História da Filatelia


Etimologicamente formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros.Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

História do Selo Postal e da Filatelia

O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro.

Os primeiros selos do mundo têm como figuração a efígie (como a da Rainha Vitória, no Penny Black), o brasão ou a cifra.

O Brasil lançou seu primeiro selo em 1843 – a famosa série “Olho-de-boi” – e foi o segundo país do mundo a emitir selos. Seguiram-se os selos conhecidos como “Inclinados” (1844), “Olhos-de-cabra” (1850) e os “Olhos-de-gato” (1854).

Os primeiros selos comemorativos foram emitidos em 1900 e celebravam o 4º Centenário do Descobrimento do Brasil, mas somente em 1906 foram feitas emissões comemorativas com repercussão no exterior, sendo alusivas ao 3º Congresso Pan-Americano.

O primeiro carimbo comemorativo apareceu em 1904, em Curitiba, durante a “Exposição do Paraná”, evento que comemorou os 50 anos da emancipação política do Estado.

Em 1920, foi criado o serviço aéreo, que teve selos exclusivos no período de 1927 a 1934.

O primeiro bloco comemorativo surgiu em 1938, em comemoração à 1ª Exposição Filatélica Internacional – BRAPEX, no Rio de Janeiro.

Até 1968, a grande maioria dos selos comemorativos brasileiros tinha impressão em uma só cor, com as mesmas técnicas e deficiências dos selos ordinários. Nesse ano, começaram a ocorrer melhorias significativas no processo de impressão, especialmente no que se referia ao tipo de papel, às técnicas utilizadas e aos mecanismos de segurança contra falsificações.

A partir da criação da ECT, em 1969, artistas plásticos e desenhistas promissores foram contratados para melhorar a qualidade das nossas emissões comemorativas e a Casa da Moeda foi reequipada para garantir uma impressão compatível com o novo padrão, dentre as providências que foram adotadas para incrementar a Filatelia.

Como decorrência da modernização em sua concepção artística, os selos brasileiros tornaram-se mais atraentes e competitivos, obtendo importantes prêmios internacionais. Destacam-se entre as emissões premiadas o bloco “São Gabriel Padroeiro dos Correios” (1973), o selo “Imprensa – Bicentenário de Hipólito da Costa” (1974), o selo “Dia Nacional de Ação de Graças” (1976), a série “Folguedos e Bailados Populares” (1981) e o bloco “Literatura de Cordel – Lubrapex 86” (1986).

Na Filatelia Brasileira merecem destaque, também, o primeiro selo do mundo com legendas em “Braille”, emitido em 1974, e o segundo selo do mundo com imagens tridimensionais (holográfico), lançado em 1989.

Em 1996, outro importante marco no processo de diversificação e melhoria do design das emissões filatélicas: o Concurso “Arte em Selo”, realizado por ocasião da 23ª Bienal de Arte de São Paulo, selecionou, dentre 3000 artistas, os 50 melhores para trabalharem no processo de criação dos selos brasileiros.

Em 1997, foram lançados produtos com nova concepção temática visual e tecnológica, como a folha de selos variados da campanha “Criança e Cidadania”, e, para as máquinas de autoatendimento, a cartela de selos autoadesivos (série “Cidadania”) e as etiquetas de franqueamento.

Com a proposta de sempre oferecer selos de significativo apelo temático e artístico, em 1998 a ECT lançou, entre outros, uma folha de selos sobre o tema EXPO’98 – Oceanos, e outra para homenagear a XVI Copa do Mundo, tendo como tema o Futebol-Arte, demonstrando que a Filatelia sempre está ao lado dos mais importantes acontecimentos do Brasil e do exterior.

Em 1999, importantes emissões foram lançadas, com destaque especial para a quadra alusiva aos “Parques Nacionais do Brasil – Prevenção a Incêndios Florestais”, impressa em papel reciclado, com aroma de madeira queimada, visando conscientizar para a necessidade de preservar as riquezas do nosso meio-ambiente. Outra emissão que merece ser ressaltada é a que focalizou oito espécies de “Peixes do Pantanal – Aquário de Água Doce” que, além de forte apelo temático, representa a segunda emissão brasileira impressa com detalhes em holografia.

Em 2002, a ECT lançou o primeiro selo redondo brasileiro, dentro da emissão “Campeões do Mundo de Futebol do século 20”. Os países que já ganharam a Copa do Mundo – Argentina, Alemanha, Itália, França, Uruguai e Inglaterra – participaram desse grande projeto filatélico, junto com os Correios do Brasil.

Dando continuidade ao processo de diversificação, melhoria do design e utilização de inovações tecnológicas na produção filatélica , em 2003, foram lançados: o selo do Natal, no formato triangular e autoadesivo, e o selo alusivo à luta contra o HIV/AIDS, no formato de coração. Em 2004, as principais novidades foram: a aplicação da retícula estocástica na emissão “Preservação dos Manguezais e Zonas de Maré”, proporcionando efeitos de micro pigmentação, e o recorte do selo de Natal, em formato de Papai Noel.

 Em 2005, os Correios lançaram a emissão Série América: Escritores Brasileiros – Homenagem a Mario Quintana, impressa em talho doce/alto relevo, sensível ao tato. O selo é um tributo ao grande escritor e poeta gaúcho, considerado um dos maiores poetas líricos do país e da América do Sul. A emissão apresenta em primeiro plano a imagem de Mario Quintana e, à esquerda, um trecho do poema “O Mapa”.  No mesmo ano, outra novidade: foi lançada em micro letras a emissão Piracema – Uma Estratégia de Sobrevivência, um Bloco com um selo, que representa o momento da Piracema, focalizando a escalada dos cardumes em uma queda d’água.  

Em 2006, foi lançado o bloco “O Maior Cajueiro do Mundo”, que apresenta, de forma estilizada, a árvore do maior cajueiro do mundo, localizada na cidade de Parnamirim (RN). A arte do selo é do artista Álvaro Nunes e foi impressa em micro letras no formato do bloco.

No mesmo ano, os Correios lançaram o Bloco com 2 (dois) selos, intitulado “Tubarões – Um Patrimônio Ameaçado”, que apresenta espécies de tubarão em extinção, ao mesmo tempo em que retrata a beleza do fundo do mar, habitat natural das espécies. Os dois selos do Bloco focalizam os tubarões Cola-fina (Mustelus Schmitti) e Martelo (Sphyrna lewini), impressos em papel cuchê gomado com brilho. Na espécie tubarão Cola-fina, focalizada no selo superior, foi aplicada a técnica de holografia, com o objetivo de imprimir movimento e beleza ao conjunto.

 


Saiba Mais:

O ABC da Filatelia

Selos postais emitidos pelos Correios do Brasil

Os primeiros Filatelistas no mundo

Como colecionar selos
————————————————————————————————————————————-

53 respostas para História da Filatelia

  1. Marcella Pantarotto disse:

    Gostaria de ter informações de como a Filatelia está hoje em dia, tanto na produção como comercialização. Sou estudando da UnB e meu TCC aborda o tema da Filatelia. Tem algum email ou número que eu possa entrar em contato para conseguir tais informações

  2. Blue Ivy disse:

    Deviam lançar selos da Beyonce!!!!

  3. É preciso maior divulgação de todos nós para informar ao povo o que é um selo, sua importância e seu significado como história

  4. Neimar Vicente Marin disse:

    Bom dia aos editores
    Tenho uma coleção bastante completa da nossa filatelia e gostaria de informações de
    onde conseguir selos raros e com garantias de autenticidade.
    Faço referência aos olhos de boi inclinados.
    Agradeço pela atenção

    • Ivana Garcia disse:

      Prezado Sr. Neimar, bom dia!
      Procure por comerciantes filatélicos e colecionadores. Nos leilões também é possível encontrar selos raros e com garantia de autenticidade. Informamos que não existe a série Olhos de boi inclinados. São séries distintas: uma é a Olho de boi e a outra é a Inclinados.
      Atte,
      Blog da Filatelia

  5. José disse:

    Seria possível informarem quando é que a filatelia começa no Brasil, assim como o associativismo e publicações filatélicas? Estou a falar da primeira associação filatélica brasileira. Desculpem, mas procurei na net e não encontro uma única referência à história do desenvolvimento filatélico no Brasil, o que é estranho dado que foi dos primeiros a aderirem à reforma postal britânica!

    • Ferri disse:

      Sociedade Filatélica Brasileira – SOFIBRA foi fundada em 18 de novembro de 1911. É considerada a primeira entidade filatélica fundada no Brasil e está em funcionamento ininterrupto no país desde sua fundação. Em 2011 os Correios emitiram um selo em sua homenagem. Neste ano de 2018 a Sociedade Philatélica Paulista completa seu centenário. A SPP é um clube muito respeitado entre os colecionadores.

  6. Hu Bin disse:

    Dear friend,
    This is Hu Bin from China.
    I want to exchange FDC with you.
    If you are interested, please write me email.
    Hubin_sv_wuhu@hotmail.com
    BR,
    Hu Bin

    • Ivana Garcia disse:

      Dear Hu,
      We don’t have FDC to exchange. The Brazilian Post does not sell or exchange stamps or FDC. You should contact philatelic merchants on the internet who can make the exchange with you. In Brazil, there is the site http://www.abcf.net.br/ for you to search or find others on the internet.
      Thanks a lot,
      Blog da Filatelia

  7. luciene disse:

    Sei que não são todos,mas a grande maioria das pessoas que colecionam selos ,tem nesse hobb uma forma de marcar o tempo em que teve tal evento,penso também,que seja uma forma de lembrança.
    Ótimo o Artigo!!!

    • Ivana Garcia disse:

      Prezada Luciene,
      Gratos por apreciar nosso artigo. Os selos são para a maioria dos colecionadores peças de valor inestimável, pois são muito importantes para a história de um país e de seu povo. Afinal, selo é conhecimento, cultura, educação e lazer. Aprendemos muito com eles!
      Obrigada por acessar nossa página!
      Atte,
      Blog da Filatelia

  8. clodoaldo eça de almeida neto disse:

    bom dia tenho alguns selos russos do ano de 1970, onde posso levar para análise e uma possivel venda? sou de Belém

    • Ivana Garcia disse:

      Prezado Clodoaldo,
      Os Correios não compram e não avaliam selos antigos ou coleções. Você deverá levar seu acervo para verificação e análise de comerciantes filatélicos que poderão avaliar o conteúdo e, eventualmente, até adquirir algumas peças. Outra forma é levar sua coleção para um clube filatélico, onde experts apreciarão e qualificarão seus selos. Outra dica é procurar comerciantes filatélicos na internet. Os membros de Clubes, ou Associações Filatélicas poderão auxiliá-lo na busca. Você também pode acessar o site http://www.abcf.net.br e encontrar comerciantes filatélicos que serão capazes de avaliar sua coleção.
      Atte,
      Blog da Filatelia

  9. Parabéns pela História dos selos e correio

  10. E aí moçada, vamos agitar e fazer discípulos na filatelia … Preciso de dicas de onde comprar material filatélico por preços melhores das lojas ambiciosas…. É tiro na testa R$ 35,00 num álbum vazio

  11. Joledson Santana disse:

    Bem legal mesmo! Mas se escreve COLECIONAR

  12. Maria Eduarda disse:

    Tenho uma coleção de selos postais antigos, onde posso fazer uma análise? Sou de Niterói, RJ.

  13. gilberto disse:

    Por favor,me informe qual foi o último selo aéreo brasileiro.
    grato,
    Gilberto

    • Saadia Ribeiro Macedo Alves disse:

      Prezado Gilberto,
      Em 2016 houve a emissão em homenagem ao Centenário da Aviação Naval, a data da emissão foi 23/08/2016. Em 2001 a emissão Aeronaves Pioneiras da Aviação Comercial no Brasil – – Junkers F13, Douglas DC-3/C-47, Dornier Wal, Lockheed Constellation, Convair 340, Caravelle e em 2002 a emissão Esquadrilha da Fumaça: T-6 North American; 1-24 Fouga Magister; Universal; Tucano; Tucano; Tucano.
      Atenciosamente.
      Blog da Filatelia

  14. Adorei seu artigo, muito bem escrito parabéns.

  15. Adorei o artigo muito bom mesmo.

  16. Incrivel, adorei esse artigo, esta muito bem escrito parabéns.

  17. achei bem interessante o artigo, não conhecia seu blog ainda, mais adorei o conteúdo parabéns

  18. De mais seu artigo parabéns

  19. Emilly Kauani disse:

    ótimo artigo, adorei o conteúdo

  20. Cintia Lima disse:

    simplesmente magnifico seu artigo, adoreiiiiiii

  21. willian costa disse:

    Parabéns pelo seu blog, além de um design fera, seus artigos estão muito bem escrito.

  22. Salve Salve, ótimo artigo parabéns

  23. Danillo disse:

    Preciso comprar selos! Aonde posso comprar??

  24. Bianca Arissa Suguino disse:

    Bom dia Heraklyton!
    Agradecemos o carinho, ficamos felizes em saber sobre mais um novo colecionador.

  25. Moisés disse:

    Valeu ECT por registrar a cultura, a fauna e flora deste nosso país continental: BRASIL!!!!!

  26. Paulo Martins disse:

    Embora eu não seja um colecionar admiro bastante quem o faz.

  27. AMIR JOSE disse:

    quero torcar contato
    junior9lives@gmail.com
    preferencia
    fauna e flora series de qualquer pais

  28. thatiane disse:

    regina e isabel gostaria muito de manter ctto com vcs pois adorei sua colecao! quero maiores info ref ao selos que possui estou querendo comecar uma colecao e nao sei por onde, o que vc tem??? espero fotos do material para avaliacao e em seguida lhe mando o valor que posso pagar pois eu sou muito analista rsrsrs to brincando pode mandar seu preço junto que avalio fone 11999313767 ou doniac@uol.com.br

    QUEM TIVER COLECAO MANDE FOTOS ESTOU A PROCURA DE MATERIAIS OK!!

  29. Amanda Ferreira da Silva disse:

    como é bom saber que esse tipo de informação estar acessível ao pulblico, isso faz parte da história do Brasil. Eu amo história, muitas pessoas penssam que esse tipo de informação é inútil, mas pra mim é um saber a mais. 😉

  30. Gabriel disse:

    Qual o valor que voce sobre esse album?

  31. LUIZ DO VALLE FONTINHAS SOBRINHO disse:

    Se ainda tiver estes selos envie fotos ao meu e-mail,me interessei por sua proposta,tenho um sobrinho que esta iniciando as atividades de filatelista.
    Grato
    luizfontinhas.rocha@gmail.com

  32. Renato aragao disse:

    cara amiga andressa cristina e por voce e outros que istou aqui na tv ate hoje. muito obrigado pelo carinho e amor tenho vario selos gostaria de trocar os seus com meus ? bijo ate mais

  33. não colecionador mas acho muito interesante esse passatempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *