Plataforma virtual agilizará tramitação de processos nos Correios

Os Correios assinaram, nesta terça-feira (22), acordo para implementação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), em Brasília (DF). A adesão à ação – que inicia o procedimento de informatização dos processos administrativos que tramitam pela empresa – contou com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, do presidente da estatal, Giovanni Queiroz, do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Cristiano Heckert, além da diretoria-executiva dos Correios.

Tendo como principal objetivo garantir mais agilidade às análises dos processos que circulam internamente, o acordo beneficiará cidadãos, clientes e os próprios empregados, uma vez que não será preciso, por exemplo, esperar os documentos tramitarem de um setor a outro. Com a mudança, os processos poderão ser analisados diretamente no computador, tablet ou celular, por mais de uma área simultaneamente.

Além da transparência e da simplificação dos processos, o presidente dos Correios destacou a importância do SEI para ajudar a empresa em sua necessidade urgente de economia. “Essa ferramenta vai possibilitar que trabalhemos somente com documentos que estiverem em meio eletrônico ou forem digitalizados, gerando ganhos de eficiência, controle, transparência e reduzindo ainda as nossas despesas”, destacou.

A partir da instalação e da configuração da ferramenta, bem como da capacitação nos módulos SEI Administrar e SEI Usar, será feito um piloto nos processos: Serviço de Informação ao Cidadão; Recebimento e Tratamento de Denúncias; Processo de Contratação; Processo de Acompanhamento de Demandas de Órgãos de Fiscalização e Controle. Posteriormente, toda a empresa utilizará a ferramenta, que vai contribuir também para preservar o meio ambiente e economizar recursos públicos, uma vez que não haverá necessidade de usar papel e impressoras. Até o fim de 2015, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento vai oferecer ferramenta para tramitação virtual de documentos entre órgãos federais que tenham aderido ao SEI.

Sobre o sistema – Desenvolvido em software 100% livre pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região (RS/SC/PR), o SEI foi adotado pelo Ministério do Planejamento como sistema padrão do Processo Eletrônico Nacional, que vai permitir a interligação e tramitação eletrônica de documentos e processos entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O Ministério das Comunicações (MC), órgão supervisor dos Correios, implantou a ferramenta em abril de 2014 e foi o primeiro ministério a tornar 100% dos seus processos administrativos eletrônicos. No MC, a duração de um processo que levava 32 horas agora é de 7 horas e a economia com papel e impressoras é de R$ 380 mil/ano. No Governo Federal, aproximadamente 120 órgãos já estão envolvidos com o sistema.


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Uma resposta a Plataforma virtual agilizará tramitação de processos nos Correios

  1. Elaine Tisser disse:

    Fui uma das primeiras pessoas a usarem a nova plataforma, que ainda precisa de ajustes, já tentei por telefone mandar as sugestões, mas so pode ser pelo site. Infelizmente também o site precisa de ajustes. Assim, caso queiram me ouvir podem me contactar, pois ao utilizar verifiquei que pode ser aprimorada, inclusive para acompanhar a encomenda até a real entrega, (no meu caso ainda não aconteceu, mas parece que preciso esperar 100 dias). Poderia ter mais opções para o destinatário, por exemplo, desistir do recurso , ou mesmo a localização da encomenda na receita, após o pagamento das taxas, etc…Não, o site não envia reclamações, pois ao clicar enviar, reaparece o não sou robô e fica por isso mesmo. Boa sorte.