Ontem, dia 23, foi realizada nova audiência de conciliação entre os Correios e as entidades representativas dos empregados, mediada pelo Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre de Souza Agra Belmonte, relator do Dissídio no TST. O objetivo foi tentar, mais uma vez, chegar ao Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022, após todas as tentativas da empresa para esse fim.
Durante a reunião, o Ministro relembrou que os Correios já tinham feito proposta de acordo, que foi inclusive encaminhada para avaliação das entidades sindicais. Assim, a empresa, demonstrando mais uma vez seu empenho no processo negocial, reapresentou a proposta de concessão de 100% do INPC acumulado até julho de 2021 (9,85%), com reajuste sobre os salários, todas as funções gratificadas e sobre os valores faciais dos vales refeição/alimentação e cesta, sem escalonamento, com implementação a partir de agosto de 2021.
Desta forma, sinalizando novamente sua disposição para assinar o ACT, a empresa concordou em analisar, em conjunto com a SEST/Ministério da Economia, a possibilidade de emitir uma nova proposta, a ser encaminhada ao Ministro Relator.
O Ministro Alexandre de Souza Agra informou que conduzirá reuniões individuais com as partes, buscando o encaminhamento do processo.
Diante do contexto econômico do País e da sua situação financeira, a empresa reafirma que tem mobilizado todos os esforços para oferecer o melhor ACT possível, privilegiando a isonomia e respeitando a importância de cada empregado na missão de fortalecimento progressivo dos Correios.