Diversas são as maneiras de se iniciar uma coleção. Uns iniciam com selos retirados das correspondências da família ou recebidos como herança de algum parente filatelista que deixou uma coleção. Outros começam comprando os selos nas Agências dos Correios ou em casas comerciais especializadas.
Na hora de decidir como você vai montar sua coleção de selos, é preciso criatividade para pensar como ela será desenvolvida. Você pode escolher o tema que mais gostar: esportes, artes, cidadania, ecologia, personalidades, meios de transporte, aviação, fatos históricos, educação, entre outros, e ilustrar a coleção com selos do Brasil e de outros países.
Para ser um bom colecionador, é fundamental que você conheça, também, um pouco da história das comunicações e do selo postal. Assim, na hora de conversar com seus novos amigos, você não ficará de fora e entenderá tudo o que é comum ao bate-papo de um grupo de amigos do selo.
Dicas:
Existem algumas dicas que são importantes pra quem coleciona selos:
Não pegue os selos com as mãos. Use sempre uma pinça. Guarde-os com todo cuidado, pois são peças valiosas para sua coleção.
Nunca arranque um selo usado do envelope. Encha uma vasilha com água até a metade e coloque os pedaços de envelope com selos de cabeça para baixo. Em alguns minutos, os selos começarão a desgrudar dos envelopes. Vá retirando-os com a pinça, um a um, e colocando-os com a face virada para baixo, em cima de uma folha de jornal, para que sequem.
Depois de secos, pegue um a um e verifique se os picotes estão perfeitos. Os selos não podem estar rasgados ou cortados, nem raspados no verso.Separe os estragados daqueles que estão em perfeito estado.
Se o selo for auto-adesivo, ele deve ser recortado do envelope com uma margem de segurança, para não correr o risco de estragar.
Para guardá-los, adquira um álbum próprio, chamado de classificador, numa loja de comércio filatélico.
Não cole os selos em cadernos ou em outro material. Adquira os suportes adequados (hawid) nas lojas de comerciantes filatélicos.
Procure saber como outros colecionadores cuidam de suas coleções e como fazem para obter ou comprar selos diferentes, às vezes raros.Associe-se a um clube filatélico, para manter contato com outros colecionadores. Veja a relação de clubes em: Clubes Filatélicos.
Gostaria de saber se o correio vende celos por e-mail.
CORRIGINDO SELOS E NÃO (CELOS)
Ok. Não tem problema.
Senhor Martinho,
Há a Correios on Line, na páginas dos Correios na internet. Acesse http://www.correios.com.br e clique no menu “Loja Virtual”. Ou escreva para centralvendas@correios.com.br para obter informações sobre como ser correntista e receber a cada 4 meses os lançamentos em selos.
Prezados,
Trabalho com a produção de materiais didáticos, e gostaríamos de usar a primeira imagem disponível nesta página e a imagem do mascote selinho em uma de nossas obras.
Este uso é autorizado, se sim qual o procedimento para tal?
Desde já agradeço e aguardo retorno.
Senhora Caroline,
Envie e-mail para a Gerência de Filatelia, aos cuidados do Sr. Julio Fabro:
correiosfilatelia@correios.com.br, com cópia para fabro@correios.com.br
Muito obrigada!
Disponha Caroline. Abraço.
acho interessante todos essa posts sobre filatelia, não haveria um local onde eu possa ver imagens dos selos?
Senhor Gomes,
Claro que há. Acesse: http://blog.correios.com.br/filatelia/
Posicione seu mouse no menu “Emissões”. Abrirá um novo menu com imagem do selo, do carimbo e o texto do Edital. O senhor poderá imprimir em sua casa.
how can i order stamps from india?
Dear Mr. Goyal.
Brazil Post can’t send stamps abroad. You need buy stamps from dealers.
Order to fialtelia77@gmail.com
Boa tarde, pelo site o correios ser o único site que posso acessar do meu trabalho, onde passo boa parte do meu tempo, sempre estou lendo sobre a filatelia, e cada vez que leio mais, mais me interesso por essa arte. Queria deixar meus agradecimentos para a responsável pelo blog (cujo eu acredito ser Ivana Garcia, aquela que sempre responde aos comentários) pelo trabalho excepcional com relação ao universo da filatelia.
Como tenho tenho interesse em começar uma coleção um dia, deixo aqui meu e-mail caso tenham mais algumas dicas importantes. Obrigado.
baterajuni@gmail.com.
Caro Junior,
Agradecemos sua mensagem e estamos à sua disposição.
Tenho uma bonita coleção de selos brasileiros, pois desde 1979 o correio me envia todos os selos individuais emitidos, quadras ( limpas e com 1º dia de circulação ), blocos e editais e eu venho adquirindo selos ( individuais, quadras e folhas ) de outros anos . Gostaria que vocês me informassem, se possível, se há alguma valorização, ou ao contrário, nas quadras e folhas onde eventualmente foi assentado o carimbo do 1º dia de circulação.
Atenciosamente.
Senhor Marco ,
Os Correios não compram e não avaliam selos antigos e coleções.
Boa tarde, meu pai faleceu e deixou uma imensidão de selos, muitos deles não foram ainda catalogados ou colocados nos devidos álbuns. Ele dizia que não era filatelista, mas sim colecionador, e seus álbuns são uma mistura muito grande de diversos temas e países. Existem selos, se não me engano, a partir de 1953/1954. Vocês têm alguma ideia de como eu poderia organizar essa preciosidade deixada por ele, a qual ele tinha tanto carinho? Obrigada.
Prezada Claúdia,
Sugerimos que procure um comerciante filatélico que poderá orientá-la como proceder.
Que coisa linda encontrar tudo organizado assim no site dos correios! Sou mega fã dessa empresa brasileira e agora mais ainda! Quando criança colecionava selos das cartas da família, tirava eles no vapor da chaleira e os guardo com todo o carinho até hoje, e quando encontro selos bonitos nos correios eu compro, deixo como herança aos meus filhos.
Viajei no tempo e relembrei algo da minha meninice que me deixava muito feliz, receber cartas e guardas os selos.
Hoje em dia me dedico a uma pequena coleção de dedais, mas conheço poucos colecionadores dessa modalidade.
Equipe dos Correios, muito obrigada.
Senhora Helenara,
Agradecemos sua mensagem tão gentil. Felicidades.
Olá…
Gostei muito de ler sobre a arte da filatelia. Nunca tive interesse em colecionar selos, mas lendo todas essas materias e comentários, fiquei muito interessado. Caso resolva criar uma coleção, prometo mandar mais menssagens aqui. Boa noite.
Senhor Junior.
Obrigado por sua mensagem
Procuro correspondente para troca de selos e carimbos Brasileiros
Manoel
eng.gambardella@gmail.com
Senhor Manoel.
Desejamos que encontre seu correspondente.
Procuro correspondente para troca de selos Brasileiros
Manoel
eng.gambardella@gmail.com
Senhor Manoel.
Desejamos que encontre seu correspondente
Olá,não sou colecionador ,porém possuo muitos selos .Estou querendo iniciar uma coleção pois possuo selos ,pelo visto bem antigos e em grande quantidade de ajuntamento pelos anos.Alem de ter visitado este site com toas as informações pertinentes solicito a indicação de literatura (livro) sobre o assunto
Olá.
Há diversos entre eles o Manual de Filatelia, de João José Alves Dias. Dicionário do Filatelista, de Raimundo Galvão de Queiroz. Catálogo RHM.
São livros antigos e difíceis. Vc pode encontra-los no Mercado Livre. A edição atualizada do Catálogo RHM vc adquire na Filatelia77@gmail.com
gostaria saber concurso desenho copa dos correios e PBH escolas municipais e mgfilateria Correios
Matildes, Os concursos de desenho estão suspensos.
Gostaria de colecionar os celos comemorativos do brasil e da selecao.
Senhor Flavio.
Que bom. É um excelente hobbie. Parabéns,
Que tal uma cruzada filatélica pelo Nordeste? Iniciando pelos Estados onde há menos colecionadores excetuando-se as Capitais que ja tem clubes e Lojas
Senhor Silvio,
Que sugestão maravilhosa. Vamos estudar o assunto.
Olá amigos achei 3 álbuns de selos antigos interessados entrar em contato comigo através do telefone (11)951396278,desde já agradeço!!!
Ok diego. Boa sorte.
Possuo 900 selos de diversos países, de diversos períodos. Tendo ainda 70 selos brasileiros, pretendo vende-los, interessados entrar em contato marcio.paula@hotmail.com
Prezado Márcio,
Os Correios não compram e não avaliam selos antigos ou coleções. Você deverá levar seu acervo para verificação e análise de comerciantes filatélicos que poderão avaliar o conteúdo e, eventualmente, até adquirir algumas peças. Outra forma é levar sua coleção para um clube filatélico, onde experts apreciarão e qualificarão seus selos. Outra dica é procurar comerciantes filatélicos na internet. Os membros de Clubes, ou Associações Filatélicas poderão auxiliá-lo na busca. Você também pode acessar o site http://www.abcf.net.br e encontrar comerciantes filatélicos que serão capazes de avaliar sua coleção e até fazer algumas trocas.
Atte,
Blog da Filatelia
Boa Noite!
Já faz um bom tempo que parei de colecionar, mas ainda possuo meus álbuns. Gostaria de saber se ainda existe a Central Filatélica que vendia os lançamentos por encomenda. Lembro que ficava em Brasília e Rio de Janeiro.
Estou a voltar a colecionar.
Obrigado.
Prezado Ricardo!
Não há mais Central Filatélica em Brasília, existe a Agência Filatélica de Brasília, que fica no térreo do Edifício-Sede dos Correios, no SBN. Há ainda a loja virtual dos Correios: http://www.correios.com.br/correiosonline e também a Agência Central de Vendas a Distância (ACVD), que fica no Rio de Janeiro, cujo contato pode ser feito pelo telefones: (21) 2503-8095/8096 ou pelo e-mail: centralvendas@correios.com.br. Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard. Nesses locais de venda você poderá adquirir os selos que desejar.
Atte,
Blog da Filatelia
Sou “ajuntador” de selos desde a adolescência. (Há muito tempo.) Tenho motivado outras pessoas a serem colecionadores, dada a importância cultural do selo, seja pela arte, pela história, pelas campanhas diversas, pela divulgação da flora e da fauna, pelo conhecimento de selos internacionais, patriotismo das bandeiras, selos comemorativos, arte da música, arte da cerâmica, arte da pintura, arte da dança, arte escultura, valorização do esporte, homenagens prestadas, divulgação de lugares, divulgação turística, valorização de profissões, selos religiosos, fruticultura, etc. é riquíssima a cultura filatélica. Vale a pena admirar uma coleção. Cada selo conta a sua história. Além de tudo isto ainda tem a beleza de cada selo em si.
Prezado Robson,
Ficamos felizes em saber que você aprecia os selos e que valoriza o inestimável significado dessas peças filatélicas, tão importantes para a história de um país e de seu povo. Realmente, selo é conhecimento, cultura, educação e lazer. Aprendemos muito com eles. É por isso que a Filatelia dos Correios, mesmo com as adversidades, continua comprometida em produzir belos selos, cujo tema possa contribuir e enriquecer o conhecimento de seus apreciadores. Gratos por acessar nossa página!
Atte,
Blog da Filatelia
Possuo uma coleção gigantesca com milhares de selos de diversos países, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, Estados Unidos, Canada, União Soviética entre outros. São selos bastante antigos, como das décadas de 30 e 40 e até antes, também tem selos mais novos das décadas de 70,80,90. Estou vendendo os selos e/ou coleção.
Quem tiver interesse favor entrar em contato no e-mail: brunopereira.souza86@gmail.com
Prezado Bruno,
Os Correios não compram e não avaliam selos antigos ou coleções. Você deverá levar seu acervo para verificação e análise de comerciantes filatélicos que poderão avaliar o conteúdo e, eventualmente, até adquirir algumas peças. Outra forma é levar sua coleção para um clube filatélico, onde experts apreciarão e qualificarão seus selos. Outra dica é procurar comerciantes filatélicos na internet. Os membros de Clubes, ou Associações Filatélicas poderão auxiliá-lo na busca. Você também pode acessar o site http://www.abcf.net.br/http://www.abcf.net.br/http://www.abcf.net.br/http://www.abcf.net.br/ e encontrar comerciantes filatélicos que serão capazes de avaliar sua coleção.
Atte,
Blog da Filatelia
Olá Bruno. Pago até 30 mil reais dependendo da coleção completa, se pedir mais tenho que avaliar. Entre em contato comigo no lucasduarte.bat@gmail.com
Prezado Lucas,
Enviamos seu contato para o Bruno.
Atte,
Blog da Filatelia
Olá, boa noite!
Gostaria de saber aonde encontro álbuns de selos para venda. Tenho uma porção de selos desorganizados por escassez de álbum.
Obrigado!
Prezado Lucas, bom dia!
Você poderá encontrar os álbuns de selos para venda em lojas de comerciantes filatélicos na Internet. No site http://www.abcf.net.br é possível que encontre comerciantes filatélicos na sua cidade.
Atte,
Blog da Filatelia
Solicito a gentileza de atualizar meu endereço para:
Bianca Rodrigues de Sousa
Rua Ozônia Rodrigues de Oliveira, 71 A – Vila La Brunetti
Itapetininga/SP – CEP 18205-762
Sou cadastrada como filatelista no endereço abaixo:
Bianca Rodrigues de Sousa
Rua Pedro nunes de Mello, 300 – fundos
Itapetininga/SP
18213-010
Prezada Bianca,
Informamos que seu endereço foi atualizado com sucesso em nosso mailing. Porém, esclarecemos que a Revista Cofi não está sendo mais postada via Correios porque sua impressão foi suspensa temporariamente, em virtude de medidas de contenção de gastos adotadas pela empresa. Estamos produzindo uma versão da revista em formato digital, que em breve será disponibilizada em um de nossos canais online.
Atte,
Blog da Filatelia