Homenagem ao Presidente Lula

Selo_Lula_524.jpg

Este selo postal, emitido, como de praxe, logo depois da conclusão de mandato presidencial, homenageia Luiz Inácio Lula da Silva, dirigente da Nação de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010.

O Presidente Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, no então distrito de Caetés, município de Garanhuns, Pernambuco. É o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello, carinhosamente chamada de “dona Lindu”.

Em dezembro de 1952, dona Lindu, juntamente com os filhos, migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias em caminhão “pau-de-arara”. Foram morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá. Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias e completou o ensino fundamental. Em 1956, mudaram-se para São Paulo e foram morar em um único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro do Ipiranga.

Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego, em lavanderia. Foi também engraxate e “office-boy”. Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a carteira de trabalho assinada pela primeira vez. Transferiu-se mais tarde para a Fábrica de Parafusos Marte e conseguiu vaga no curso de torneiro mecânico do SENAI – Serviço Nacional da Indústria. Os estudos duraram três anos e Lula tornou-se metalúrgico.

Em 1969, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fez eleição para escolher a nova diretoria e Lula foi eleito suplente. Na eleição seguinte, em 1972, tornou-se primeiro secretário. Em 1975, foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos e aí já representava 100 mil trabalhadores.

Lula deu novo rumo ao movimento sindical brasileiro. Em 1978, foi reeleito presidente do sindicato (98% dos votos) e, após 10 anos sem greves operárias – em razão do regime militar, em vigor, ocorreram no País as primeiras paralisações. Em março de 1979, 170 mil metalúrgicos pararam o ABC paulista. O carismático dirigente liderou então memoráveis assembléias no estádio de vila Euclides, em São Bernardo, cujos participantes não se intimidaram diante do aparato policial.

A repressão ao movimento grevista e a quase inexistência de políticos que representassem os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional fizeram com que Lula pensasse pela primeira vez em criar um partido de trabalhadores.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, como lideranças rurais e religiosas. Naquele mesmo ano, nova greve dos metalúrgicos provocou a intervenção do governo federal no Sindicato de São Bernardo e a prisão de Lula e de outros dirigentes sindicais com base na Lei de Segurança Nacional. Foram 31 dias de prisão, durante os quais Lula recebeu a notícia do falecimento de sua mãe.

Lula liderou a organização do partido, que, em 1982, já estava implantado em quase todo o território nacional. Disputou naquele ano o governo paulista e ficou em quarto lugar. Em agosto de 1983, participou da fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1984, integrou, como uma das principais lideranças, a campanha das “Diretas-Já”, que reivindicava a escolha direta do Presidente da República. Em 1986, foi o deputado federal mais votado do País, eleito com 650.134 votos para a Assembléia Nacional Constituinte.

O PT lançou Lula para concorrer à Presidência da República, em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos. Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a Presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Lula persistiu em seu propósito e concorreu, novamente, em 2002. Apoiado em ampla aliança política, foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos. Foi reeleito em 2006 com mais de 58 milhões de votos.

Lula persistiu em seu propósito e concorreu, novamente, em 2002. Apoiado em ampla aliança política, foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos. Foi reeleito em 2006 com mais de 58 milhões de votos.

O Presidente Lula e sua equipe iniciaram a implementação de medidas com vistas a resgatar as dívidas sociais fundamentais que o Brasil tinha com a grande maioria do povo. Deram início a uma série de transformações estruturais, que reduziram significativamente a pobreza e elevaram a geração de emprego e renda.

Lula é casado desde 1974 com Marisa Letícia e tem cinco filhos.

Gabinete da Presidência da República

Sobre o Selo

O selo apresenta a foto oficial do segundo mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os jardins do Palácio da Alvorada. O Presidente, com um sorriso estampado no rosto, porta a faixa presidencial, atribuindo à peça caráter solene e oficial. Em segundo plano, a imagem apresenta os arcos do Palácio da Alvorada, moradia oficial do Presidente da República do Brasil. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Código de comercialização: 852008805

Detalhes Técnicos

Edital: nº 1
Foto: Ricardo Stuckert
Arte: Míriam Guimarães
Processo de Impressão: Ofsete + microletras
Folha: Folha com 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 2,00 cada selo
Tiragem: 900.000 selos
Área de desenho: 35mm x 25mm
Dimensões do selo: 30mm x 40mm
Picotagem: 12 x 11,5
Data de emissão: 01/01/2011
Local de lançamento: São Paulo/SP
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Prazo de comercialização: Até 31 de dezembro de 2013 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096, fax: (21) 2503-8638, e-maill: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *