União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP

Selo_UPAEP.jpg

Unir para modernizar!

A União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP tem como missão organizar e integrar os objetivos comuns dos países e territórios membros, no que se refere a temas que busquem modernizar os serviços postais básicos, por meio da execução de projetos individuais, bilaterais ou coletivos, que garantam a integração territorial, a melhoria contínua da qualidade e o desenvolvimento e a modernização dos processos administrativos, operacionais e legais.

As raízes da UPAEP datam de 1864, quando alguns países da América Latina se reuniram em Lima e firmaram um pacto com o objetivo de facilitar e aperfeiçoar as relações postais entre os países contratantes, no caso: Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, El Salvador, Peru e Venezuela. Mas a organização atual surgiu em 1911, quando Brasil, Argentina, Chile e Uruguai se juntaram aos anteriores e criaram a “Unión de los Correos Sudamericanos”, com sede em Montevidéu.

Em 1921, a União amplia seus limites geográficos, incorporando países da América do Norte, Central e do Caribe, transformando-se em “Unión Postal Panamericana”. Em 1926, se incorporam Honduras e Espanha e, em 1931, Haiti e Canadá, quando adota o nome de “Unión Postal de las Américas y España” – UPAE.

Em 1985, durante o Congresso de Havana, Cuba, foi emitida a Declaração Postal de Havana, que marcou um novo rumo para a União, que deixou de ser um organismo somente regulador e passou a orientar sua capacidade técnica para aspectos notoriamente operacionais de correios, para a melhoria da qualidade e da segurança, além de se preocupar com o lançamento de produtos de alta qualidade.

Portugal se incorporou à União no Congresso de Buenos Aires, realizado em 1990, quando, então, foi adotada a atual denominação de “Unión Postal de las Américas, España y Portugal” – UPAEP. Finalmente, em 1992, ingressaram na UPAEP seus dois últimos membros: Antilhas Holandesas e Aruba.

Em 1995, no Congresso do México, conhecido como o “Congresso da Reforma”, a União promoveu uma mudança e deu início a uma reestruturação, buscando transformar a UPAEP em uma organização mais operacional, flexível e de menor custo. Os Congressos posteriores deram prosseguimento ao processo de reestruturação, reorientando os objetivos e fins estratégicos, por meio de programas de ação para cada período quadrienal de atividades. Neste processo contínuo, os membros da UPAEP foram convidados a insistir, junto a seus respectivos governos, sobre a necessidade de o setor postal ser uma das prioridades no processo de reforma e modernização dos Estados. O objetivo é impulsionar os processos de reforma postal e buscar o financiamento para os operadores postais designados da região da UPAEP.

Símbolo tangível dessa atuação é o edifício-sede da Secretaria Geral da UPAEP, às margens do Rio da Prata, em Montevidéu, Uruguai, cujo projeto é obra da engenharia postal brasileira, tendo sido concebido pelo arquiteto Manino, que trabalhou no Departamento de Engenharia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e na Gerência de Engenharia da Diretoria Regional do Rio de Janeiro.

A criação da ECT, em 1969, deu impulso a uma participação mais atuante do Brasil dentro do bloco. Buscando colaborar com o progresso do setor postal na região, técnicos brasileiros participaram de inúmeras missões de cooperação técnica junto a outros correios. Com o mesmo objetivo, foram organizados no Brasil cursos e outras atividades de capacitação voltados à transmissão de conhecimentos nas áreas internacional, operacional, comercial, filatélica, entre outras.

Além de sua atuação no âmbito operacional, o Brasil desempenha um papel importante no âmbito institucional, tendo sediado e presidido o Congresso da UPAEP, em 2005, no Rio de Janeiro, e ocupado as presidências do Conselho Consultivo Executivo e do Conselho de Gestão de 2005 a 2009.

Os Correios expressam com esta emissão sua honra em assinalar em selo postal o centenário da UPAEP, que tem desenvolvido esforços no sentido de manter a união de seus países membros, bem como de divulgar e registrar em selos postais uma história concreta e evolutiva dos serviços postais.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Sobre o Selo

O selo apresenta, em primeiro plano, a logomarca dos 100 anos da UPAEP – União Postal das Américas, Espanha e Portugal, com a legenda “100 años uniendo culturas”. Como fundo, foi utilizada a imagem do Continente Americano, parte da África e Europa, e as cores comuns das bandeiras nacionais dos países que compõem a União: amarelo, azul, verde e vermelho. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.

Código de comercialização: 852008783

 

Detalhes Técnicos

Edital: nº 4
Artefinalização: Míriam Guimarães
Processo de Impressão: Ofsete
Folha: com 24 selos
Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 1,25
Tiragem: 300.000 selos
Área de desenho: 33mm x 33mm
Dimensões do selo: 38mm x 38mm
Picotagem: 11,5 x 11,5
Data de emissão: 23/03/2011
Local de lançamento: São Paulo/SP
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
Versão: Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Prazo de comercialização: Até 31 de dezembro de 2014 (este prazo não será considerado quando o selo/bloco for comercializado como parte integrante das coleções anuais, cartelas temáticas ou quando destinado para fins de elaboração de material promocional.)
Os produtos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline ou pela Agência de Vendas a Distância – Av. Presidente Vargas, 3.077 – 23º andar 20210-973 – Rio de Janeiro/RJ – telefones: (21) 2503-8095/8096, fax: (21) 2503-8638, e-maill: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito American Express, Visa ou Mastercard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *