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Código de comercialização: 852100671![]() |
DETALHES TÉCNICOS
Edital: | nº7 |
Arte: | Cris Alencar |
Processo de Impressão: | ofsete + hot- stamping |
Bloco | com 2 selos |
Papel: | cuchê gomado com fosforescência |
Valor facial: | R$2,60 cada selo |
Tiragem: | 350.000 blocos |
Área de desenho: | 30mm x 40mm |
Dimensões do selo: | 30mm x 40mm |
Dimensão do bloco: | 110mm x 70mm |
Picotagem: | 12 x 11,5 |
Data de emissão: | 18/3/2008 |
Locais de lançamento: | Brasília/DF, Niterói/RJ e São Paulo/SP |
Impressão: | Casa da Moeda do Brasil |
Versão: | Departamento de Filatelia e Produtos/ECT. |
Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2011 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.) Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT. Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência Central de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096; Fax:(21)2503-8638; e-mail: centralvendas@correios.com.br Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard. |
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Obras de Oscar Niemeyer Com esta emissão, os Correios ratificam, por meio da Filatelia, o compromisso de propagar os valores culturais nacionais e sua importância para o povo brasileiro, ao mesmo tempo em que homenageia um dos maiores nomes da arquitetura mundial, que, com habilidade no manejo das formas, cria obras monumentais, admiráveis, a exemplo do Memorial da América Latina e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um extraordinário espaço projetado por Oscar Niemeyer, pólo irradiador e integrador da cultura latino-americana, em todas as suas manifestações. Inaugurado em 18 de março de 1989, é uma Fundação de direito público, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal disseminar manifestações de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Sua estrutura compreende a Diretoria de Atividades Culturais, que coordena eventos artísticos, e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL, que desenvolve estudos de temas do continente, sob uma perspectiva interdisciplinar. O projeto cultural idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro definiu importante diretriz ao Memorial: desenvolver no Brasil a consciência da integração, a fim de aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina. O espaço arquitetônico estrutura-se funcionalmente com órgãos e serviços focados no cumprimento desta missão, e vem fomentando esse propósito no incentivo a todas as formas de expressão da identidade latino-americana e à criatividade cultural. Também coordena iniciativas internacionais de interesse dos povos do continente, mantém um centro de informações básicas da realidade latino-americana, por meio de biblioteca especializada, difunde o conhecimento da história desses povos nos projetos de visitação escolar e incentiva a cooperação entre as instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos. O cartão de visita do memorial é a Praça Cívica, um espaço com 12 mil m² de área livre, onde são realizados eventos para até 40 mil pessoas. Nela acontecem festas típicas dos países do continente e das regiões brasileiras, shows populares, festivais, oficinas e espetáculos variados. Também conhecido como Praça do Sol, o local abriga a famosa escultura de Oscar Niemeyer – A Mão, que ostenta na palma o mapa da América Latina na cor vermelha, representando o sangue vertido na luta pela identidade cultural e autonomia política, social e econômica do continente. A impressionante obra de arte se tornou um dos ícones da cidade de São Paulo. Fernando Leça Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC O Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, concluído em 1996, situa-se numa praça aberta de 2.500 m², em terreno estreito, circundado pelo mar, destacado pela imensa rampa externa que convida ao seu interior, um passeio pela arte. O edifício possui linhas suaves, que lhe preservam a leveza e a paisagem natural que o envolve, realçada pelo espelho d’água, em sua base, e pela relva que une a praça das escarpas ao Mirante da Boa Viagem. Externamente, o prédio é iluminado por 36 faróis imersos, o que lhe propicia à noite um sentido mágico de levitação. Seu formato circular, pairando no panorama marinho, é emoldurado pelas montanhas da Baía da Guanabara. A forma inspirada de Niemeyer lança as bases para uma função expandida dos museus de arte contemporâneos, superando as regras acadêmicas e funcionalistas da arquitetura dos museus tradicionais. Niemeyer faz uso da intuição, do desejo e do sonho ativo para modelar esta magnífica visão da forma do MAC na paisagem, estabelecendo concretamente uma nova identidade e função para este museu: sua forma não segue uma função museu aberto para o mundo, superando os modelos existentes, contra os quais as próprias vanguardas artísticas do século XX também se rebelaram. Esta abertura radical do MAC para a paisagem-mundo é parte da potência artística de Niemeyer, que aponta, também, para uma missão especial deste museu, a de levar para a sociedade as conquistas artísticas contemporâneas. A forma do MAC cumpre em si o papel de uma monumental obra de arte, que inaugura e desafia a função de ser um museu aberto para o devir das novas realizações humanas, de memórias futuras e experiências presentes, assim se alinhando com as próprias vanguardas artísticas contemporâneas. Luiz Guilherme Vergara |
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SOBRE O BLOCO O conjunto de elementos compreendidos no bloco comemorativo remete a uma folha de rascunho, simbolizando os traços desenhados pelo arquiteto Niemeyer. Os selos começam com linhas simples nas laterais, configurando o esboço dos projetos, até que, ao centro, as obras tomam aspecto real, apresentando no primeiro selo o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com sua futurista rampa de acesso; no segundo selo, é mostrado o Memorial da América Latina, ao fundo, e, em primeiro plano, a estátua da mão espalmada, um dos novos ícones da capital paulista, ostentando o desenho do mapa da América Latina, em vermelho. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica. |