunidades em suas carreiras.

Mais de 100 jovens, com idades entre 14 e 23 anos, saem dessa formação com uma experiência valiosa no currículo, adquirida em uma empresa pública de renome e credibilidade. Além de impulsionar o desenvolvimento profissional, temos o compromisso de incentivar o crescimento pessoal dos jovens que estão dando os primeiros passos no mercado de trabalho. Em 15 anos de Programa, mais de 20 mil aprendizes passaram por nossas agências, centros de distribuição, gerências e departamentos.

“A formatura não é apenas o encerramento de um ciclo, mas o início de uma nova trajetória, repleta de oportunidades e desafios. Hoje vocês colhem os frutos do esforço, da dedicação e da determinação que demonstraram ao longo dessa caminhada”, destacou o superintendente estadual dos Correios em Brasília, Paulo Henrique Soares de Moura.

Acolhimento e aprendizado

Reconhecido por sua assiduidade e comprometimento, João Victor Santos (18) sente um misto de alegria e orgulho pela etapa concluída. “Os Correios foram uma das minhas primeiras oportunidades de trabalho. Foi um ano de aprendizado e responsabilidade”, ressaltou. “O trabalho em equipe fez toda a diferença. O pessoal sempre teve paciência para ensinar o que era necessário”, contou o jovem. Além da experiência profissional, ele também aprendeu a administrar melhor o próprio dinheiro. “Agora, meu plano é buscar um novo emprego para colocar em prática tudo o que aprendi com a equipe dos Correios”, afirmou.

Crescimento pessoal

Rebeca Cardozo: “desenvolvi habilidades de comunicação e persistência”. Foto: Divulgação/Correios.

Uma dos objetivos do programa é incluir os jovens no mercado de trabalho. No entanto, para muitos a vivência de aprendiz vai além do aspecto profissional. Ao iniciar nos Correios, Rebeca Cardozo (17) enfrentou, pela primeira vez, desafios como pegar ônibus, adaptar-se a um ambiente novo e exercer atividades de alta responsabilidade. “Minha experiência nos Correios foi perfeita em todos os aspectos. Desenvolvi habilidades de comunicação e persistência. O programa abriu portas inimagináveis para mim, contribuindo não só para minha formação profissional, mas também como pessoa”, afirmou a jovem, que agora pretende estudar para concursos.

Novas inscrições

Mais experientes e aptos para o mercado de trabalho, mais de 100 jovens se formaram neste mês na 12ª turma de Jovens Aprendizes dos Correios. Foto: Divulgação/Correios.

O Programa Jovem Aprendiz  dos Correios é composto por atividades teóricas e práticas, realizadas nas diversas unidades da estatal pelo país. No último processo seletivo, em 2023, cerca de 560 mil estudantes de todo o País participaram da seleção para as 4.382 vagas publicadas no edital. 

O contrato dura entre 12 a 24 meses, com registro na carteira de trabalho. Os candidatos aprovados recebem, além do salário-mínimo-hora, vale-transporte, vale-refeição e uniforme. O edital do novo processo seletivo já está sendo elaborado, com previsão de abertura das inscrições até junho de 2025.