Mala Filatélica

Mala filatélica é um produto customizado, destinado a colecionadores, que consiste na confecção de peças filatélicas (que tenham como suporte envelopes, cartões-postais, fotografia ou outro material selado), no transporte, na obliteração e na devolução, ao endereço do cliente, das peças circuladas no percurso definido.

A peça é considerada especial por causa dos carimbos que recebe ao longo do percurso. A mala filatélica em homenagem a Orlando Villas Bôas, por exemplo, refez, em 2004, o trajeto de vida do sertanista, um dos principais defensores da causa indígena brasileira. A mala saiu de São Paulo/SP, onde Villas Bôas morou e hoje se encontra sua família, passou por Santa Cruz do Rio Pardo/SP, cidade onde ele nasceu, e seguiu para Botucatu/SP, local onde Villas Bôas foi registrado. Viajou, então, para Cuiabá/MT e para São José do Xingu/MT, porta de entrada para o Parque Nacional do Xingu, onde o sertanista desenvolveu seu trabalho mais conhecido e duradouro.

Em 2008, foi a vez da mala filatélica “Passos de Anchieta” percorrer a famosa rota de peregrinação do Padre José de Anchieta pela região litorânea capixaba. No ano seguinte, 2009, a emissão “Mercosul – Produtos de Exportação” viajou pelo “Circuito das Frutas”, partindo de Jundiaí/SP. Já em 2010, a mala filatélica “Brasília, Sonho e Realidade”, homenageou os 50 anos de Brasília, percorrendo pontos cruciais na vida do fundador da nova capital, Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O roteiro da mala filatélica incluiu Brasília/DF, Diamantina/MG, Belo Horizonte/MG, Jataí/GO e Rio de Janeiro/RJ.

Veja, abaixo, dois exemplos de registros de Malas Filatélicas

Correios 350 anos

Veja um selo e os carimbos

Circuito das Frutas

Veja os selos e os carimbos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *