Emissão Mercosul – produtos de exportação – circuito das frutas – turismo rural

Nesta emissão os Correios divulgam, com a logo Mercosul, o Circuito das Frutas, composto por dez municípios vinculados à fruticultura, inclusive a de exportação, e ao turismo rural.

A fruticultura de exportação vem crescendo rapidamente a cada ano no Brasil, e, ainda, representa um imenso potencial a ser explorado. Nosso cliente principal é a Rússia, que concentra a maior parcela do volume das exportações brasileiras de frutas frescas. Esse promissor mercado exportador tem como outros destinos, principalmente, o Canadá, Emirados Árabes, China, Estados Unidos, e demais países do leste europeu.

O Circuito das Frutas é um dos principais e mais bem estruturados circuitos turísticos do estado de São Paulo. O forte do Circuito está nas visitas às propriedades produtoras de frutas (uva, morango, caqui, pêssego, figo, ameixa, goiaba e acerola, entre muitas outras) e seus derivados, como licores e compotas.

Também conhecido como Polo Turístico do Circuito das Frutas, é formado por 10 municípios (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) com tradicional e diversificada produção na área da fruticultura. A área total dos municípios que compõem o Circuito das Frutas é de 2.383 km², com população de 1.030.035 habitantes, em 2008.

A região é um pequeno paraíso. Em meio a belíssimas paisagens, destacam-se no Circuito das Frutas o turismo rural, a produção de frutas, a produção artesanal de vinho e doces e o contato com as raízes culturais e históricas do povo brasileiro.

Próximo à Grande São Paulo, o Circuito das Frutas dispõe de uma das melhores malhas viárias do Brasil, com destaque para as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Está, também, localizado próximo aos principais aeroportos do estado, como o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, Congonhas, em São Paulo e Viracopos, em Campinas. A região do Circuito começou a ser povoada com a ocupação do território, no século XVII. Durante o século XVIII a região de Jundiaí foi entreposto de tropeirismo e, a partir do século XIX, teve seu desenvolvimento fomentado pela cafeicultura.

Em 1867, com a conclusão da Ferrovia Santos-Jundiaí, a cidade tornou-se uma estratégica área de entroncamento ferroviário. Chegaram, então, os primeiros grupos de imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, alemães, ingleses e árabes. Com a crise do café nos anos 30 do século XX, a população da região deu impulso à diversificação das culturas agrícolas, até a profusão de variedades atualmente cultivadas. A origem do Circuito das Frutas remonta a meados dos anos 90, quando produtores rurais da região buscavam no desenvolvimento do turismo rural alternativas para a viabilização econômica de suas propriedades.

No ano 2000, 27 produtores rurais reuniram-se para a constituição da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. Com a organização do movimento, a ele se juntaram as prefeituras dos municípios participantes, com apoio de entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SP e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/SP. Na mesma época, o interesse do governo estadual no desenvolvimento de roteiros turísticos propiciou a condição necessária para que, em 2 de outubro de 2002, fosse oficialmente instituído o Polo Turístico do Circuito das Frutas. Desde então, tem sido crescente o número de turistas que o visitam e desfrutam da sua natureza privilegiada e dos sabores do campo.

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Prefeitura do Município de Jundiaí/SP

SOBRE O SELO

Os selos apresentam algumas das frutas produzidas no Polo Turístico do Circuito das Frutas, cada uma delas vinculada a um município daquela região: Atibaia (morango), Indaiatuba (acerola), Itatiba (caqui), Itupeva (uva niágara rosada), Jarinu (ameixa), Jundiaí (pêssego), Louveira (uva niágara branca), Morungaba (maracujá), Valinhos (figo roxo), Vinhedo (uva máximo), e, no canto inferior esquerdo de cada selo, a logomarca do Mercosul. O destaque das frutas em seus habitats, remetem à harmonia da composição. Na parte inferior da folha, à esquerda, as frutas, ao lado da caixa, indicam que são produzidas também para exportação; à direita, o mapa do Circuito das Frutas e, acima, a respectiva denominação. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Código de comercialização: 852008147

 

DETALHES TÉCNICOS

Edital: nº 15
Arte: Jamile Costa Sallum/Míriam Guimarães – ECT
Processo de Impressão: ofsete + verniz UV posicionado nas frutas
Folha: com 20 selos, sendo 2 de cada fruta
Papel: cuchê gomado com fosforescência
Valor facial: 1º Porte Carta Comercial
Tiragem: 3.000.000 selos
Área de desenho: 25mm x 35mm
Dimensões do selo: 30mm x 40mm
Picotagem: 12 x 11,5
Data de emissão: 23/7/2009
Local de lançamento: Jundiaí/SP
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Prazo de comercialização: até 31 de dezembro de 2012 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096, fax: (21) 2503-8638, e-maill: centralvendas@correios.com.br Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

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