48º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Você tem um herói? Gostaria de escrever sobre o assunto? Então, os Correios têm a oportunidade para estudantes de até 15 anos e que estejam matriculados em escolas públicas ou privadas. Nesta sexta-feira (1º), começam as inscrições para o 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios. A iniciativa, além de oferecer uma premiação aos vencedores, é uma forma de incentivar a expressão da criatividade e a melhoria dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

E por falar em estímulo, essa foi a palavra usada pela coordenadora de redação do Leonardo da Vinci – escola particular de Brasília (DF), de onde saiu a primeira colocada do concurso estadual de 2018 -, Maria da Penha J. Amancio. Segundo ela, os estudantes, para se apropriarem do assunto, leem mais, discutem, o que acaba por enriquecer não apenas o texto, mas a vida e os diversos repertórios socioculturais.

As redações devem ser em formato de carta, escritas à mão, usando caneta esferográfica preta ou azul e conter no máximo 900 palavras. O estudante interessado em participar deve passar por uma seleção prévia em sua escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações, até o dia 15 de março. O tema desta edição é: “Escreva uma carta sobre o seu herói” e podem participar estudantes da rede pública e privada de ensino com até 15 anos.

“Participar do concurso de redação dos Correios é desafiador, por isso estimulante, e os alunos sentiram-se estimulados em participar”, contou ainda a professora. A vencedora nacional do concurso de 2018, Clarice Rilyane Oliveira da Silva, também deu seu recado: “Quero pedir que os jovens leiam mais, escrevam mais, e acima de tudo, respeitem as mulheres”, disse Clarice. Em sua carta, ela abordou a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. Sob o pseudônimo “A Flor de Mandacaru”, Clarice mistura protesto e poesia ao listar fatos históricos e estatísticos envolvendo a questão.

Brasil em destaque – O concurso, promovido mundialmente pela União Postal Universal – UPU, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelos Correios. O país já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.

O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas está disponível no site dos Correios, no endereço http://www.correios.com.br/sobre-os-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.


Esta entrada foi publicada em Responsabilidade Socioambiental. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas

  1. Pingback: 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas | ACARAJÉ COM PIMENTA