Correios reajusta preço do serviço de despacho postal

A partir da próxima segunda-feira (5), o despacho postal será reajustado dos atuais R$ 12 para R$ 15. O valor do serviço não sofreu nenhuma alteração desde a sua implantação, em outubro de 2014. No segmento de encomendas, os Correios concorrem com empresas privadas e o cálculo do reajuste é baseado na variação dos custos, tendências do mercado e evolução do cenário comercial de livre concorrência.

O despacho postal é o valor pago pelos importadores em razão da prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento dos impostos, comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos.

Desde 22 de janeiro de 2018, todas as encomendas internacionais cuja declaração de importação for registrada na plataforma eletrônica Minhas Importações estarão sujeitas à cobrança do serviço de despacho postal, independentemente de serem tributadas pela Receita Federal.

Minhas Importações – Em dezembro de 2017, os Correios concluíram a implantação do novo modelo de importação, criado em parceria com a Receita Federal. Agora, os três centros internacionais da empresa, no Paraná, Rio de Janeiro e em São Paulo, utilizam a nova plataforma eletrônica de desembaraço aduaneiro.

Com isso, os órgãos de controle realizam as fiscalizações de forma automática e o consumidor pode interagir eletronicamente durante todo o trâmite, enviando documentos complementares, solicitando revisão de tributos e realizando o pagamento dos impostos e serviços pela internet, de forma simplificada. Assim, cumpridas as exigências fiscais e aduaneiras de forma eletrônica, os Correios podem entregar a mercadoria diretamente no endereço do destinatário.

A plataforma proporciona maior velocidade e controle ao processo aduaneiro, além de oferecer maior transparência no relacionamento com os importadores, que passam a ter acesso a cada etapa do desembaraço por meio de interface com a plataforma eletrônica disponibilizada no site dos Correios (www.correios.com.br).


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32 respostas a Correios reajusta preço do serviço de despacho postal

  1. Alexandre Fernando disse:

    Que tal começarem a entregar as encomendas que estão presas no buraco negro que é Curitiba, antes de pensar em aumentar o preço de qualquer coisa? Estou com nove encomendas paradas a mais de quarenta dias lá

  2. Diego disse:

    Que adianta aumentarem as taxas se não entregam as encomendas? Estou com coisas há mais de 90 dias que não chegam. Dão um prazo completamente absurdo de 40 dias úteis após a liberação da alfandega e nem isso conseguem cumprir. Estou com uma reclamação aberta que não é respondida, e por isso não consigo abrir outra ou postar para a ouvidoria. Ridículo.

  3. Daniel Kondlatsch disse:

    Com relação ao reajuste da tarifa ser por conta da concorrência acredito que a solução não seria aumentar a tarifa, e sim diminuir. E sinceramente, desde a implantação do sistema de controle de importação que minhas encomendas pararam de vir dentro do prazo, se vocês estão objetivando “maior velocidade no controle aduaneiro” sinto dizer que vocês falharam…

  4. L disse:

    Se pelo menos o serviço prestado fosse bom….

  5. tpbRox disse:

    Bem se o serviço continuar a ser bem feito ta ok.
    Não a nada de errado em fazer um reajuste, negócios são negócios.

  6. Marco Aurélio disse:

    Qualquer** importação

  7. Kesley disse:

    Esses correios só pensa em ferrar com o Brasileiro, eu já pago pelo frete na China, isso e roubo. Tenho fé que esse lixo estatal em breve vai declarar falência. Alem do mas, esse serviço prestado e um verdadeiro lixo, pedem um prazo de 40 dias para liberar a mercadoria, e a incompetência e tão grande que conseguem extrapolar o prazo de 40 dias uteis. O serviço de liberação de mercadorias e tão lixo, que tenho compra de novembro que nem deu entrada no pais ainda. Essa noticia me deu nojo

  8. Valdo Oliveira Roque disse:

    neste caso, com a nova modalidade o despacho postal é pago em que momento datransação da encomenda, se não passa mais pelas agências

  9. Luan rodrigues disse:

    Os órgãos públicos desse país deveria ter mais respeito com a populacao o serviço prestado pelos Correios do Brasil não funciona bem e agora ainda mais caro, me explica como um aumento pode fazer vocês entregarem as encomendas no prazo ? Alguém precisa mudar esses prazos, estão pior do que tartaruga. Trabalhem bem e ninguém vai reclamar de pagar

  10. Marcos Antônio da Rocha disse:

    Não se pode prestar serviços de qualidade sem gastos, acredito que a eficiência dos Correios só tende a melhorar.

  11. joe ramone disse:

    Como assim: “se o serviço continuar a ser bem feito ta ok” ??

    Amigo, conforme os outros comentários acho que vc esta na contra-mão !!! (ou vc não utiliza os serviços dos Correios).

  12. joe ramone disse:

    Daniel, concordamos plenamente com vc.

    “inventam sempre uma novidade” visando melhorar a qualidade de vida e a satisfação do cidadão !!!

    …. cada dia mais obrigações pra cima do cidadão,
    …. cada dia mais prazos dilatados,
    …. cada dia mais descaso para com o cidadão,
    …. cada dia mais queixas da qualidade nos serviços contratados,
    e
    …. cada dia menos direitos para o cidadão poder se defender.

  13. Marco Vaz disse:

    Lamentável esse Correio. Só aumento de preço.

  14. Daniel Pablo Sheng disse:

    Então se eu compro uma coisa de 1 dólar, vocês me cobram 12 reais por um serviço de qualidade fictício?
    Belo serviço de vocês, lesar clientes como sempre.
    Não é atoa que volta e meia descobrem quadrilhas formadas dentro dessa estatal furtando e fraudando o próprio serviço postal. Lixo de serviço.

  15. João Signorelli disse:

    Esperar mais de 90 a 120 dias depois da recepção internacional para entregar mercadorias que chegam ao Brasil em menos de 15 dias está comprovando que os Centros de Distribuição dos Correios ficam mais perto dos fornecedores do que dos destinatários brasileiros… A ineficiência está chegando às raias do ridículo.

  16. LadyScarlet disse:

    Ai é que está meu amigo, Correios não faz um ótimo serviço a anos e está uma verdadeira bosta, muitas reclamações que não ajudam solucionar e fora várias encomendas presas na Central de Curitiba. Por tanto eu acho concordo com muitos, em vez de aumentar o preço deveria era melhorar o serviço e depois via esse reajuste, porque sinceramente ninguém vai aceitar isso

  17. Mauro disse:

    Só vejo uma saída pra vcs: PRIVATIZAÇÃO

  18. Guilherme Di França disse:

    Vocês tem o pior serviço do mundo. E agora incluíram esse tributo até quando as encomendas não forem taxadas. Sinceramente, se isso funcionasse eu não estaria chateado ou reclamando. Mas o serviço de vocês é ruim e demora muito a mais que o normal. E não adianta reclamar como eu to fazendo agora porque vocês não se importam com a nossa frustração.

  19. CARMELITA disse:

    AI QUE VOCE NÃO VAI RECEBER NADA MESMO, PENSA UM POUQUINHO ANTES DE FALAR BOBEIRA, AINDA É A UNICA EMPRESA QUE FUNCIONA NESTE BRASIL, ORA QUE SOU DE UMA EMPRESA PUBLICA FEDERAL.

  20. MANE disse:

    Caro colega, a Taxa de Despacho Postal é quando você é tributado pelo Fisco/Receita, caso contrario você não paga nada para receber desde que você fez acordo, com a Empresa que você comprou, e mesmo assim analisa se o Correio não deveria cobrar alguma coisa imagina você receber um objeto de outro Pais sem pagar nada, ou você acha que a Empresa não tem custo, PENSE UM PUQUINHO ANTES DE FALAR AS COISA.

  21. JURA disse:

    Vai melhorar, pode acreditar.

  22. Alberto disse:

    O Correios Brasileiro pensa que é Deus
    Faz o que quer
    Põe o preço que quer
    Cobra pelo que quer
    Entrega quando e se quiser
    Se não quiser entregar a encomenda, diz que não foi localizado no fluxo postal
    E não dá satisfação a ninguém
    É o pior serviço de correios do mundo

  23. Injuriado disse:

    Quando se é tributado, a entrega acontece em muito menos de uma semana
    Quando é liberado sem imposto, entra nos 40 dias ÚTEIS, e as vezes nem recebe porque – não localizado no fluxo postal
    A lógica de mercado diz que quanto menos tempo retém a mercadoria, mais espaço dispõem para novas remessas
    O custo da entrega já foi acertado no momento da compra do produto
    Cobrar duas vezes pelo mesmo serviço é tirar vantagem de quem não tem onde reclamar
    Porque o Correios não aceita e nem ouve reclamações

  24. Marcone disse:

    ueria entender como é feito esse “monitoramento de qualidade” alardeado, pois se realmente existe entendo que de nada adianta, pois nessa pequena amostra online, com posts de até dois anos ulteriores, conta-se nos dedos elogios a essa famigerada empresa.
    Sendo público e notório apenas o péssimo serviço prestado por essa empresa pública, que cobra serviço de 1º mundo mas entrega de 5ª categoria, aliás algo corriqueiro na administração pública.
    Mas para não fugir da pergunta, reitero a mesma no que diz respeito aos índices de satisfação e cumprimento de prazos, bem como quem analisa e coleta os mesmos. Não vou perguntar pela mudanças implementadas para melhorar esses índices pois num futuro próximo acredito serem utópicas.

  25. Marcos Castro disse:

    Caro Mane, saiba que para compensar os custos de transporte de correios de um país para outro existe uma moeda chamada DES. A ECT recebe por objetos postais enviados de outros países para cá. Portanto ninguém recebe encomenda sem pagar nada. O remetente já pagou, ou mesmo você pagou pelo frete no momento da compra. Agora pagar R$15,00 quando o valor do objeto é muitas vezes bem menor que isto, não acho nada justo.

  26. joe ramone disse:

    Prezado amigo,
    depois que o “mensalão” foi desbaratinado (se é que realmente foi) a qualidade e eficiência dos Correios só foi descendo ladeira abaixo e pelo que vemos, com tendencia de piorar.

  27. joe ramone disse:

    Prezado amigo,
    Pelos inúmeros comentários vemos que o descontentamento é geral.
    Uma pena que os Correios até hoje insistem em não usar óculos para enxergar a péssima reputação, e insistem em publicar matérias de auto-propaganda como aquela em que afirmam que todo ano os Correios ganham o premio de empresa brasileira que detêm o maior grau de confiança dos usuários.

  28. Augusto disse:

    Na minha opinião eles até podem aumentar os preços, mas deveriam também melhorar o serviço, principalmente das encomendas internacionais!

  29. Marco Bello disse:

    Boa noite pessoal, será que só eu que estou tendo sérios problemas em TENTAR pagar os tributos online agora nesse novo sistema péssimo dos Correios?? Minhas importações.
    2 semanas completando que o sistema para pagar está FORA DO AR, dizendo:

    “Ocorreu um problema técnico ao efetivar esta transação. Estamos trabalhando para solucioná-lo. Por favor, tente novamente mais tarde.”

    Esse mais tarde é ótimo, quase 2 semanas e sem resposta e solução de NINGUÉM!!!
    Nem por telefone, que TAMBÉM diz estar em manutenção o atendimento e não atendem a 2 semanas também!!
    Já abri duas reclamações no fale conosco e 1 na ouvidoria, que não serve pra nada! Porque também sem respostas!
    Fui na agência central dos Correios TENTAR saber de algo, só voltei pra casa com mais reclamações ainda dos próprios funcionários reclamando dos sistemas deles, que também estavam fora do ar!

    E ai Correios??? Se não tem a capacidade de fazer um sistema assim, e ainda ferrar com a vida de milhares de pessoas, porque não enviam a moda antiga os pedidos pelo amor de Deus!!?????

  30. Isabela tracy disse:

    Estou a 2 semanas, esperando o site dos correios atualizar o pagamento que fiz via cartão de crédito e pasmem desde o dia 10.03.2018, o pagamento está sendo processado……. nem no meu cartão de crédito descontaram ainda, um NOVO sistema que não serviu para facilitar a vida de ninguém, o SAC ninguém atende, está passando por manuteção, resposta pelo fale conosco também não existe, a ouvidoria nem quis receber minha manifestação, pois ainda estava em aberto com o fale conosco que até hoje ninguém mandou resposta alguma…… os funcionários nem sabem o que MINHAS IMPORTAÇÕES…………. E DESESPERADOR…………… NÃO EXISTE À QUEM RECORRER…………………..

  31. Ryck Glayson disse:

    É incrível a capacidade desta empresa de aumentar, não só os preços, como o prazo de entrega. Se vamos ter que pagar mais caro, que o serviço seja prestado de acordo pois, ao que me parece, estamos pagando mais caro para que as encomendas cheguem mais tarde. Além da incapacidade técnica da própria empresa para a resolução de seus problemas internos, habitantes de cidades distantes de grandes centros urbanos pagam mais caro por nada. As empresas online deveriam contratar outro tipo de serviço de entrega, como as transportadoras. Ao menos ELAS entregam no prazo.

  32. Anônimo disse:

    22222

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