Tipos de Selos Postais

Selos são pequenas estampilhas adesivas, geralmente de papel, utilizadas para comprovar o franqueamento de objetos postais ou o pagamento de prestação de serviços postais. Eles são ilustrados com motivos de cunho artístico e cultural alusivos a temas específicos, razão pela qual se tornam peças de colecionamento muito procuradas e de alto valor agregado.

Para ser reconhecido internacionalmente, todo selo emitido precisa ter o seu Edital, uma espécie de “Certidão de Nascimento” em que estão detalhadas todas as características da emissão.

Tipos de Selos Postais
SELO COMEMORATIVO: Selo postal de tiragem limitada, alusivo a comemoração de data de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. O prazo de comercialização é indeterminado e o prazo de circulação indefinido.
SELO ESPECIAL: Selo temático não relacionado a comemorações de eventos específicos, voltado à demanda filatélica nacional/internacional, com tiragem limitada, prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido.
SELO REGULAR: Também conhecido com selo ordinário, selo definitivo ou selo permanente, trata-se de emissão não comemorativa, com tiragem ilimitada e prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido. São normalmente auto-adesivos, apesar de existirem modelos gomados.
SELO PROMOCIONAL: Selo destinado a estimular a divulgação de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições.
Pode ser pré-taxado, ou seja, valor adicional não vinculado à emissão e nem ao serviço postal. Depende de autorização do Ministério das Comunicações e a renda gerada é repassada da ECT para a instituição parceira.

SELO PERSONALIZADO: Selo destinado a estimular a divulgação de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições.

Pode ser pré-taxado, ou seja, valor adicional não vinculado à emissão e nem ao serviço postal. Depende de autorização do Ministério das Comunicações e a renda gerada é repassada da ECT para a instituição parceira.

————————————————————————————————————————————-
Formas de Apresentação do Selo Postal
INDIVIDUAL: Selo postal individual, destacado da estampa ou folha a qual ele pertença.
SE-TENANT : Expressão francesa significando “o que não se separa”. Filatelicamente é o conjunto de dois ou mais selos, picotados, nos quais o desenho transcende ao picote dando continuidade à imagem.
QUADRA: Conjunto de quatro selos unidos pelo picote, dispostos em duas linhas e duas colunas.
SEXTILHA: É um conjunto de seis selos diferentes, unidos pelo picote.
SÉRIE DE SELOS: É um conjunto de dois ou mais selos emitidos de uma só vez ou em etapas sucessivas, com motivos variados, sobre o mesmo tema.

Série de selos regulares Produtos e Serviços dos Correios.

Série de selos regulares instrumentos musicais

BLOCO POSTAL: Conjunto de um ou mais selos impressos em pequena folha protegido por uma moldura, picotados ou não, que pode ser usado no todo ou em parte no porteamento da correspondência. Para a Filatelia é imprescindível manter a sua forma original.
ESTAMPA OU FOLHA: A folha, de acordo com as dimensões dos selos, pode conter: 20, 24, 25 ou 30 selos, sendo confeccionada em papel couchê gomado ou autoadesivo.
MINIFOLHA: É uma folha de selos postais de dimensões reduzidas podendo ser comemorativa ou especial.