Balcão do Cidadão amplia acesso dos brasileiros a serviços públicos

Leonardo Fernandes

Atender as populações mais distantes dos grandes centros e ampliar a oferta de serviços públicos nas agências dos Correios. Essa é a proposta Balcão do Cidadão, iniciativa lançada nacionalmente em maio deste ano. Desde então, a empresa já assinou 24 protocolos de intenções com diversos órgãos públicos e governos estaduais.

Presentes em todos os municípios do Brasil, os Correios já prestavam alguns serviços públicos em suas unidades de atendimento, como a emissão de CPF e solicitação do seguro DPVAT. Com o Balcão do Cidadão, o objetivo é aumentar essa oferta. Há mais de 90 negociações em andamento e algumas já em fase de conclusão.

Testes para emitir carteira de identidade começaram no Rio Grande do Norte; assim como carteira de trabalho, em São Paulo; e recadastramento escolar, em Belo Horizonte (MG). No Ceará, o Banco do Nordeste (BNB), instituição financeira que atua no desenvolvimento da região, pretende utilizar as agências postais para a oferta de microcrédito.

“Por meio da parceria com os Correios, vamos oferecer mais comodidade, qualidade e agilidade no atendimento aos microempreendedores” destaca o superintendente de Produtos e Serviços Bancários do BNB, Jeovah Linhares .

Aproveitar a capilaridade e infraestrutura dos Correios em todo o território nacional não é a única vantagem do Balcão do Cidadão. O projeto também gera economia aos cofres públicos e modernização dos serviços. Em sua vertente digital, uma das possibilidades é a integração com a Plataforma de Cidadania Digital, iniciativa do Ministério da Economia.

O Brasil mais perto dos brasileiros 

A aposentada Geni Marcelina dos Santos é um exemplo de quem já se beneficiou com os serviços dos Correios. Moradora de Bom Sucesso (PR), cidade a mais de 400 quilômetros de Curitiba, ela não precisou se deslocar a um município maior para regularizar a situação cadastral do seu CPF.

Já o capixaba Geremias Teodoro de Lima utiliza os Correios para receber a sua aposentadoria. “A agência dos Correios de Irupi é mais próxima da minha casa e mais fácil do que ir ao Banco do Brasil em Iúna”, destaca. Ele mora na zona rural de Iúna, município do interior do Espírito Santo, a 200 quilômetros de Vitória.

Raimunda Neres recebeu nos Correios o seguro DPVAT

Raimunda Neres , de Loreto, no sudeste do Maranhão, perdeu o filho em um acidente de trânsito há dois anos e lembrou-se de um folder dos Correios sobre o serviço de seguro DPVAT. Compareceu à agência da empresa no município, onde recebeu todas as orientações necessárias para receber a indenização do seguro. Em menos de dois meses, o processo já havia sido analisado e o seguro, pago.

“Poder resolver essas questões burocráticas de forma rápida, com excelente atendimento e perto de casa, sem nem precisar pagar um advogado, não tem preço”, ressalta Raimunda.

O morador de São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, Hesio Alves da Cruz não teve a mesma sorte. O aposentado precisou renovar a carteira de motorista e teve de se deslocar até Juquitiba, cidade mais próxima. Se pudesse, hoje, renovar a CNH nos Correios, a história teria sido diferente.

O mesmo ocorreu com a dona de casa Vanessa Oliveira Amorim, do distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista. Ela conseguiu solicitar nos Correios a inscrição no CPF da filha de 4 anos, mas, quando tentou emitir o RG, recebeu a notícia de que teria de ir até a região de Santo Amaro, a cerca de 3 horas de deslocamento de seu domicílio.