Série Arquitetura e Festas Religiosas: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Cuiabá/MT

A fé e a história do povo na simplicidade do templo

A emissão deste selo, em homenagem à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, simboliza o reconhecimento à importância da arte barroca setecentista e da secular presença católica na região central do Brasil, em especial, no Estado de Mato Grosso.

Conforme a tradição, por volta de 1721, os negros, na cidade de Cuiabá, capital mato- grossense, já reverenciavam as virtudes do futuro santo, São Benedito. Os primeiros devotos eram pessoas desprovidas de recursos, e construíram a primeira capela na Rua do Sebo, hoje Rua Pedro Celestino. Com a precariedade da construção, desabou após oito anos, e não mais se reergueu naquele lugar. Por outra versão, há documentos referentes à Irmandade Nossa Senhora do Rosário, como sendo a origem da atual igreja. É imprecisa a data da construção, mas aconteceu antes de 1º de janeiro de 1727, quando Cuiabá tornou-se vila.

Segundo dados arqueológicos e fontes históricas existentes, conclui-se que a Igreja, por volta de 1750, tomou a forma atual, sendo a nave e a ala da esquerda de quem nela entra construídas pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário, e a ala à direita, ou seja, a capela, pela Irmandade São Benedito. A denominação antiga de Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito deu lugar à atual denominação de Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, sendo, hoje, mais conhecida como de São Benedito.

Ao serem demolidas as igrejas barrocas Nossa Senhora do Bom Despacho, em 1914, e a Catedral, em 1968, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito passou a ser a única da capital cuiabana a conservar a arte barroca setecentista.

O templo, além de Memorial Histórico de Cuiabá, por marcar o local do nascimento da cidade, se tornou Memorial Histórico brasileiro por lembrar a última fase da conquista paulista e portuguesa a terras espanholas, à oeste da célebre linha de Tordesilhas, e Memorial Artístico mundial, por ser a única igreja setecentista cuiabana de arte barroca.

Pelos predicados históricos e artísticos, a SPHAN (hoje, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN) procedeu ao tombamento da Igreja, em 4 de dezembro de 1975, e a Fundação Cultural de Mato Grosso (hoje Secretaria de Estado de Cultura), em 15 de outubro de 1987.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito herdou a tradição das Irmandades de festejos populares. A Festa de São Benedito, por sua dimensão e importância, está ultrapassando as fronteiras de Cuiabá, e mesmo do Estado de Mato Grosso. A comunidade paroquial também promove, ao longo do ano, outros eventos significantes de caráter festivo e cultural.

Padre Hildo Inácio Rasch, S.J.
Pároco/Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Cuiabá/MT

Sobre o Selo

O selo reproduz, ao centro, a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, um dos marcos históricos de Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso. Construída, originalmente, em taipa, em meados do século XVIII, caracteriza-se pela simplicidade de suas linhas arquitetônicas. No canto esquerdo, a imagem de Nossa Senhora do Rosário e, no direito, a de São Benedito, santo de grande devoção entre o povo mato-grossense. Acima da imagem da Igreja, são mostrados romeiros e bandeirinhas que lembram a Festa de São Benedito, uma das mais populares do Centro-Oeste brasileiro, sob um fundo nas cores da bandeira estadual. Foram utilizadas as técnicas de desenho vetorial e computação gráfica.

Código de comercialização: 852008457

 

Detalhes Técnicos

Edital: nº 10
Arte: Ariadne Decker/Meik
Processo de Impressão: Ofsete
Folha: Folha com 30 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 1,10
Tiragem: 300.000 selos
Área de desenho: 35mm x 25mm
Dimensões do selo: 40mm x 30mm
Picotagem: 11,5 x 12
Data de emissão: 4/6/2010
Local de lançamento: Cuiabá/MT
Peça Filatélica: cartão-postal
Tiragem: 3.000
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Prazo de comercialização:

Até 31 de dezembro de 2013 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)

Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096, fax: (21) 2503-8638, e-maill: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *