Você sabe qual é a importância de adaptar o ACT dos Correios à nova realidade?
Confira nesta edição do Podcast da Negociação:
Olá, este é o Podcast da Negociação, onde são aprofundados os principais temas que nós, empregados dos Correios, precisamos estar atentos durante este momento tão importante e decisivo na nossa história.
Você sabe de onde vem a necessidade de adaptação do Acordo Coletivo de Trabalho dos Correios? Por que a empresa tem se empenhado em ajustar as relações de trabalho com seus empregados?A primeira premissa é a adequação dos benefícios concedidos pelos Correios ao que está previsto na CLT e em outras legislações, resguardando os direitos dos empregados. Tendo em vista a realidade financeira da empresa, com um cenário de dificuldades que tem se agravado a cada ano que passa, os Correios precisam se adequar não só ao que o mercado está praticando, mas, também, ao que está previsto na legislação.
Um outro ponto que merece atenção é a orientação de Governo: a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), vinculada ao Ministério da Economia, recomenda, há anos, que os Correios busquem não apenas o seu reequilíbrio financeiro, mas façam, também, a revisão dos benefícios concedidos aos seus empregados.
Com a pandemia, surgiram novos desafios de adaptação, para continuarmos prestando serviços com qualidade e segurança para todos, além de mudanças na característica de obtenção de receita da empresa. Isso porque uma tendência que deveria acontecer daqui a alguns anos foi acelerada, ocasionando a queda brusca nas postagens de cartas e um forte impacto na fonte de receita da empresa.
Por tudo isso, benefícios que foram negociados e concedidos em outras épocas precisam ser revistos, especialmente pela situação atual. A proposta apresentada em mesa de negociação pelos Correios teve essa premissa: obediência aos regramentos legais, manutenção dos direitos e revisão de vantagens que estão muito acima do que o mercado pratica, e que a empresa já não tem mais como arcar, em um momento em que a sociedade cobra, de todos nós, consciência para com a realidade econômica do Brasil.
Continue acompanhando os informativos da empresa para saber tudo que envolve os nossos direitos e fique atento a mensagens falsas. O que está em jogo é a sobrevivência dos Correios e o nosso futuro profissional. Pense nisso!