Emissão Os Mirantes de São Luís/MA

Os Mirantes de São Luís/MA Um lugar de onde se enxerga ao longe.

São Luís reúne o maior conjunto de arquitetura tradicional portuguesa da América Latina, com cerca de 5.600 imóveis protegidos por instrumento jurídico do tombamento. Em 6 de dezembro de 1997, esse conjunto arquitetônico, os valores intangíveis que lhe configuram e o traçado urbano original de 1616, se somaram como elementos fundamentais para que fosse inscrito na lista de bens do Patrimônio Mundial da UNESCO, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Esse precioso acervo arquitetônico, ora homenageado em selo postal, resulta do período de prosperidade econômica do Estado, entre meados do século XVIII até o século XIX, a partir da criação, por iniciativa do Marquês de Pombal, da Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que permitiu o enriquecimento do Estado com a exportação do algodão e arroz.

A história desse sítio urbano, e o seu significado ao longo do tempo, conferem autenticidade ao patrimônio arquitetônico edificado, diretamente ligado à identidade cultural brasileira, e que, somado à permanência de vínculos indissociáveis entre elementos materiais e espirituais, retrata a preservação das técnicas construtivas, dos padrões de habitação, assentamento e uso de solo, além de práticas comunitárias, crenças e festas religiosas.

Como elementos destacados, nessa bela e harmoniosa paisagem urbana, surgem os Mirantes. Buscando a luminosidade do sol para os sobrados por meio das suas janelas, brotam dos telhados se revelando na paisagem como elementos arquitetônicos verdadeiramente notáveis, conferindo graça senhoril e identidade cultural à cidade. Os Mirantes são construções elevadas acima dos telhados, de onde se descortinam várias paisagens. Em São Luís, cidade de clima tropical, essa solução arquitetônica visava o melhor aproveitamento da ventilação natural, arejando e iluminando os sobrados.

No tradicional bairro da Praia Grande, onde a atividade comercial era bastante efervescente e acirrada nos tempos coloniais, os Mirantes serviam de postos de observação, de onde os comerciantes espreitavam os navios à entrada da barra e, por intermédio de sinais convencionados, tentava-se saber com antecedência as cotações dos produtos vindos da Europa.

No térreo dos sobrados, os comerciantes mantinham o seu comércio, residindo com suas famílias nos andares superiores. Dentro dessa divisão espacial, os Mirantes eram utilizados para hospedar os caixeiros viajantes ligados aos comerciantes, ou seus eventuais hóspedes. Também foram usados para isolar pessoas acometidas de doenças contagiosas, ou como depósito de mercadorias.

Os belos e altaneiros Mirantes de São Luís desafiam o tempo, se perpetuando na memória coletiva como inesgotável fonte de inspiração para os artistas. As suas formas, cores e texturas são cantadas em verso e prosa pelos escritores e pintores, e retratadas em todos os ângulos pelas lentes dos fotógrafos. Deles podemos mirar o mundo e vivenciar o legado de uma experiência arquitetônica, que nos remete a uma escalada humana de progresso e a uma perfeita harmonia entre o espaço construído e a paisagem.

Kátia Santos Bogé

Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/Maranhão

SOBRE O SELO

EDITAL 19 – 2009

O selo destaca o telhado de prédios históricos de São Luís, capital do Maranhão, e suas inconfundíveis torres, denominadas Mirantes, reconhecidos como marca histórica dessa bela cidade. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica.

Código de comercialização: 852008228

 

DETALHES TÉCNICOS

Edital: nº 19
Arte: Terciano
Processo de Impressão: ofsete
Folha: Com 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: 1º Porte Carta Não Comercial
Tiragem: 600.000 selos
Área de desenho: 35mm x 25mm
Dimensões do selo: 40mm x 30mm
Picotagem: 11,5 x 12
Data de emissão: 25/9/2009
Local de lançamento: São Luís/MA
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Prazo de comercialização: Até 31 de dezembro de 2012 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096, fax: (21) 2503-8638, e-maill: centralvendas@correios.com.br Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *