Série América: Jogos Populares – bola-de-gude, damas, dominó e frescobol A alegria do lazer saudável. Nesta emissão da Série América, reforçando o compromisso com a UPAEP – União Postal das Américas, Espanha e Portugal, de emitir selos que expressem a realidade dos países-membros no contexto dos temas/motivos definidos, os Correios destacam, sobretudo, a importância lúdica de quatro jogos muito populares no Brasil: bola-de-gude, damas, dominó e frescobol, ao mesmo tempo em que divulgam aspectos da expressiva influência sociocultural dessas modalidades de lazer, presentes na comunidade brasileira. Por que gostamos tanto de jogos? Quando jogamos, reunimos amigos em torno de desafios, obstáculos e disputas, em um ato livre e espontâneo. Quem joga não está preocupado em produzir algo no final, mas, sim, em superar a si mesmo com o melhor desempenho, em diferentes habilidades, táticas e técnicas, pela satisfação de um melhor resultado. É uma excelente oportunidade de ampliar competências, reconhecer limites e capacidades, de uma forma bastante desafiadora e livre. E, para isso, é preciso jogar muitas vezes as mesmas jogadas, testando novas possibilidades do mesmo jogo, até conquistar afinidade e confiança na disputa. Repetição e liberdade são condições primeiras para esse exercício de erros e acertos na aprendizagem de novas estruturas do saber. O jogo de bolinhas de gude, por exemplo, vem sendo disputado entre crianças do mundo inteiro, que se agacham em terrenos de terra para ticar suas bolinhas, num sistema elaborado de regras e palavras de ordem. Normalmente, as crianças primeiro observam, para, em seguida, entrarem na disputa. Não há explicações precisas por parte dos jogadores, apenas a observação atenta e silenciosa. Só depois o aprendiz parte para a experiência. Nos jogos infantis, o olhar vem antes da comunicação oral. O jogo de damas e o dominó são outros exemplos bastante populares pelo mundo. O cenário de mesas em praças e calçadas, rodeadas por senhores em intermináveis partidas de dominó ou damas, é freqüente em diversos países e culturas. Essa unidade é, inclusive, outro importante aspecto do jogo. Para além de fronteiras políticas ou culturais, o homem conhece jogos semelhantes, o que garante o caráter de manifestação universal dessas atividades. Pode-se não conhecer a língua, as regras sociais ou a culinária de um povo, mas, provavelmente, será possível sentar ao redor de uma partida de damas ou dominó nos mais diversos países e jogar tranquilamente com quem quer que seja. O homem se encontra através desses jogos, garantindo o aspecto de unidade e coletividade do ser humano, e só isso já bastaria o esforço para manter ativa essas atividades tradicionais. . Com características mais corporais, o frescobol é um interessante jogo, no qual, sob o aspecto lúdico, não há um vencedor, mas ambos os jogadores se esforçam em criar uma harmonia entre suas batidas no intuito de manter a bola no ar o maior tempo possível. Cada jogador, com uma raquete de madeira e uma única bolinha de borracha, cria quase uma dança para rebater a bola, lançando-a no melhor ângulo para o outro devolvê-la. Seu aspecto de cooperação, mais do que de competição, gera a possibilidade de um jogo que permite unir esforços dos participantes na superação de um desafio em comum: manter a bola no ar, sem perder o desafio corporal de vista Os jogos, de uma maneira geral, seguem criando espaços de prazer, desafios, conquistas, aprendizado, novas habilidades e táticas, em um sistema aberto para o encontro com o outro, e de si para consigo mesmo. Renata Meirelles Aliança pela Infância no Brasil
Série América: Jogos Populares – bola-de-gude, damas, dominó e frescobol |
SOBRE O SELO Os selos apresentam quatro jogos muito populares: bola-de-gude, damas-, dominó e o brasileiríssimo frescobol, tendo, em cada um, a logomarca da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP. Os elementos dos jogos, com seus objetos característicos, remetem à harmonia da composição, e sinalizam que são cosmopolitas, tanto pelo aspecto lúdico, como pelo competitivo e comunitário. Foram usadas as técnicas de desenho e computação gráfica. |
Código de comercialização: 852008260 |
DETALHES TÉCNICOS
Edital: | nº 17 |
Arte: | Cecília Langer |
Processo de Impressão: | ofsete + relevo seco + verniz localizado + tinta luminescente vermelha |
Folha: | Com 24 selos |
Papel: | Cuchê gomado |
Valor facial: | R$1,00 |
Tiragem: | 1.020.000 selos |
Área de desenho: | 33 mm x 33 mm |
Dimensões do selo: | 38 mm X 38 mm |
Picotagem: | 11,5 x 12 |
Data de emissão: | 18/8/2009 |
Local de lançamento: | Florianópolis/SC, Fortaleza/CE e São Paulo/SP |
Impressão: | Casa da Moeda do Brasil |
Versão: | Departamento de Filatelia e Produtos/ECT |
Prazo de comercialização: | Até 31 de dezembro de 2012 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.) |
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