Os Correios apresentaram na tarde desta terça-feira (17), durante a mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2018/2019, a proposta de reajuste salarial para os seus empregados.
Após tratativas com o Ministério do Planejamento, a representação da empresa informou às federações dos trabalhadores que o percentual autorizado pela pasta foi de 60% da projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), estimado em 2,64%*, o que equivale a 1,58% de aumento.
A empresa comprometeu-se a prosseguir a negociação com o Ministério nos próximos 15 dias, até se esgotarem todas as possibilidades de discussão. O objetivo é buscar, eventualmente, uma proposta melhor de reajuste.
Os Correios apresentaram, ainda, dados que revelam a delicada situação econômico-financeira da empresa, que estima prejuízo contábil de R$ 950 milhões até dezembro de 2018. Entre as medidas para reverter esse quadro, destacou-se o combate à evasão de receitas e a melhoria dos índices de qualidade operacional, além da continuidade de todas as iniciativas estratégicas já em andamento.
As federações irão submeter a proposta em assembleias nos próximos dias.
Confira a ata da reunião.
*Projeção de agosto de 2017 a julho de 2018.